Questões de Ginecologia e Obstetrícia para Concursos

Resolva Questões de Ginecologia e Obstetrícia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 44236 - Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Acerca de doenças sexualmente transmissíveis e infecções pélvicas, julgue os itens subsequentes.

    O tratamento imediato e adequado diante de quadro clínico caracterizado por dor abdominal à mobilização do útero e anexos com amolecimento cervical em mulheres jovens sexualmente ativas, é medida profilática fundamental na prevenção de dor pélvica crônica e infertilidade conjugal por fator tubo-peritoneal.
  • 2 - Questão 60225 - Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior
  • M.C.V. que é paciente com doença renal crônica, estágio III, apresentou diagnóstico de HIV na primeira gestação dela. Foi, então, iniciada a terapia antirretroviral no início da gestação, e a carga viral do terceiro trimestre foi indetectável.

    A respeito desse caso clínico, e com base nos conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.
  • 3 - Questão 60229 - Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior
  • Determinada paciente de 18 anos de idade estava dirigindo-se à faculdade quando foi abordada por dois homens desconhecidos que a arrastaram para uma construção abandonada e forçaram-na a manter relações sexuais com eles, havendo penetração vaginal e anal sem uso de preservativo. A paciente procurou imediatamente auxílio médico, com várias escoriações no corpo, equimoses em tronco e períneo, sangramento e lacerações vaginais.

    Considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Ministério da Saúde (2015), para a profilaxia das IST não virais nessa paciente, deve-se indicar, como primeiras escolhas, penicilina G benzatina,
  • 5 - Questão 44241 - Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Considere a seguinte situação hipotética.

    Uma paciente gestante, no primeiro trimestre de gestação, foi submetida à laparotomia exploradora por dor abdominal intensa. Encontrou-se tumoração anexial direita de 10 cm de diâmetro com cápsula bosselada e consistência esponjosa. Histologicamente observou-se proliferação anormal das células germinativas básicas.
    Nesse caso clínico, o diagnóstico histopatológico mais provável é disgerminoma.
  • 7 - Questão 44246 - Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • O parto resulta de complexa relação e interação de fatores maternos, fetais e placentários. Cuidados na assistência ao parto e puerpério são fundamentais na redução dos índices de mortalidade materna e perinatal. Com referência a esse tema, julgue o item seguinte.

    A utilização de prostaglandinas, E2 (dinoprostone) e E1 (misoprostol), na maturação cervical, associa-se claramente à redução do intervalo entre o início da indução e o parto, bem como na redução dos índices de cesarianas quando comparado a casos nos quais se utilizou somente a ocitocina.
  • 10 - Questão 44249 - Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Com referência a intercorrências clínico-cirúrgicas e obstétricas, julgue os próximos itens. 

    A doença hipertensiva específica da gestação é uma das complicações mais comuns da gravidez e se caracteriza pela presença de hipertensão arterial, edema e(ou) proteinúria. Nas formas graves da doença, a mortalidade materna e a perinatal são elevadas.