Questões de Concursos - História do Brasil - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - História do Brasil - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A “Nova República” representa uma nova fase da história política brasileira, marcada pela confiança da sociedade em restabelecer a democracia plena e recuperar a economia e o padrão de vida dos brasileiros. Em 1989, vários candidatos concorreram nas primeiras eleições diretas para a Presidência da República, após os anos de ditadura militar, sendo eleito Presidente:
O que é desenvolvimento sustentável?
O futuro das florestas brasileiras encontra-se ameaçado. Além da extração ilegal de madeira e das queimadas, a agricultura, a pecuária e a urbanização se aceleraram e devoram a Amazônia pelas bordas. A mais recente ameaça está na monocultura:
Entre os vários problemas ambientais em evidência, um dos mais graves é a poluição do ar provocada pelo lançamento do dióxido de carbono-CO2 na atmosfera. Esse gás tão poluidor NÃO é proveniente do(a):
Antes da segunda Guerra Mundial a economia brasileira baseava-se na produção de produtos agrícolas. Com a guerra, várias medidas visando o desenvolvimento econômico foram tomadas, entre as quais:
“Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior – estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente.” (D"ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).

Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:
“Nesse sentido, discordamos de uma explicação baseada num só fator – que consideramos, entretanto, muito importante – e sugerimos questionar a estabilidade em torno de três temas fundamentais: o papel dos partidos políticos (especificamente a aliança PSD/PTB); o papel das Forças Armadas (notadamente o Exército, sob a chefia do General Lott) e o papel do Executivo, através de sua política econômica-administrativa.” (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O governo Kubitschek – Desenvolvimento e Estabilidade política . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 26).

Com relação à política econômica de Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:
(UFRN) No período colonial, a vida socioeconômica do Brasil agrário baseava-se na grande propriedade rural. Pode-se afirmar que essa propriedade:
Sobre a sociedade e cultura coloniais brasileiras, assinale a alternativa incorreta:
Em novembro de 1807, temendo ser aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, deixou Lisboa acompanhado de sua família e de boa parte da nobreza da Corte, em direção ao Brasil, onde se estabeleceu até 1821, ano em que regressou à metrópole já como rei. Com relação às diversas consequências, para a colônia, da permanência de D. João VI no Brasil, julgue (C ou E) os itens seguintes. Em 1808, ocorreu a fundação da Escola Médico-Cirúrgica, na Bahia, bem como a fundação da Academia Real Militar e da Academia Real da Marinha, no Rio de Janeiro.