Questões de Globalização Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Globalização com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 483973. Geografia, Globalização, Geografia, SEDUC CE, CESPE, 2013

A respeito do processo de globalização ocorrido ao longo do século XX no Brasil, é correto afirmar que

2Questão 52990. Geografia, Globalização, Ensino Médio

Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue:

3Questão 164239. Direito Internacional Público, globalização, Auditor Fiscal da Receita Federal Área Tributária e Aduaneira, Receita Federal, ESAF, 2005

O debate em torno do movimento da globalização anima expressivos intelectuais do mundo contemporâneo. Discutese, entre outros, os efeitos normativos que a globalização suscita nos direitos internos. A concepção de um Direito de feição neoliberal, que comprovaria o triunfo do capitalismo, um dos aspectos que marcaria o fim da guerra fria, é denunciada ou festejada por vários pensadores, a propósito de críticos e de defensores do neoliberalismo globalizante. Entre os entusiastas do modelo neoliberal, destaca-se:

4Questão 482965. Geografia, Globalização, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Pode-se afirmar que o processo de “globalização” ou “mundialização” é uma caracteri?stica do pro-cesso de desenvolvimento e expansão do modo de produção capitalista. Consiste na integração / articulação do espaço geográfico, em escala global, por meio de processos econômicos, poli?ticos, sociais e culturais, estando intimamente ligada ao desenvolvimento técnico, especialmente nos seto-res de transporte, comunicação e informação. Suas rai?zes remontam à expansão capitalista ocorrida na expansão colonial, se intensificando com o desenvolvimento industrial e o avanço das práticas imperialistas. Após a II Guerra Mundial, o processo de globalização se intensificou, com a expansão global das grandes corporações (multinacionais), a ampliação do comércio internacional, a formação dos blocos econômicos e, em especial, com a cons-tituição de novos padrões de governança, em escala global, com a criação da ONU, do Banco Mundial, FMI, OMC etc. Nas últimas décadas do Século XX, o desenvolvimento e a expansão de um novo sistema técnico, sustentado nas tecnologias de informação, nos sistemas de comunicação por satéli-tes, na utilização maciça dos recursos da informática, na modernização dos sistemas de transportes e telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeco-nômicas em âmbito mundial. No entanto, nos últimos anos, alguns cientistas sociais e analistas políticos têm chamado a atenção para um suposto esfacelamento dos ideais e das características da globalização econômica, social e cultural, como reação aos efeitos perversos produzidos pela mesma. Analisando alguns desses indi-cativos, tais cientistas passaram a utilizar o termo “desglobalização”, para caracterizar essa nova ten-dência, marcada por um conjunto de fatos, dentre os quais se destacou a vitória do movimento Brexit no Reino Unido, que decidiu pela retirada do Reino Unido da União Europeia. Além desse fato, os estudiosos indicam vários outros, que apontariam na mesma direção.

Dentre os aspectos apresentados abaixo, NÃO possui relação com a suposta tendência indicada no texto:

5Questão 482298. Geografia, Globalização, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE, 2006

Sobre a globalização, é correto afirmar.

6Questão 481318. Geografia, Globalização, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria, 2007

As estatísticas mundiais mostram que as desigualdades na distribuição da riqueza estão a esforçar-se e que, apesar da intensificação dos fluxos mundiais de capital e de trabalho, da extensão dos mercados, da globalização das políticas e dos progressos nas comunicações, as oportunidades para melhorar os padrões de vida são cada vez mais inacessíveis à maioria da população.

(Hespanha, P. Mal-estar e risco social num mundo globalizado: novos problemas e novos desafios para a teoria social. In: SANTOS, Boaventura de Souza. A Globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002, p. 161).

Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1 – O autor, ao afirmar que as desigualdades na distribuição de riqueza estão a esforçar-se, isto é, estão aumentando, refere-se ao continente sulamericano e à África, já que em países desenvolvidos, como os da Europa, esse problema não existe.

2 – A falta de empregos como fruto da globalização gera, em muitos países, uma nova ordem, que compreende o aumento da informalidade, comum no caso brasileiro.

3 – Com a globalização, países que não respeitam os direitos trabalhistas vêm sendo obrigados a aumentar a fiscalização para serem competitivos.

4 – O processo de globalização centra-se nas nações ricas. Já os países pobres, como os da África e alguns da América Central, não se ajustam às exigências do capital.

Assinale a alternativa correta

7Questão 148366. Pedagogia, globalização, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN, 2012

É preciso retirar as disciplinas científicas de suas torres de marfim e deixá-las impregnar-se da vida cotidiana, sem que isso pressuponha, de forma alguma, renunciar às elaborações teóricas imprescindíveis para o avanço da ciência. (Montserrat Moreno, 1997)

A citação de Moreno apresenta uma reflexão crítica acerca daquilo que é ensinado nos currículos. Ao mesmo tempo, a expressão impregnar-se da vida cotidiana significa a necessidade do ensino incorporar uma dimensão

8Questão 52992. Geografia, Globalização, Ensino Médio

A economia mundial influencia outros setores da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. O atual modelo assumido pela economia mundial coloca países subdesenvolvidos e desenvolvidos em um mesmo patamar socioeconômico e cultural.
2. A presença da rede McDonald’s em países como a Índia e a China mostra a eficácia dos modelos de consumo ocidentais difundidos pela ruptura de barreiras comerciais.
3. Cuba é um dos poucos países do mundo ocidental que se mantém fora do circuito mundial do comércio, da informação e da comunicação, embora na atualidade se verifiquem algumas mudanças na participação cubana nesses setores.
4. A abertura econômica da China tem sido acompanhada por um acelerado processo de democratização do país.

Assinale a alternativa correta.

9Questão 244450. Pedagogia, globalização, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO, 2010

Escreve Milton Santos (2001):

Não se pode dizer que a globalização seja semelhante às ondas anteriores, nem mesmo uma continuação do que havia antes, exatamente porque as condições de sua realização mudaram radicalmente. É somente agora que a humanidade está podendo contar com essa nova qualidade da técnica, providenciada pelo que se está chamando de técnica informacional. Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico.

Diante dessa realidade, o autor vê a globalização

10Questão 482214. Geografia, Globalização, Professor, SAD MT, CESPE, 2007

Falar de globalização é evocar o processo de dominação do sistema capitalista sobre o espaço mundial, fenômeno que se inscreve em uma tendência de submissão progressiva de todos os espaços físicos e sociais à lei do capital, à lei da acumulação contínua, que é a finalidade suprema do sistema capitalista. A respeito desse processo, assinale a opção correta.