Questões de Concursos Governança de TI

  • Questão 19184.   Informática - Governança de TI - Nível Superior - MM QT - MB - 2013

  • Qual é o estágio previsto pela ITIL (Information Technology Infrastrutucture Library) v3 que descreve a fase do ciclo devida do gerenciamento de serviços, orientando como garantira entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz?
  • Questão 28182.   Informática - Governança de TI - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • Considere:

    I. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização. Ele dá apoio à entrega, pelo provedor de serviço de TI, de serviços de TI a clientes e define os produtos ou serviços a serem fornecidos e as responsabilidades de ambas as partes. Por exemplo, pode haver um acordo entre a central de serviço e um grupo de suporte para fornecer resolução de incidente dentro de um prazo acordado.
    II. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e um cliente. Ele descreve o serviço de TI e especifica as responsabilidades do provedor de serviço de TI e do cliente, dentre outros aspectos. Um único acordo pode cobrir múltiplos serviços de TI ou múltiplos clientes.

    De acordo com a ITIL v3, a definição I refere-se a Acordo de Nível
  • Questão 26000.   Conhecimentos Específicos - Governança de TI - Nível Superior - CNEN - IDECAN - 2014

  • No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.

    1.Planejamento do Projeto (PP).
    2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
    3.Gestão de Requisitos (REQM).
    4.Gestão de Riscos (RSKM).
    5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
    6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).

    ( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.
    ( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).
    ( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).
    ( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.
    ( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.

    A sequência está correta em
  • Questão 19450.   Informática - Governança de TI - Nível Superior - AL MG - FUMARC - 2014

  • Analise as seguintes afirmativas sobre os estágios do ciclo de vida do serviço, de acordo com a biblioteca ITIL V3:

    I. O Desenho do Serviço orienta sobre como as políticas e os processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados, desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos para uma organização.
    II. A Transição do Serviço orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas.
    III. A Operação do Serviço orienta sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz no dia a dia de uma organização.

    Estão CORRETAS as afirmativas:
  • Questão 19662.   Informática - Governança de TI - Nível Superior - ANAC - CESPE - 2012

  • Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca do gerenciamento de serviços de TI.

    No desenho do serviço, é correto adotar uma recuperação gradativa para a continuidade dos serviços, casos em que se usam instalações fixas dedicadas com sistemas de computadores e softwares preconfigurados prontos para executarem os serviços de TI.
  • Questão 28183.   Informática - Governança de TI - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • De acordo com a ITIL v3, o Gerenciamento de Disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI, dentre os quais estão os abaixo definidos:

    I. uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha.
    II. refere-se à habilidade de um serviço de TI ou outro item de configuração de desempenhar a sua função acordada quando requerido.
    III. uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.

    A associação correta entre as definições I, II e III e os aspectos gerenciados está apresentada, respectivamente, em:
  • Questão 19452.   Informática - Governança de TI - Nível Superior - AL MG - FUMARC - 2014

  • De acordo com a biblioteca ITIL V3, o gerenciamento e a aprovação de modificações na base de dados de Erros Conhecidos são de responsabilidade do processo:
  • Questão 10779.   Conhecimentos Específicos - Governança de TI - Nível Superior - TCM GO - INSTITUTO CIDADES - 2012

  • O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. As representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse. Na representação por estágios, o nível onde existe documentação e padronização das atividades de gerenciamento básico e de Engenharia de Software e que possui processos gerencias e técnicos bem definidos com possibilidade de avaliação do processo é:
  • Questão 24438.   Informática - Governança de TI - Nível Superior - CGU - ESAF - 2012

  • São processos da fase de Gerenciamento do Contrato:
  • Questão 19660.   Informática - Governança de TI - Nível Superior - ANAC - CESPE - 2012

  • De acordo com a Instrução Normativa para Contratação de Soluções de TI — SLTI/MP IN 04/2010 e com o Guia Prático para Contratação de Soluções de TI, versão 1.1, julgue os itens seguintes.

    Uma solução de TI não pode ser dividida em contratações separadas.