Questões de História e Geografia de Estados e Municípios para Concursos

Resolva Questões de História e Geografia de Estados e Municípios para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 19609.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Técnico Legislativo - AL RN - FCC - 2013
  • Sobre o processo abolicionista no Rio Grande do Norte, é correto afirmar que
  • 3 - Questão 17511.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - 2008
  • Fiadora e guardiã da sociedade, a Igreja sempre dispôs de bastante prestígio.

    Acerca das ordens religiosas da capitania da Paraíba e de seus mosteiros podem ser destacados os seguintes elementos:

    I- Os jesuítas foram os primeiros missionários que chegaram à capitania da Paraíba e acompanharam todas as lutas da colonização.

    II- Os franciscanos construíram o Convento de São Francisco o qual se constituiu num núcleo de catequese para encaminhar os brasilíndios ao trabalho útil e orientado.

    III- Os beneditinos foram expulsos da capitania da Paraíba, porque se posicionaram contra a Santa Inquisição e não usavam métodos de educação tão rígidos como os jesuítas.

    IV- Os missionários carmelitas fundaram o mosteiro de São Bento onde iniciaram os trabalhos missionários.

    Dentre eles, estão CORRETOS:
  • 4 - Questão 22801.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Executivo Público - Casa Civil SP - FCC - 2010
  • O último ano de seu governo [Sarney] foi, em todos os sentidos, desastroso (...). O clima era de fim de festa. A porta do cofre público foi aberta em benefício de políticos inescrupulosos que barganhavam apoio ao presidente em troca de favores políticos e/ou financeiros, o que contribuía para aumentar o desgaste da imagem dos políticos junto à opinião pública.

    (Francisco de Assis Silva. História do Brasil. São Paulo: Moderna, 1992, p. 326-27)

    As informações do texto identificam uma prática política, que a Nova República evidenciou, conhecida como
  • 5 - Questão 42601.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • Durante a Primeira República, em Goiás, é possível se caracterizar uma política coronelista estadual, efetivada pela relação entre os coronéis interioranos e a capital.A permanência dessa política é decorrente
  • 6 - Questão 24036.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Auditor - CGE MT - FMP - 2015
  • Tendo em vista a fundação de Cuiabá e a ocupação do Mato Grosso considere as seguintes assertivas.

    I - A cidade de Cuiabá, além de outras cidades do Mato Grosso, foi fundada na época da descoberta do ouro e diamantes nessa região.
    II - Com o esgotamento da atividade extrativa, a área citada passou por um longo período de estagnação econômica.
    III - As principais atividades econômicas dos povoados mato-grossenses, pós época aurífera, eram a pecuária extensiva, a extração rudimentar de madeira e a pequena agricultura de alimentos.
    IV - A fundação de Rondonópolis, nas proximidades de Cuiabá, no final do século XIX, reforçou a posição da capital mato-grossense.

    Estão corretas apenas:
  • 7 - Questão 49895.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2016
  • Sobre as características e especificidades das Regiões de Desenvolvimento - RD do Estado de Pernambuco, analise os itens abaixo: 

    I. A RD do São Francisco concentra o PIB mais elevado do Estado de Pernambuco e se caracteriza pela tendência de expansão da ocupação humana em razão dos incentivos promovidos pelos gestores públicos para o desenvolvimento do maior polo industrial de confecções do estado e crescimento da fruticultura, sobretudo para abastecimento interno.
    II. Pode-se observar, na RD da Mata Sul, uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.
    III. A RD Metropolitana possui o maior quantitativo populacional e apresenta maior concentração de empreendimentos econômicos, com destaque para os que se originaram com a instalação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que tem atraído diversos investimentos, inclusive os do setor imobiliário nas localidades próximas ao referido empreendimento.
    IV. Na RD do Agreste Setentrional, especialmente nos Municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, observa-se um significativo crescimento dos centros urbanos em razão, sobretudo, dos incentivos ao polo industrial de confecções.

    Estão CORRETOS apenas
  • 8 - Questão 49899.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2016
  • O olhar geográfico possibilita analisar e compreender o espaço onde as sociedades humanas estão inseridas. No caso de Pernambuco e de seus aspectos geográficos, é INCORRETO afirmar que o Estado apresenta 
  • 9 - Questão 17775.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - IBFC - 2014
  • A distribuição dos climas da Paraíba está relacionada com a localização, ou seja, quanto mais próximo do litoral, mais úmido será o clima, quanto mais longe, mais seco. Três tipos ocorrem na Paraíba:

    I. Clima Tropical quente-úmido: domina o litoral, a região da mata e parte do agreste. Com chuvas abundantes e temperatura média anual de 26°C. Com essas características, esse tipo climático domina em todo o sertão.
    II. Clima semiárido: Com chuvas de verão, predomina no Cariri, no Seridó, em grande parte da Borborema e do sertão. Sua principal característica não é a ausência de chuva, mas sua irregularidade.
    III. Clima Tropical semiúmido: chuvas de verão-outono estendem-se pela região do litoral.

    Estão corretas as afirmativas: