Questões de Gestão Escolar para Concursos

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  • 2 - Questão 56952 - Pedagogia - Gestão Escolar - Nível Médio
  • Segundo Isaneide Domingues (2014, p. 145), “a coordenação pedagógica de uma escola pública precisa estar atenta”, EXCETO:
  • 3 - Questão 56945 - Pedagogia - Gestão Escolar - Nível Médio
  • Brito, Castro e Varela (2015), ao teorizarem sobre o Planejamento Estratégico como ferramenta para a gestão escolar, afirmam que, em tempo de desafios no cenário mundial para as organizações, as mudanças acontecem em meio à sociedade da informação, do conhecimento e da aplicação tecnológica. Trata-se de um ambiente de contínuas transformações nas relações sociais e econômicas. Essa compreensão elevou a importância da dimensão “estratégia”, evidenciada no meio das organizações pelo Planejamento Estratégico. Sobre a ideia de Planejamento Estratégico, numa perspectiva participativa, é correto afirmar:
  • 4 - Questão 56935 - Pedagogia - Gestão Escolar - Nível Médio - CESPE
  • A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue o item a seguir.

    Na participação comunitária, os órgãos representativos da sociedade civil se integram aos órgãos deliberativos do Estado, caracterizando uma forma institucionalizada de participação.
     
  • 9 - Questão 56950 - Pedagogia - Gestão Escolar - Nível Médio
  • Garcia e Abreu (Ostetto, 2018) afirmam que: “(...) são fontes de diálogos com as diferentes pessoas que circulam (...). É um veículo de comunicação, sobretudo com as famílias”. Nesse trecho, as autoras se referem ao:
  • 10 - Questão 56949 - Pedagogia - Gestão Escolar - Nível Médio
  • A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A possibilidade de se realizar o trabalho isolada e independentemente, sem nenhuma vinculação com outros sujeitos, não expressa, de modo algum, o que entendemos por autonomia. Expressa, isto sim, a solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade.

    GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; CORREA, Bianca Cristina. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 225­ 237, jan./jun. 2009.

    No excerto apresentado, as autoras destacam características do trabalho docente, apontando para alguns elementos necessários para a implementação de uma gestão democrática, prevista na legislação como um dos princípios da educação nacional. Baseados na legislação nacional e nos textos produzidos sobre a Gestão Democrática da Educação por pesquisadores da área, afirma-se que