Questões de Ginecologia e Obstetrícia para Concursos

Resolva Questões de Ginecologia e Obstetrícia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 44243.   Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Acerca da anatomia da pelve feminina e da fisiologia da gestação, 

    O diâmetro interespinhoso, representado por um plano que se estende de uma espinha isquiática à outra, é importante relação pélvica que determina se há ou não passagem suficiente para a descida e a extensão da cabeça do feto durante o trabalho de parto.
  • Questão 44246.   Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • O parto resulta de complexa relação e interação de fatores maternos, fetais e placentários. Cuidados na assistência ao parto e puerpério são fundamentais na redução dos índices de mortalidade materna e perinatal. Com referência a esse tema, julgue o item seguinte.

    A utilização de prostaglandinas, E2 (dinoprostone) e E1 (misoprostol), na maturação cervical, associa-se claramente à redução do intervalo entre o início da indução e o parto, bem como na redução dos índices de cesarianas quando comparado a casos nos quais se utilizou somente a ocitocina.
  • Questão 44250.   Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • No que tange aos aspectos éticos e jurídicos da obstetrícia, julgue os itens a seguir.

    No Brasil, a gestação de substituição será permitida naqueles casos em que houver problema médico que impeça ou contraindique a gestação na doadora genética. Nessa situação, deve haver parentesco até o segundo grau entre a doadora genética e a paciente que fará a cessão temporária do útero e não pode haver caráter lucrativo ou comercial.
  • Questão 44235.   Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Julgue o próximo item, relativo a planejamento familiar e infertilidade conjugal.

    Nos critérios médicos de elegibilidade, indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso de métodos anticoncepcionais, a categoria 2 enquadra-se na condição em que os riscos teóricos ou comprovados geralmente se sobrepõem às vantagens do uso do método.
  • Questão 44248.   Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Com referência a intercorrências clínico-cirúrgicas e obstétricas, julgue os próximos itens. 

    A despeito dos avanços em relação ao conhecimento da etiopatogenia da doença trofoblástica gestacional, mesmo respeitando os preceitos do diagnóstico, tratamento e seguimento, as gestações após a doença ainda apresentam riscos materno-fetais acentuados.