← Início

Questões de Concursos - Gestão Escolar - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Gestão Escolar - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com relação à gestão escolar, julgue o item.

Os professores em exercício na escola fazem parte do corpo docente, e os alunos e as associações que os representam fazem parte do corpo discente.
Com relação à gestão escolar, julgue o item.

A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.
Julgue o item seguinte, relativo à atuação do supervisor no contexto educacional atual. 

O supervisor desenvolve atividades exclusivamente destinadas à monitoração da escola.
No que se refere a planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O processo participativo é suficiente para garantir a eficácia da ação coletiva, dadas sua dimensão política e ideológica e sua relação com a realidade global da instituição.
Julgue o item seguinte, relativo à atuação do supervisor no contexto educacional atual. 

O supervisor pode ajudar a construir o conhecimento pedagógico, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos.
A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A possibilidade de se realizar o trabalho isolada e independentemente, sem nenhuma vinculação com outros sujeitos, não expressa, de modo algum, o que entendemos por autonomia. Expressa, isto sim, a solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade.

GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; CORREA, Bianca Cristina. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 225­ 237, jan./jun. 2009.

No excerto apresentado, as autoras destacam características do trabalho docente, apontando para alguns elementos necessários para a implementação de uma gestão democrática, prevista na legislação como um dos princípios da educação nacional. Baseados na legislação nacional e nos textos produzidos sobre a Gestão Democrática da Educação por pesquisadores da área, afirma-se que
Com relação à gestão escolar, julgue o item.

A presença de tecnologias e a prática de avaliação rigorosa asseguram a qualidade da escola.
Julgue o item seguinte, relativo à atuação do supervisor no contexto educacional atual. 

A ação supervisora é uma atividade de natureza psicossocial, com foco exclusivo ou específico nas relações intrapessoais.
Leia o trecho que segue e marque a opção CORRETA. 

“A gestão exige cuidados e mobiliza afetos. O desafio é continuar a tomar providência em relação aos pequenos problemas e não descuidar do clima geral, do sentimento de confiança e da responsabilidade de posição de liderança na instituição ou nas políticas, seja na supervisão, na direção ou na coordenação, seja na atuação direta com as crianças. É preciso observar a si mesmo, observar o grupo de trabalho de formação, pensando na diversidade que marca todos os grupos humanos, mas pensando também em quanto eles têm em comum. A reflexão coletiva, a rememoração e a reconciliação são componentes necessários nesse trabalho que, por ser humano envolve tantos matizes do saber e do sentir.” (KRAMER, NUNES, 2007, p. 452)
Brito, Castro e Varela (2015), ao teorizarem sobre o Planejamento Estratégico como ferramenta para a gestão escolar, afirmam que, em tempo de desafios no cenário mundial para as organizações, as mudanças acontecem em meio à sociedade da informação, do conhecimento e da aplicação tecnológica. Trata-se de um ambiente de contínuas transformações nas relações sociais e econômicas. Essa compreensão elevou a importância da dimensão “estratégia”, evidenciada no meio das organizações pelo Planejamento Estratégico. Sobre a ideia de Planejamento Estratégico, numa perspectiva participativa, é correto afirmar: