Questões de Geometria Plana para Concursos

Resolva Questões de Geometria Plana para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 54556.   Matemática - Geometria Plana - Nível Médio
  • (U. Salvador-BA) Em uma circunferência, uma corda tem comprimento igual a 2 u.c. e dista 1 u.c. do centro. Nessas condições, a área do círculo correspondente mede, em unidades de área.
  • 2 - Questão 16264.   Matemática - Geometria Plana - Nível Médio - Bombeiro - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Na investigação das causas de um incêndio, supostamente criminoso, o perito encontrou uma pegada com marcas de solado de tênis. Não dispondo de instrumento de medida, o perito posicionou uma nota de R$ 2,00 ao lado da pegada e tirou uma foto. Posteriormente, verificou que o comprimento da nota correspondia a 55% do comprimento da pegada e que a parte mais estreita da pegada, entre o calcanhar e o “peito do pé”, correspondia à largura da nota.

    Com base nessa situação, e considerando que uma nota de R$ 2,00 seja um retângulo medindo 14 cm × 6,4 cm e que, no Brasil, o número de um calçado é um número inteiro positivo N de modo que 67% de N mais se aproxima do comprimento do solado, julgue os itens seguintes.
  • O comprimento da pegada é superior a 1,7 vez o comprimento da nota de R$ 2,00.
  • 3 - Questão 54551.   Matemática - Geometria Plana - Nível Médio
  • (ITA-SP) Considere a circunferência inscrita num triângulo isósceles com base de 6 cm e altura de 4 cm. Seja t a reta tangente a esta circunferência e paralela à base do triângulo. O segmento de t compreendido entre os lados do triangulo mede:
  • 4 - Questão 16265.   Matemática - Geometria Plana - Nível Médio - Bombeiro - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Na investigação das causas de um incêndio, supostamente criminoso, o perito encontrou uma pegada com marcas de solado de tênis. Não dispondo de instrumento de medida, o perito posicionou uma nota de R$ 2,00 ao lado da pegada e tirou uma foto. Posteriormente, verificou que o comprimento da nota correspondia a 55% do comprimento da pegada e que a parte mais estreita da pegada, entre o calcanhar e o “peito do pé”, correspondia à largura da nota.

    Com base nessa situação, e considerando que uma nota de R$ 2,00 seja um retângulo medindo 14 cm × 6,4 cm e que, no Brasil, o número de um calçado é um número inteiro positivo N de modo que 67% de N mais se aproxima do comprimento do solado, julgue os itens seguintes.
  • No Brasil, o calçado que deixou a pegada referida no texto tem numeração 38.
  • 6 - Questão 54552.   Matemática - Geometria Plana - Nível Médio
  • (UFCE) A planta de um apartamento está confeccionada na escala 1:50. Então a área real, em m2 , de uma sala retangular cujas medidas na planta, são 12 cm e 14 cm é:
  • 7 - Questão 16263.   Matemática - Geometria Plana - Nível Médio - Bombeiro - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Na investigação das causas de um incêndio, supostamente criminoso, o perito encontrou uma pegada com marcas de solado de tênis. Não dispondo de instrumento de medida, o perito posicionou uma nota de R$ 2,00 ao lado da pegada e tirou uma foto. Posteriormente, verificou que o comprimento da nota correspondia a 55% do comprimento da pegada e que a parte mais estreita da pegada, entre o calcanhar e o “peito do pé”, correspondia à largura da nota.

    Com base nessa situação, e considerando que uma nota de R$ 2,00 seja um retângulo medindo 14 cm × 6,4 cm e que, no Brasil, o número de um calçado é um número inteiro positivo N de modo que 67% de N mais se aproxima do comprimento do solado, julgue os itens seguintes.
  • A área da região correspondente à pegada é inferior a 160 cm2 .
  • 8 - Questão 54558.   Matemática - Geometria Plana - Nível Médio
  • (Vunesp) Na figura abaixo, a área do triângulo EMC é igual à área do quadrado ABCD, e M é ponto médio de BC. De acordo com a figura, o valor de x, em cm, é:
    triângulo EMC
  • 9 - Questão 54549.   Matemática - Geometria Plana - Nível Médio
  • (Unifor-CE) Considere as seguintes proposições:

    I. Duplicando-se a base de um retângulo, a área torna-se o dobro da área do retângulo original.
    II. Duplicando-se a altura de um triângulo, a área torna-se o dobro da área do triângulo original.
    III. Duplicando-se o raio de um círculo, a área torna-se o dobro da área do círculo original.

    É correto afirmar que:
  • 10 - Questão 54555.   Matemática - Geometria Plana - Nível Médio
  • (Vunesp) Uma região R a ser cultivada está representada na malha quadriculada seguinte.
    Uma região R a ser cultivada na malha quadriculada
    Se a malha é quadriculada com quadrados de lados iguais a 1 km, então a área, em km2 da região a ser cultivada, é: