← Início

Questões de Concursos - Hematologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Hematologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Um menino de dez anos de idade, com membro superior esquerdo amputado devido a osteossarcoma no um terço médio do úmero esquerdo, apresentava metástase pulmonar. Foi admitido na terapia intensiva após a ressecção dos nódulos pulmonares em uso de dreno de tórax. Respira espontaneamente em oxigenoterapia por máscara do tipo Venturi com FIO2 40% e SpO2 96%. Relata dor à inspiração profunda com pontuação de seis pela escala visual de dor.

Considerando esse caso clínico, julgue o item subsequente.

Plaquetopenia abaixo de 20 mil será fator limitante para realizar as manobras manuais de desobstrução brônquica.

Com relação a processos e doenças hematológicas, julgue os itens que se seguem.

O processo hemostático é concluído na agregação plaquetária, com a conseqüente formação do tampão hemostático primário.

A base dos testes clínicos da coagulação é a utilização de ensaios funcionais que verificam a velocidade de formação do coágulo. Qualquer defeito ao longo da via de formação do coágulo dará um resultado anormal. Marque a alternativa que apresenta o exame laboratorial que, quando prolongado, pode indicar um defeito na via extrínseca da coagulação:

Com relação a processos e doenças hematológicas, julgue os itens que se seguem.

Algumas drogas, como a penicilina, podem induzir hemólise de caráter imunológico.

Com relação aos corantes hematológicos, analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede.

I - Na coloração de May-Grunwald-Giemsa, a coloração excessivamente azul pode ser devido ao esfregaço estar muito espesso ou ao tempo de coloração prolongado.

II - Uma coloração excessivamente rosa pode ser devido ao pH do corante muito ácido ou pela lavagem por tempo prolongado.

III - O aparecimento de precipitados no esfregaço pode ser decorrente do uso de lâminas que não foram limpas ou filtração inadequada do corante.

IV - Os núcleos são corados por corantes básicos e, por conseguinte, denominados basofílicos.

Marque a alternativa CORRETA:

?No hemograma de uma paciente, com dois anos, observa-se anemia microcítica (VCM = 50fL) e hipocromia (24 g/dL), além de poiquilocitose e morfologia bizarra dos eritrócitos (presença de hemácia em alvo, corpúsculo de Heinz). A paciente apresenta, ainda, palidez e um retardo no crescimento.? É correto afirmar que o diagnóstico trata-se da anemia:
Acerca da anemia hemolítica autoimune (AHAI), que pode ser classificada de acordo com a temperatura de reatividade dos anticorpos aos eritrócitos, julgue o item a seguir.

Os anticorpos que reagem à temperatura corporal são predominantemente do tipo IgA, raramente são IgG ou IgM, estando a maioria dos casos de AHAI relacionada a anticorpos classificados como frios.
No que se refere às doenças hematológicas, julgue os itens consecutivos.

A origem do cromossomo Philadelphia está na translocação recíproca t (9;22), envolvendo o proto-oncogene ABL (9q34) e o gene BCR (22q11). A fusão destes genes constitui o oncogene quimérico BCR-ABL, denominado, atualmente, como marcador molecular da leucemia mieloide crônica (LMC).

Com relação à hematologia, julgue os itens de 79 a 86.

Em caso de doença hemolítica em recém-nascidos, o hemograma revela anemia com eritrócitos circulantes em grande número.

No que se refere a resultados de exames laboratoriais na investigação de anemia ferropriva, julgue o item subsecutivo.

Na ausência de processos infecciosos, baixas concentrações de ferritina sérica indicam depleção do depósito de ferro.