← Início

Questões de Concursos - Hipertensão Arterial Sistêmica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Hipertensão Arterial Sistêmica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O cuidado da pessoa com hipertensão arterial sistêmica (HAS) deve ser multiprofissional. O objetivo do tratamento é a manutenção de níveis pressóricos controlados conforme as características do paciente e tem por finalidade reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diminuir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. O acompanhamento sugere a verificação da pressão arterial (PA) nos intervalos de reavaliação do tratamento e registro desses dados, inclusive com data e horário no prontuário do paciente (BRASIL, 2013). Sobre as intervenções/observações de enfermagem na aferição da pressão arterial sistêmica sistólica e diastólica, assinale a alternativa INCORRETA:
Um grupo de familiares chegou à UBS para verificar a pressão arterial (PA), já que um parente em comum faleceu devido a um acidente vascular cerebral. Os profissionais da saúde têm papel primordial nas estratégias de prevenção, diagnóstico, monitorização e controle da hipertensão arterial. Na atenção básica de saúde, entre as ações que os técnicos de enfermagem realizam como parte integrante da equipe, inclui-se o(a):
Texto associado.

A hipertensão arterial e o diabetes melito, doenças crônicas não
transmissíveis, representam sérios problemas de saúde pública,
sendo a principal causa de hospitalizações no sistema público de
saúde. Acerca do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e
Diabetes Melito, julgue os itens a seguir.

A campanha de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão para o ano de 2011 tem como tema Quem tem bom coração combate a hipertensão Eu sou 12 por 8.

A hipertensão é uma condição de anormalidade dos pequenos vasos do sistema arterial, ocorrendo elevação na pressão sistólica e na diastólica.

Na fase pré-hipertensiva, ocorre elevação dos níveis pressóricos para

Um senhor de 54 anos apresentou parada cardiopulmonar e foi submetido a ressuscitação com êxito. Nesse caso, uma das metas hemodinâmicas aconselhadas para os pacientes após ressuscitação, de acordo com os Destaques da American Heart Association 2015, é evitar e corrigir imediatamente a hipotensão, ou seja, a pressão arterial média inferior a 65 mmHg e a pressão arterial sistólica inferior a
Sobre a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Acerca do atendimento de paciente em situações de emergências relacionadas aos sistemas respiratório e circulatório, julgue os itens a seguir.


Os quadros de hipertensão arterial leve, ou seja, pressão arterial diastólica acima de 130 mmHg, associados a alterações na retina, insuficiência renal, alterações neurológicas, anemia e insuficiência ventricular não são considerados crises hipertensivas.

M.A., sexo masculino, 58 anos de idade, com sobrepeso moderado, sedentário, nos últimos três contatos com o serviço de saúde, apresentou pressão sistólica entre 121 e 139 mmHg e pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg. Ele é conduzido à consulta de enfermagem, que tem o objetivo de orientar as modificações do estilo de vida – MEV, capazes de modificar o curso da hipertensão arterial nesse estágio. De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2017) e o Ministério da Saúde (2013), na consulta de enfermagem, pacientes nas condições de saúde de M.A. devem ser orientados a
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Sobre o processo de rastreamento e diagnóstico da hipertensão arterial, analise as afirmações a seguir.

I A presença de sintomas deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, pois o indivíduo assintomático sem fatores de riscos presentes provavelmente não é hipertenso.
II A primeira verificação deve ser realizada especificamente no braço esquerdo e esse braço deve ser utilizado como referência nas próximas medidas.
III A presença ou não de sintomas não deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, ou seja, mesmo indivíduo assintomático e com inúmeros fatores de riscos presentes deve ter seu risco definido e, a partir do grau, ter seu acompanhamento estabelecido.
IV O seguimento do hipertenso não deve estar apenas vinculado com a medida da pressão, devendo-se sempre avaliar os fatores de risco. Mais importante que o diagnóstico de hipertensão é a somatória dos fatores de risco e sua interação, ou seja, a avaliação global do risco cardiovascular.

Estão corretas as afirmativas
Alguns fatores influenciam nos níveis de pressão arterial, podendo ser consideradas como causadoras de hipertensão arterial sistêmica. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.