← Início

Questões de Concursos - Gestão de Processos e Equipes de Trabalho - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Gestão de Processos e Equipes de Trabalho - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A comunicação é essencial para a continuidade do cuidado de enfermagem. Nesse contexto, a documentação deve ser completa, concisa, organizada, factual e oportuna. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. É direito do profissional abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento.
2. É dever do profissional recusar-se a executar prescrição médica ou de enfermagem em caso de ilegibilidade.
3. O uso de prontuário eletrônico exige assinatura certificada.
4. Ordens terapêuticas à distância são restritas a situações de emergência.

Assinale a alternativa correta.

Para a construção de um projeto assistencial, o desenvolvimento do trabalho em equipe é fundamental. Uma das características pertinente à execução desse trabalho está pautada

Durante uma reunião de trabalho foram apresentadas diversas reclamações, todas direcionadas a um determinado gestor e que, em linhas gerais, diziam respeito ao seu estilo de liderança, classificado pela maioria como sendo totalmente autocrático.

Com base nos estilos básicos de liderança, pode-se afirmar que uma das características da liderança autocrática é:
Texto associado.

Julgue os próximos itens a respeito da estrutura organizacional e dos serviços de enfermagem.

Na estrutura organizacional do serviço de enfermagem, devem ser conhecidos aspectos como divisão de trabalho, hierarquia, centralização e formalização, entre outros, os quais são importantes para caracterizar cada organização.

A sequência dinâmica e sistematizada de ações necessárias e suficientes para a construção, o desempenho e a validação do trabalho da equipe de enfermagem, agregando intervenções específicas, ações complementares e interdependentes do conjunto multiprofissional, desenvolvidas em contextos institucionais peculiares, é o conceito vigente no âmbito das exigências de trabalho em enfermagem para a (o)

Foi solicitado à enfermeira Responsável Técnica (RT) pelo ambulatório, que desenvolve atividades especializadas por profissionais de saúde, a elaboração do dimensionamento de pessoal de enfermagem tendo em vista a ampliação do número de consultórios médicos e a instalação de uma sala de Eletrocardiograma. O ambulatório não dispõe de equipamentos de alta tecnologia e atende a demanda dos funcionários, referentes a consultas médicas, de enfermagem e coleta de exames laboratoriais. Nesta situação hipotética, para fins de cálculo do pessoal de enfermagem, considerando a Terminologia recomendada pela Resolução COFEN no 293/2004, a enfermeira RT deve considerar o ambulatório como uma Unidade Assistencial

Com referência ao sistema de informação em organizações, julgue o item abaixo.

Em uma estrutura administrativa, a comunicação descendente é aquela que se processa dos superiores para os subordinados, ou seja, seguindo o organograma de cima para baixo.

O enfermeiro gestor de um serviço de enfermagem, ao es- tabelecer o quadro quantiqualitativo de profissionais necessários para a prestação da assistência de Enfermagem, de acordo com a Resolução do COFEN no 293/2004, deve basear-se em características relativas

No dimensionamento de enfermagem, o índice de segurança técnica consiste em um acréscimo no quantitativo de pessoal por categoria para cobertura das ausências previstas e não previstas ao serviço. São consideradas ausências NÃO previstas:
Quanto à Resolução COFEN nº 293/2004, assinale a alternativa que indica, para efeito de cálculo, o número de horas de enfermagem que devem ser consideradas, por cliente, nas 24 horas.