Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis História e Geografia de Estados e Municípios com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

Cinco capitais brasileiras – Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Curitiba – estão entre as 20 mais desiguais, entre 141 cidades de países em desenvolvimento pesquisadas pelo Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat). A desigualdade se reflete na alocação dos terrenos e dos serviços urbanos como transportes, principalmente. A deficiência retratada nos sistemas de transportes em uma cidade como Goiânia pode ser observada de forma correta em:
Acerca da organização político-administrativa conforme a Constituição do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.
As florestas de Rondônia são ricas em espécies vegetais. Pode-se dizer que o primeiro produto explorado, responsável pelo povoamento dos vales do Madeira, Mamoré, Guaporé, Machado e seus afluentes foi:
A Região Norte do Brasil historicamente é alvo de uma série de políticas públicas de ocupação. O processo de ocupação envolve diferentes setores que, dependendo do período ganham ou perdem importância. Entre os setores a seguir, o que ganhou maior destaque em Rondônia, com base nas políticas públicas nacionais, nos últimos anos foi a:
Uma parcela da rede de transportes de Rondônia integra o chamado "Arco Norte", um sistema intermodal estratégico que envolve a Bacia Amazônica brasileira e um trecho da Bacia do Paraná-Paraguai (Mato Grosso).

A respeito do Arco Norte, analise as afirmativas a seguir.

I. O sistema intermodal do Arco Norte conecta o vale amazônico às rotas mais estruturadas do Sul e Sudeste, para aprimorar a logística de exportação para a Europa, América e Ásia.
II. Pelas rodovias, ferrovias e hidrovias do Arco Norte são escoados principalmente grãos, carnes, derivados de madeira e minérios e são desembarcados fertilizantes e outros insumos.
III. O corredor do Madeira conecta Porto Velho a Itacoatiara (AM), beneficiando o escoamento da produção agrícola do norte de Mato Grosso e do sudeste de Rondônia.

Está correto o que se afirma em 
O processo de ocupação da imensa região interiorana brasileira teve diversos personagens importantes. Cândido Rondon, sem dúvida, foi um dos principais protagonistas. Tendo atuado diretamente em diferentes instituições oficiais do governo brasileiro até a década de 30 do século XX, Cândido Rondon acumulou duas chefias. Uma delas na Comissão de Linhas Telegráficas do Mato Grosso ao Amazonas e a outra no:
A pecuária constituiu importante elemento na ocupação do território goiano durante e pós-período mineratório. O rebanho bovino formado por gado vacum contribuiu para a fixação de populações no interior do estado, bem como para o surgimento de novos povoados, às margens e entroncamentos dos caminhos utilizados no transporte das tropas. São exemplos de cidades que tiveram sua origem diretamente ligada a tais fatores:
Sergipe é o menor Estado em área do país e apresenta grande parte de seu território no chamado “polígono das secas”. Em relação aos aspectos naturais do Estado, é correto afirmar:
Leia o texto.

A região e caracterizada, especialmente no inicio do seculo XX, pela ocupação estimulada pelos trilhos da Estrada de Ferro. Atualmente, apresenta uma rede urbana pouco densa, com predominio de cidades abaixo de 10.000 habitantes. Além da forte agricultura, sua economia se destaca pela produção mineral e pela presença de industrias do setor automotivo.

O texto faz referencia a região goiana conhecida como