Questões de História da América para Concursos

Resolva Questões de História da América para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 54360.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (PUC-RS) Durante os anos 80, a América Latina sofre os efeitos da grave crise econômica, na conjuntura conhecida como “a década perdida”. Nessa conjuntura, as políticas econômica e social, geralmente praticadas pelos maiores países da região, caracterizam-se
  • Questão 54264.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (UFPE) A necessidade de braços para o trabalho nas colônias americanas provocou:
  • Questão 54359.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRJ) A partir da década de 30, a chamada “política de boa vizinhança” inaugurada pelos Estados Unidos significou, para a América Latina, a imposição de padrões culturais norteamericanos. Assinale a opção que se refere, incorretamente, a este processo.
  • Questão 54365.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRS) O pedido de extradição do general chileno Augusto Pinochet, feito pelo Poder Judiciário Espanhol ao governo britânico em 1999, por crimes contra a humanidade, revelou a existência de uma articulação dos serviços secretos do continente sul-americano conhecida como “Operação Condor”. Esta teria sido responsável

    I. pela criação de um clima político favorável à implantação da redemocratização.
    II. pela articulação e coordenação dos partidos políticos favoráveis aos governos ditatoriais baseados na doutrina de segurança nacional.
    III. pela repressão e eliminação dos opositores às ditaduras e por atentados.

    Quais dos itens estão corretos?
  • Questão 54295.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRRJ) “Dos ricos é e foi fácil, desde a independência, o governo. Os pobres foram soldados, milicianos nacionais, votaram como o patrão mandou, lavraram a terra (...). Os pobres gozaram da gloriosa independência assim como os cavalos que em Chacabuco e Maipu avançaram contra as tropas do rei”.

    Santiago Arcos. In: GALEANO, Eduardo. As caras e as máscaras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

    O texto acima apresenta uma visão crítica da América Espanhola, a partir de sua independência política e refere-se ao fato
  • Questão 54358.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (Cefet-PR) Tida como a maior crise até então enfrentada pelo capitalismo, a crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos e atingiu com maior ou menor intensidade todos os países. Em linhas gerais, pode-se caracterizar esta crise como sendo:
  • Questão 54357.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (U. Santa Úrsula-RJ) A partir da década de 30, a chamada “Política da Boa Vizinhança”, inaugurada pelos Estados Unidos, significou na verdade uma imposição dos valores culturais norte-americanos na América Latina. Assinale a melhor opção:
  • Questão 54362.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (UEMS) Qual ou quais das proposições abaixo identifica (ou identificam) os regimes populistas adotados na América Latina no século XX?

    I. Atendimento às reivindicações das massas trabalhadoras e controle dos órgãos representativos da classe operária.
    II. Tentativa de desenvolvimento do capitalismo nacional.
    III. Sólida aliança com os grupos conservadores e ampla autonomia dos órgãos representativos da classe operária.
  • Questão 54258.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (U. Santa Ursula-RJ) Na América Espanhola e na América Portuguesa os colonizadores desenvolveram e adaptaram várias formas de trabalho compulsório. Populações indígenas foram escravizadas, assim como os negros da África. Assinale os tipos de trabalho compulsório na América Espanhola.
  • Questão 54256.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (UEMS) Quando os espanhóis conquistaram as terras do continente americano recorreram ao trabalho indígena para desenvolver a produção econômica, adotando, como formas de exploração do trabalho dos indígenas: