Questões de Concursos - Geoprocessamento - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Geoprocessamento - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Ao longo do tempo, as estratégias de obtenção e armazenamento de dados passaram por diversas alterações, devido ao aumento significativo na produção e no detalhamento de dados. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o padrão ISO/OGC, são métodos utilizados para testar relacionamentos espaciais: iguais, disjuntos, interceptam, tocam, cruzam, dentro de, contém, sobrepõem e relacionam-se.

De acordo com Borges e Davis (s.d.), a modelagem do mundo real é uma atividade complexa porque envolve a discretização do espaço geográfico para a sua devida representação. Inúmeros são os fatores envolvidos nesse processo de discretização do espaço, sendo que cada um possui uma justificativa para sua utilização. Diante do exposto, analise.

I. Transcrição da informação geográfica em unidades lógicas de dados: por maior que seja o nível de abstração utilizado, a realidade é modelada através de conceitos geométricos.

II. Forma como as pessoas percebem o espaço: essas percepções são fundamentais na definição de regras de integridade espacial, que especificam o comportamento geométrico dos objetos.

III. Existência de relações espaciais (topológicas, métricas, de ordem e fuzzy): um dos aspectos que faz com que a modelagem de dados geográficos seja diferente da modelagem tradicional.

IV. Coexistência de entidades essenciais ao processamento e entidades “cartográficas”: comum, principalmente, em aplicações geográficas de áreas urbanas, a presença de entidades geográficas com características apenas de exibição, não sendo usadas para processamento geográfico (embora sejam parte do mapa base).

V. Natureza diversificada dos dados geográficos: além dos dados geográficos possuírem geometria, localização no espaço, informações associadas e características temporais, eles ainda têm origens distintas.

Estão corretas apenas as afirmativas

Sensores imageadores ópticos operam na faixa espectral do visível, no infravermelho próximo e no infravermelho médio, enquanto sensores de radar operam na faixa espectral de micro-ondas. Acerca desses sensores, julgue os itens a seguir.

Tanto os sensores ópticos quanto os sensores de radar operam com visada vertical.

Nos dias atuais, é possível observar empresas e órgãos públicos e privados empreendendo altas somas para o desenvolvimento de aplicações em SIG, sendo todo o investimento justificado pela necessidade de melhorias na gestão e na eficiência dos processos. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A proposta das Especificações Técnicas para Aquisição da Geometria de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-ADGV) complementa e regulamenta as peculiaridades da aquisição dos atributos dos objetos espaciais e enfatiza a homogeneização da aquisição do atributo Geometria, sendo prevista para a referência geodésica da geometria a adoção do Sistema Geodésico e Geocêntrico - SIRGAS 2000.

Os sistemas de informações geográficas possuem a possibilidade de armazenar dados vetoriais e matriciais e é organizado em diversas categorias, conforme os tipos de dados. Sobre a organização de dados em sistemas de informações geográficas, são feitas várias afirmativas abaixo. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) Os dados encontrados nos sistemas de informações geográficas e representados em planos de informações são organizados nas categorias de imagem, modelo numérico de terreno, temática, cadastral e rede. ( ) As feições desenhadas em um plano de informação da categoria cadastral têm seus atributos representados na forma de tabela, onde cada linha de registro corresponde a uma feição e cada coluna corresponde a um atributo. ( ) As feições desenhadas em um plano de informação da categoria temática têm seus atributos representados na forma de tabela, onde cada linha de registro corresponde a uma classe temática e cada coluna corresponde a um atributo. ( ) Atributos não espaciais podem ser representados espacialmente. ( ) A diferença entre as categorias de imagem e modelo numérico de terreno é que, na primeira, cada unidade de informação (pixel) representa um nível de cinza e, na segunda, uma cor.

Suponha que o governo do estado do Tocantins esteja contratando uma equipe de especialistas para implementar um programa de gestão de recursos territoriais desse estado. Uma das primeiras atividades desse programa é a geração de um mapa atualizado de cobertura de terras do estado. Julgue os próximos itens, relativos à criação desse mapa temático em um sistema de informações geográficas (SIG).

Uma das etapas mais demoradas no processo de criação desse mapa temático em um aplicativo de SIG é a produção do atributo referente ao cálculo de áreas, em hectares, m2 ou km2, ocupadas por cada classe de uso antrópico e vegetação natural, o qual precisa ser gerado manualmente.

O desenvolvimento dos Sistemas de Informações Geográficas é relativamente recente, pois seus primeiros ensaios ocorreram há pouco mais de quatro décadas. Pode ser caracterizado como um dos propulsores do desenvolvimento desta tecnologia:

São consideradas como características importantes em Sensoriamento Remoto diferentes tipos de resoluções que afetam a imagem gerada por sensores orbitais ou aerotransportados. Com relação a estas resoluções, pode-se afirmar que:

O geoprocessamento:

A manipulação de dados georreferenciados em um sistema de informações geográficas deve ser feita tendo-se em mente que existem várias fontes de erros associados. Esses erros, incluem, por exemplo, os posicionais, os verticais, os erros de omissão e comissão e os inerentes à idade dos dados. Com referência à fonte de erros, julgue os itens a seguir.

São exemplos de metadados que devem estar documentados no banco de dados geográficos: data da digitalização, técnico responsável pela digitalização e erro médio esperado da digitalização.