Questões de História e Geografia de Estados e Municípios para Concursos

Resolva Questões de História e Geografia de Estados e Municípios para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 51467 - Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Analista Legislativo - AL RO - FGV - 2018
  • Em 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek, o antigo trajeto da Comissão Rondon serviu de guia para a construção da BR-364, ligando Cuiabá a Porto Velho e Rio Branco. Os projetos de colonização da década de 1970 e o asfaltamento da BR-364 na década de 1980 configuram um ponto de inflexão da história de Rondônia.
    Adaptado de Rondônia: do leito do Madeira às margens da BR-364. Belo Horizonte: Instituto Bioterra, 2013.

    As afirmativas a seguir identificam corretamente aspectos da "inflexão histórica" a que o texto se refere, à exceção de uma. Assinale-a. 
  • 2 - Questão 16912 - Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Cadete da Polícia Militar - Polícia Militar GO - FUNCAB - 2010
  • Cora Coralina, em um trecho do seu poema “Minha cidade”, faz a seguinte referência a Goiás.

    “Goiás,minha cidade... eu sou aquela amorosa de tuas ruas estreitas curtas, indecisas, entrando, saindo uma das outras.”

    Muitos consideram Cora Coralina como a escritora que melhor descreveu os “becos de Goiás” e o modo de viver do povo goiano. Em sua homenagem, a cidade histórica de Goiás Velho foi tombada pela UNESCO porque se trata, do ponto de vista arquitetônico, de um conjunto urbano que reflete:
  • 4 - Questão 31800 - Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • Analise as afirmativas a seguir, relacionadas aos aspectos naturais, físicos e geográficos do Estado do Tocantins.

    I. No Tocantins o clima que predomina é o tropical, o qual apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa; a primeira produz temperatura com média anual de 26°C e a segunda, 32°C.
    II. A vegetação predominante no Estado é o cerrado (cobre 60% do território), cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. O restante do território é constituído pela floresta de transição amazônica, ao centro-norte do estado.
    III. O Estado faz parte dos principais potenciais hídricos do Brasil; dessa forma o território demonstra importantes rios como o Araguaia, o Tocantins, do Sono, das Balsas e Paraná, sendo que no primeiro está localizada a segunda maior ilha fluvial do mundo, denominada de Ilha do Bananal.

    Pode-se afirmar que:
  • 6 - Questão 31863 - Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Assistente de Tecnologia da Informação - CRM MS - MS CONCURSOS - 2014
  • A Lei nº 3.143, de 20 de dezembro de 2005, criou a Faixa Governamental, como distintivo do cargo de Governador do Estado de Mato Grosso do Sul. Com base no estabelecido nessa Lei, analise se são falsas ou verdadeiras as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

    ( ) O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, no ato solene de posse no cargo, logo depois da afirmação do compromisso constitucional, receberá a Faixa Governamental das mãos do Presidente da Assembléia Legislativa.
    ( ) A critério dos Governadores sucedido e sucessor, este poderá receber a Faixa Governamental das mãos daquele, sem prejuízo da solenidade de posse em sessão da Assembléia Legislativa, na forma do disposto no art. 85 da Constituição Estadual.
    ( ) O Governador poderá transferir provisoriamente a Faixa Governamental ao Presidente da Assembleia Legislativa, em suas ausências eventuais, retomando-a tão logo retorne ao exercício do cargo.
    ( ) A Faixa Governamental será exposta à contemplação pública no prédio da sede do Poder Executivo e preservada para utilização nas solenidades oficiais previstas nesta Lei.
  • 10 - Questão 19608 - Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Técnico Legislativo - AL RN - FCC - 2013
  • Considere:

    Dizem que o cangaceiro,
    valentão e corajoso,
    se arrependeu e foi salvo
    por Jesus, pai generoso.
    Mossoró guarda um mistério,
    porque no seu Cemitério
    Jararaca é milagroso.


    Nestes versos de cordel, de autoria de Concriz, o poeta menciona a figura de José Leite de Santana, cangaceiro cujo apelido era Jararaca. Fazia ele parte do bando de Lampião, que em 1927 tentou assaltar a cidade de Mossoró e foi violentamente rechaçado. Sobre o episódio, é correto afirmar que Jararaca