← Início

Questões de Concursos - Geometria Plana - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Geometria Plana - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O plano 0xy tem eixos perpendiculares e o eixo dos y é vertical e aponta para cima. Nesse plano há uma rampa de comprimento 2 com uma extremidade na origem, a outra no interior do primeiro quadrante e o ângulo entre o semieixo x ≥ 0 e essa rampa é π/3 radianos.

Um ponto material P de massa m vai movimentar-se nesse plano e no instante t0=0 está na origem com velocidade V0 = λ(1, √3) com λ >0.

Então o ponto começa a percorrer a rampa em um movimento uniformemente acelerado com aceleração α=(1,√3) até atingir a extremidade da rampa localizada no interior do primeiro quadrante e, a partir desse instante, move-se sob a ação exclusiva da força peso.

Considerando que a aceleração da gravidade local é g=10m/seg² que, 2√3/5 segundos após abandonar a rampa, P está em um ponto de coordenadas (p,√3), em que p>1, é correto afirmar que K é igual a:

O trapézio ABCD representa um terreno cuja área é de

1350 m2. Sabe-se que ABPD é um quadrado. A medida

do lado do quadrado é igual à medida do segmento PC.

2015_07_13_55a3dd498a1ea.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

O valor mais próximo do perímetro do terreno ABCD é

Os Pontos A(2, 0), B(0, 2) e C(x, y), com x>0, representados no plano cartesiano, são vértices de triângulo isósceles, com base AB e área igual a 8 ua. Nessas condições, as coordenadas do ponto C são iguais a  
Um ponto P1 material de massa 1 kg move-se no plano 0xy na circunferência de equação x²+y²=1 ligado por uma mola de constante elástica K e comprimento natural 1/4 a um ponto material P2 de massa 1kg, que se move no mesmo plano na circunferência de equação x²+y²=(5/4)². Em um instante t0 o ponto P1 está em (1,0) com velocidade (0,√K /2) e P2 está em (5/4,0) com velocidade nula. Se para t>=0 a única força que age no sistema é a força exercida pela mola que une os pontos, que obedece à lei de Hook, então num instante t1>t0, em que a distância entre P1 e P2 é máxima, a medida em radianos do ângulo entre os segmentos 0P1 e P1P2 é igual a:
Texto associado.

Dada a sequência:

J = ( -89, -80, -71, ... )

Verifica-se que a soma de duas unidades ao dobro do valor do octogésimo oitavo termo é:

Texto associado.


Um rolo de fita adesiva tem 50 m de comprimento. Desse total, foram cortados 5 pedaços, cada um deles com 75 cm de comprimento, e 9 pedaços com 1,25 m cada um. O comprimento da fita, restante no rolo, é de 
Em um triângulo, sabe-se que os lados de medidas 4 e 6 formam um ângulo de medida igual a 60º. A medida do terceiro lado desse triângulo é igual a
Uma esfera de madeira com densidade 0,2 g/cm3 e raio 3 cm flutua na água, cuja densidade é de 1,0 g/cm3. Sendo assim, a opção que expressa, em cm3, o volume da parte da esfera que fica imersa na água é:
Benjamim reparou que em seu sofá havia um grilo no assento e ele se fez a seguinte pergunta: “suponha que este grilo partindo de um dos cantos do assento, ele andasse 4 metros para contornar todo o assento e sabendo que o assento do meu sofá tem a forma de um quadrado, qual seria a área do assento do meu sofá”? 

Texto associado.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Se um triângulo possui base igual a 24 cm e altura igual a 30 cm, então sua área será igual a 288,5 cm².

II. Se um triângulo possui base igual a 10 cm e altura igual a 12 cm, então sua área será igual a 77 cm².

III. Frequentemente, uma taxa de juros é expressa através de um valor percentual, atrelado a um período de tempo. Por exemplo: 2% ao mês ou 18% ao ano.


Marque a alternativa CORRETA: