Questões de Gestão da Aprendizagem para Concursos

Resolva Questões de Gestão da Aprendizagem para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 56905.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

    As competências exigidas dos profissionais modernos, como aprender a aprender, a conhecer, a conviver e a ser, entram no rol das necessidades de treinamento focadas no indivíduo.
  • 2 - Questão 56909.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue o item que se segue.

    A tipologia dos conteúdos defende que para que os conteúdos a serem ensinados em sala de aula se diferenciem da forma tradicional, é preciso pensar em um conjunto de aprendizagens que sejam designadas como factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos conceituais relacionam-se com conceitos propriamente ditos e referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que possuem características comuns.
  • 3 - Questão 56912.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.

    A técnica de discussão e debate é composta pelos seguintes procedimentos: distribuição e escolha das temáticas que serão investigadas; delimitação do tempo e das funções dos participantes (coordenação, debatedores e grupo de síntese); estudo aprofundado de temáticas ou problemas sob diferentes perspectivas; construção de relatórios. 
  • 4 - Questão 56907.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

    A primeira etapa do processo de planejamento escolar corresponde à seleção dos conteúdos escolares a serem trabalhados, o que é essencial para a definição dos objetivos específicos de cada disciplina e das estratégias mais adequadas para seu desenvolvimento.
  • 5 - Questão 56908.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

    A exigência de que o professor trace os objetivos, organize o planejamento da aula e busque formas de estabelecer uma comunicação que garanta a aprendizagem efetiva está diretamente relacionada ao aspecto socioemocional.
  • 6 - Questão 56914.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. 

    Os seguintes componentes fazem parte da organização didático-pedagógica de uma escola: modalidades de ensino da Educação Básica; fins e objetivos da Educação Básica; e organização curricular, estrutura e funcionamento da escola.  
  • 7 - Questão 56911.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.

    Em uma aula expositiva dialogada, o professor deve levar os alunos a questionar, interpretar e discutir o conteúdo a partir do reconhecimento e da identificação com a realidade e com conteúdos prévios, devendo, ainda, almejar a superação da passividade intelectual dos alunos. 
  • 8 - Questão 56910.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.

    Na técnica do júri simulado, devem-se observar, na avaliação, as habilidades dos estudantes na apresentação das ideias — concisão, logicidade, aplicabilidade e pertinência — e seu desempenho na descoberta de soluções apropriadas ao problema apresentado.
  • 9 - Questão 56913.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • Tendo em vista que o processo de ensino-aprendizagem como ação didática percorre um caminho estruturado, que passa por uma técnica; e que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos, julgue o seguinte item.

    Na técnica do mapa conceitual, os conceitos são abordados em uma perspectiva bidimensional, mostrando as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes ao conteúdo abordado.
  • 10 - Questão 56906.   Pedagogia - Gestão da Aprendizagem - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue o próximo item.

    O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos.