Questões de Idade Contemporânea para Concursos

Resolva Questões de Idade Contemporânea para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 54330.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (Unifor-CE) Em março de 1933, Roosevelt assume a presidência dos EUA, no apogeu da crise econômico-social, o desemprego atingia mais de um quarto da população ativa... O novo presidente, discursando em sua posse, disse: “O país pede ação, e ação imediata (...). Precisamos agir, e agir com rapidez”. A solução encontrada denominou-se
  • 2 - Questão 54283.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRS) Leia os itens abaixo que se referem a possíveis resultados imediatos da guerra Franco-Prussiana de 1870:

    I. A ocupação imperialista da Argélia pela França.
    II. A fundação da Internacional pelos nacional-socialistas da Áustria.
    III. O fim do II Império Francês de Luís Bonaparte e a instauração do II Reich.

    Quais estão corretos?
  • 3 - Questão 54344.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (Fuvest-SP) Gandhi (1869-1948) conseguiu mobilizar milhões de indianos na luta para tornar o país independente da dominação britânica, recorrendo ao
  • 4 - Questão 54336.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (UFPE) O Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, visava a:
  • 5 - Questão 54350.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRS) Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a
  • 6 - Questão 54333.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (F. M. Itajubá-MG) Dois momentos marcantes na História americana, com repercussão em todo o mundo ocidental, foram o “crack” de 1929 e o “New Deal”. A que se referem essas duas expressões, respectivamente?
  • 7 - Questão 54352.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRS) NÃO pode ser considerado(a) conseqüência da crise econômica de 1929
  • 8 - Questão 54284.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (FGV-SP) Leia as afirmações abaixo, sobre a Restauração na França, e assinale a alternativa correta.

    I. Durante a Restauração (1789-1815), os Bourbon buscaram reinstalar o absolutismo, sofrendo, por isso, uma resistência popular de caráter republicano e ações de terror contra a nobreza.
    II. O parlamento francês, na primeira fase da Restauração, foi composto por três forças políticas: a ultra-realista, a constitucional e a liberal.
    III. Na tentativa de consolidar uma transição, durante a Restauração, foi instituído o voto censitário.
    IV. A vitória da Revolução Liberal, nas jornadas de julho, não representou o triunfo do liberalismo sobre o absolutismo.
    V. Luís XVIII e Carlos X ficaram conhecidos como os “reis da restauração”, enquanto Luís Felipe de Orléans, como o “rei dos banqueiros” nesse processo.
  • 9 - Questão 54324.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (U. Santa Úrsula-RJ) O final da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) levou a derrota à Alemanha, que se viu obrigada a assinar o Tratado de Versalhes que intensificou a humilhação e o isolamento da Alemanha. Esse tratado determinou que:
  • 10 - Questão 54339.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (UFPE) Sobre a desagregação do Bloco Socialista, é incorreto afirmar que