Questões de História do Brasil Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de História do Brasil com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 389737. História, História do Brasil, Policial Militar PM Soldado, PM CE, UECE, 2006

A Política dos Governadores foi o mais firme sustentáculo da burguesia cafeeira de São Paulo. Tal medida política foi adotada no Governo de:

2Questão 389376. História, História do Brasil, Auxiliar Legislativo, Assembléia Legislativa TO, CESGRANRIO, 2005

Assinale a afirmativa que justifica o fato de, até o século XVII, a região do atual Estado do Tocantins ser muito pouco conhecida.

3Questão 389525. História, História do Brasil, Educador Social, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN, 2008

"Que lugar é este onde acabamos de chegar!" Este pensamento deve ter passado na cabeça de milhares de nobres e comuns que desembarcaram no Rio de Janeiro, em uma data histórica, para dois países. Há duzentos anos (1808) chegava(m) ao Brasil:

4Questão 390285. História, História do Brasil, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE, 2018

Julgue os próximos itens, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro, com base em uma perspectiva territorial. Na definição de políticas públicas, a temática territorial permitiu a emergência de um discurso de revalorização do meio rural.

5Questão 387881. História, História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE, Ensino Superior, 2011

Durante grande parte do século XIX, adotou-se, no Brasil, a monarquia como forma de governo. Nesse mesmo período, os países vizinhos do Brasil eram já todos republicanos. Julgue os próximos itens, acerca do período imperial do Brasil.

No período regencial, o poder central enfrentou dificuldades em impor-se às elites provinciais.

6Questão 387952. História, História do Brasil, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE Prova 1, SEFAZ SP, FCC, 2006

A Revolução de 1930 foi um movimento político que provocou a ruptura da ordem constitucional no Brasil. Um dos aspectos desencadeadores desse movimento foi

7Questão 389399. História, História do Brasil, Defensor Público Substituto, DPE MT, FCC, 2009

Considere os seguintes fatos históricos:

I. Somente em meados do século XVIII os primeiros europeus penetraram no espaço matogrossense em busca de indígenas para aprisionar e escravizar.

II. Na segunda década do século XVIII um bandeirante descobriu grandes reservas de ouro às margens do rio Coxipó; ainda na mesma década foi fundado um arraial que daria origem à atual Cuiabá.

III. Na segunda metade do século XIX, o território de Mato Grosso sofreu os efeitos da Guerra do Paraguai; algumas cidades foram destruídas pelos soldados paraguaios.

IV. No final do século XIX ocorreu a primeira tentativa de divisão do Mato Grosso com o surgimento do território de Guaporé; o movimento separatista foi frustrado.

V. Ao longo do século XX, houve a fragmentação do território matogrossense, dando origem a novas unidades político-administrativa: primeiro foi Rondônia e, posteriormente, o Mato Grosso do Sul.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

8Questão 389606. História, História do Brasil

Entre os fatores que levaram à anexação da região do Acre ao território brasileiro, pode ser indicado o seguinte:

9Questão 389603. História, História do Brasil, Administrador, SECULT PA, UNAMA, 2007

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 15, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Constituição da República Federativa do Brasil, aprovada em 05 de outubro de 1988, demarca uma mudança substantiva em nossa federação, distinguindo-a de todos os desenhos federativos precedentes, desde a instauração da república. Esta alteração se traduz em que:

10Questão 389609. História, História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2009

A partir de 1945, o Brasil viveu uma experiência democrática, ainda que limitada. As crises políticas se sucediam e o regime entrou em colapso em 1964, quando um golpe de estado derrubou o presidente João Goulart. Foram cerca de duas décadas de regime militar, cujo autoritarismo teve no Ato Institucional n.º 5 (AI 5) sua expressão máxima. Esgotado, o regime sai de cena em 1985, com o retorno do poder civil, simbolizado na eleição indireta de Tancredo Neves. Começava nova experiência democrática, agora bem mais ampliada e assentada nos princípios do respeito amplo à cidadania e à participação política mais incisiva da sociedade, realidade que a Constituição de 1988 sintetiza e traduz. O primeiro presidente civil eleito diretamente após a queda do regime militar não conseguiu concluir seu mandato, mas a ordem institucional não foi abalada. Depois de tentativas frustradas, a inflação foi contida e a economia estabilizada com o Plano Real.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a história contemporânea do Brasil, julgue os itens seguintes.

A edição do AI 5 foi a tentativa dos militares de assegurar a abertura democrática ao regime político que eles comandavam