Questões de Governança de TI para Concursos

Resolva Questões de Governança de TI para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 26002.   Conhecimentos Específicos - Governança de TI - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • A Instrução Normativa nº 4/2010 regulamenta as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administraçãodos Recursos de Informação e Informática (SISP). Oart. 8º do Capítulo II dispõe que as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases.

    Assinale-as.
  • 2 - Questão 19183.   Informática - Governança de TI - Nível Superior - Primeiro Tenente - MM QT - MB - 2013
  • Segundo Fernandes (2012), o Ciclo da Governança de TI é composto por quais etapas?
  • 3 - Questão 28182.   Informática - Governança de TI - Nível Médio - Consultor Técnico Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • Considere:

    I. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização. Ele dá apoio à entrega, pelo provedor de serviço de TI, de serviços de TI a clientes e define os produtos ou serviços a serem fornecidos e as responsabilidades de ambas as partes. Por exemplo, pode haver um acordo entre a central de serviço e um grupo de suporte para fornecer resolução de incidente dentro de um prazo acordado.
    II. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e um cliente. Ele descreve o serviço de TI e especifica as responsabilidades do provedor de serviço de TI e do cliente, dentre outros aspectos. Um único acordo pode cobrir múltiplos serviços de TI ou múltiplos clientes.

    De acordo com a ITIL v3, a definição I refere-se a Acordo de Nível
  • 4 - Questão 19663.   Informática - Governança de TI - Nível Superior - Analista Administrativo - ANAC - CESPE - 2012
  • Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca do gerenciamento de serviços de TI.

    Seguindo-se os processos da estratégia do serviço, tem-se a garantia de que os requisitos da estratégia de serviço são efetivamente realizados, com a utilização do controle dos riscos de falhas e de rupturas do serviço.
  • 5 - Questão 28179.   Informática - Governança de TI - Nível Médio - Consultor Técnico Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • O modelo MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos, e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. Dentro desse contexto, o modelo MPS possui quatro componentes: Modelo de Referência MPS para Software, Modelo de Referência MPS para Serviços, Método de Avaliação e Modelo de
  • 6 - Questão 26000.   Conhecimentos Específicos - Governança de TI - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.

    1.Planejamento do Projeto (PP).
    2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
    3.Gestão de Requisitos (REQM).
    4.Gestão de Riscos (RSKM).
    5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
    6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).

    ( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.
    ( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).
    ( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).
    ( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.
    ( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.

    A sequência está correta em