Questões de História do Brasil para Concursos

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  • 1 - Q25039.   História - História do Brasil - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre Jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos.

    CALDEIRA, J . A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado).

    Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela
  • 2 - Q54400.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRRJ) Desde o início dos anos 90 o Brasil vem experimentando os efeitos das políticas adotadas pelos Governos Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. As principais características deste modelo político, considerado por muitos como neoliberal, são:
  • 3 - Q54252.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (Uniderp-MS) A principal nação estrangeira interessada na Independência do Brasil foi a:
  • 4 - Q18132.   História - História do Brasil - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

    Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

    A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.
  • A Revolução de 1930 pôs fim à República Velha e é considerada marco decisivo para o processo de modernização do país.
  • 5 - Q54404.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (Mackenzie-SP) “O desemprego nas áreas metropolitanas cresce, impulsionado por uma selvagem política de redução de custos e de modernização tecnológica posta em prática especialmente no setor industrial. (…) A tendência ao crescimento do trabalho autônomo, precário, de remuneração incerta e baixa se acentua. (…) Em contrapartida assistimos à crescente imobilização do Estado, dilapidado pelas altas taxas de juros, afogado em dívidas, incapaz de levar avante políticas de desenvolvimento ou políticas sociais.”

    Fernando A. Novais e João M. Cardoso de Mello.

    Esse contexto histórico descreve a economia brasileira no período:
  • 6 - Q54255.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (UEMS) A abdicação de D. Pedro I, em 1831, significou para o Brasil:
  • 7 - Q25041.   História - História do Brasil - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • TEXTO I

    O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.

    Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).

    TEXTO II

    Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.

    FIC O , C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

    Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:
  • 8 - Q54377.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (UECE) A respeito das posições assumidas pelo governo do General Eurico Dutra, pode-se dizer corretamente:
  • 9 - Q54202.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio
  • (PUC-RJ) Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião da conquista e colonização das terras do Novo Mundo, estão corretas as afirmativas, À exceção de:
  • 10 - Q54197.   História - Hístória do Brasil - Nível Médio
  • (UECE) A economia colonial brasileira