Questões de História do Brasil - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de História do Brasil com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 388053 | História, História do Brasil

A disputa colonial entre portugueses e franceses durante o século XVI levou a vários confrontos no litoral da América portuguesa. Entre as razões desses confrontos, pode-se identificar a seguinte:

2 Questão 390116 | História, História do Brasil, Oficial de Inteligência, Agência Brasileira de Inteligência, CESPE, 2018

No que se refere ao período democrático de 1945 a 1964, julgue os itens a seguir. A oposição das elites conservadoras ao governo de João Goulart acirrou-se devido ao sucesso financeiro e às reformas estruturais do Plano Trienal.

3 Questão 390346 | História, História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte fragmento: “Um facto revoltante, horroroso, succedeu quando da sua execução. O tiro de honra, fendendo a cabeça da pobre victima, fez saltarem os miolos e um dos militares presentes, o alferes-ajudante Manuel da Silva Braga, conhecido por Braga Visão, chamou um cachorro e os deu a devorar. Um acto de canibalismo. Esse Braga Visão, assim chamado por causa do seu physico, muito alto e magro, de longas barbas brancas, physionomia patibular, foi, juntamente com o capitão Cabral e Teive o official commandante da tropa, que acompanhou ao supplicio Mororó e Pessoa Anta”.

STUDART, Guilherme. O Movimento Republicano de 1824 no Ceará. Revista do Instituto do Ceará, 1924, p.631.

O excerto acima, de autoria do Barão de Studart, refere-se à execução de Luiz Inácio de Azevedo, conhecido como Azevedo Bolão, e caracteriza-se como um dos episódios que

4 Questão 387890 | História, História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP, Ensino Superior, 2008

Durante a fase colonial, um dos mecanismos de arregimentação de mão-de-obra indígena na Região Amazônica era o resgate, que ocorria paralelamente ao descimento e sempre com a presença de um missionário. O resgate consistia na

5 Questão 388427 | História, História do Brasil, Assistente Social, TJSC SC, UFPR, 2005

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - Partindo de São Vicente, Francisco Dias Velho fundou, em 1658, a povoação de Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco, hoje município de São Francisco do Sul.

II - A vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, hoje município de Laguna, foi fundada em 1684 por Domingos de Brito Peixoto.

III - Os colonizadores de Santa Catarina, com suas tradições, deram início a muitas festas populares, dentre as quais podemos citar: a Fenachopp (Joinville), a Fenaostra (Florianópolis), a Oktoberfest (Blumenau e Itapiranga), a Fenarreco (Brusque) e a Marejada (Itajaí).

IV - O planalto catarinense, primeiro grande passo para a expansão da ocupação do território catarinense, começou a ser povoado a partir da chegada dos europeus, o que ocorreu no século XVII.

6 Questão 388845 | História, História do Brasil, Técnico, SAD MT, NCE, 2006

Nas décadas de 80 e 90, as áreas de Cerrado, do estado de Mato Grosso, passaram por um grande crescimento agrícola. A cultura que teve maior destaque nesse período foi:

7 Questão 390466 | História, História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em novembro de 1807, temendo ser aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, deixou Lisboa acompanhado de sua família e de boa parte da nobreza da Corte, em direção ao Brasil, onde se estabeleceu até 1821, ano em que regressou à metrópole já como rei. Com relação às diversas consequências, para a colônia, da permanência de D. João VI no Brasil, julgue (C ou E) os itens seguintes. Em 1808, ocorreu a fundação da Escola Médico-Cirúrgica, na Bahia, bem como a fundação da Academia Real Militar e da Academia Real da Marinha, no Rio de Janeiro.

8 Questão 388386 | História, História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE, 2007

No Brasil, entre fins do período regencial e princípios do Segundo Império, o ensino da história estava voltado para a formação da nacionalidade brasileira, da própria identidade do Brasil. No século XX, durante a Era Vargas, essa tendência é retomada e aprofundada. No transcurso do regime militar, iniciado em 1964, ao lado do estudo da geografia, o estudo da história

9 Questão 389854 | História, História do Brasil, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

No século XVII, a região do Grão-Pará onde hoje se localiza o Amapá, era cobiçada e atacada por outras potências europeias, que tinham interesses na região, além de Portugal. Entre essas potências, estavam

10 Questão 388495 | História, História do Brasil, Analista em Reforma Agrário, INCRA, NCE, 2005

Na década de 60, no Brasil, diferentes autores buscavam caracterizar as relações de trabalho no campo brasileiro. Em 1966, Caio Prado Junior escreveu seu livro intitulado A Revolução Brasileira. Para esse autor, as relações de trabalho no campo: