Questões de História do Brasil para Concursos

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  • 1 - Questão 54315.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (Unifor-CE) No que se refere ao significado da Revolução de 1930, é correto afirmar que ela
  • 2 - Questão 54390.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (Cefet-PR) A economia brasileira durante os anos do regime militar recebeu atenção especial do grupo que se instalou no poder, pois o desenvolvimento econômico era um item importante da doutrina de segurança nacional. Como resultado do modelo econômico adotado:

    I. O Brasil deixou de ser um país agrícola e tornou-se a oitava economia do mundo em capacidade produtiva.
    II. Houve enorme progresso na produção de energia, no setor de transportes, no de telecomunicações e na indústria de base.
    III. A economia brasileira tornou-se independente dos capitais e da tecnologia dos países desenvolvidos.

    Analisando o texto anterior, assinale:
  • 3 - Questão 54249.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (FUVEST-SP) Os Estados Nacionais que se organizam depois das independências no Brasil e nos países americanos de colonização espanhola, entre as décadas de 1820 e 1880, são semelhantes quanto à
  • 4 - Questão 54201.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio
  • (UFSE) A expressão “brecha camponesa”, aplicada à mão-de-obra produtiva durante o Período colonial no Brasil significativa:
  • 5 - Questão 25040.   História - História do Brasil - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.

    CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: oflorescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.

    Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a
  • 6 - Questão 54250.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (PUC-RJ) As alternativas abaixo apresentam exemplos de permanências ou continuidades na formação social brasileira, ao longo da primeira metade do século XIX, à exceção de:
  • 7 - Questão 54299.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (UFPE) Sobre a produção do café no Segundo Reinado, assinale a alternativa correta:
  • 8 - Questão 18132.   História - História do Brasil - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

    Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

    A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.
  • A Revolução de 1930 pôs fim à República Velha e é considerada marco decisivo para o processo de modernização do país.
  • 9 - Questão 54210.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (U. Santa Ursula-RJ) A “corrida do ouro” às minas brasileiras (século XVIII) proporcionou significativas mudanças na Economia e na sociedade colonial. Assinale as mais importantes transformações:
  • 10 - Questão 17588.   História - História do Brasil - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • Os capitais para a instalação de engenhos de cana-de-açúcar nas capitanias de Pernambuco e da Bahia eram provenientes na maioria, no século XVI, de investidores estrangeiros, especialmente holandeses. Com o advento da União Ibérica (entre 1580 e 1640), este empreendimento resultou no (a):