← Início

Questões de Concursos - Gestão de Projetos - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Gestão de Projetos - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Segundo Vasconcellos (2002), para elaborar o projeto político-pedagógico da escola os envolvidos deverão
Na avaliação de projetos, são utilizados conceitos e técnicas visando a otimizar os recursos alocados. Entre essas técnicas, destaca-se

Texto associado.

Acerca de gestão de projetos, julgue os próximos itens.

O caminho crítico para execução de um projeto é o caminho com duração mais longa. Ele auxilia o gerente de projeto a determinar as atividades que requerem mais atenção.

Segundo Veiga (2007), há vários caminhos para a construção do projeto-pedagógico e a autora enfatiza os movimentos do processo de construção do projeto, marcado por três atos distintos e interdependentes - o ato situacional, o ato conceitual, o ato operacional. Quanto ao ato conceitual, pode-se afirmar que:
Carla é professora dos anos finais do ensino fundamental e está desenvolvendo um projeto de trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para potencializar o processo educacional e favorecer o ensino e a aprendizagem. Assinale a opção que apresenta uma estratégia de articulação entre as TICs e a Educação.
Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I 
1. Projetos de intervenção
2. Projetos de pesquisa
3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)
4. Projetos de ensino
5. Projetos de trabalho

COLUNA II
( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou “produtos”.
( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.
( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.
( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.
( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.
No processo de planejamento de um projeto, caso seja impossível estimar com precisão o prazo de realização de algumas tarefas, tais tarefas

No processo de avaliação de projetos educacionais na Instituição de Ensino Superior, NÃO se deve levar em consideração:
Assinale a opção que indica o documento que, no projeto de um novo serviço, é descrito na área de conhecimento integração no PMBOK e, apesar de não ser considerado um contrato, informa as necessidades do negócio, as premissas e os requisitos de alto nível do cliente.
Moura e Barbosa (2012) frisam que a fase de execução de um projeto representa a realização do plano de projeto, visando os objetivos propostos e resultados esperados, sendo que o tipo de projeto define os processos principais nessa fase.

Tendo em vista as ideias desses autores sobre a execução de um projeto, é correto afirmar: