Questões de Identidade dos Seres Vivos - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Identidade dos Seres Vivos com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 61930. Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Os níveis de citocininas em folhas destacadas da cactácea Pereskia caem quando não são formadas raízes. Entretanto, as folhas destacadas que formaram raízes mostram um aumento deste hormônio. O transporte das citocininas das raízes para as folhas se dá através do:

2Questão 268539. Biologia, Identidade dos seres vivos, Analista Biologia, MPU, CESPE, 2010

No que se refere ao reino animal, julgue o item subsequente.

Os animais conhecidos popularmente como gambás pertencem ao gênero Didelphis, por sua vez pertencentes à ordem Didelphimorphia. A ordem Didelphimorphia pertence à subclasse Rodentia, classe Mammalia e subfilo Vertebrata.

3Questão 266994. Biologia, Identidade dos seres vivos, Analista Biologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
Acerca do ciclo de vida e da estrutura celular das plantas, julgue os
itens a seguir.

No ciclo de vida dos vegetais, pode ser identificada a alternância de gerações entre as fases gametófito e esporófito. A fase duradoura das plantas vasculares corresponde ao esporófito; por outro lado, nos musgos, essa fase é representada pelo gametófito.

4Questão 269241. Biologia, Identidade dos seres vivos, Analista Biologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
Acerca do ciclo de vida e da estrutura celular das plantas, julgue os
itens a seguir.

Na folha das dicotiledôneas, o parênquima paliçádico concentra-se junto à epiderme superior, e o parênquima lacunoso, junto à superfície inferior da folha, onde também é encontrada maior concentração de células-guarda.

5Questão 210126. Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Identidade dos seres vivos, Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, INEP, 2010

As estrelas-do-mar comem ostras, o que resulta em efeitos econômicos negativos para criadores e pescadores. Por isso, ao se depararem com esses predadores em suas dragas, costumavam pegar as estrelas-do-mar, partilas ao meio e atirá-las de novo à água. Mas o resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, e sim o aumento do seu número.
DONAVEL, D. A bela é uma fera. Super Interessante. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 abr.2010(adaptado)

A partir do texto e do seu conhecimento a respeito desses organismos, a explicação para o aumento da população de estrelas-do-mar, baseia-se no fato de elas possuírem

6Questão 209182. Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Identidade dos seres vivos, Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, INEP, 2010

os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territorios.Dispersao é favorecida por certas caracteristicas do frutos(ex: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradaveis, porpa suculenta) e das sementes (ex: presença de guanços e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas).Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre tem uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.
CHIARADIA,A.Mini-manual de pesquisa:Biologia, Jun 2004(adaptado).

Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?

7Questão 218676. Biologia, Identidade dos seres vivos, Perito Criminal Biologia, PC RJ, IBFC, 2013

São besouros longos e delgados, distinguidos pelos élitros curtos, com seis ou sete ventritos visíveis. Asas posteriores bem desenvolvidas, dobrando-se sobre o élitro. São insetos ativos que correm e voam rapidamente, mantendo o ápice do abdome erguido. Cabeça prognata, às vezes defletida, têm mandíbulas longas, delgadas, geralmente cruzadas na frente da cabeça. Antenas filiformes ou moniliformes. Tanto larvas quanto adultos possuem hábitos predadores, sendo as larvas de dípteros o seu alimento preferido. Mas podem comer outros táxons que ocorrem no cadáver. Chegam ao cadáver, geralmente, no estágio de inchamento, quando são intensas as atividades das larvas de dípteros. O texto acima se refere à ordem Coleóptera. Assinale a família descrita:

8Questão 61929. Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

A descoberta das citocininas, um fitormônio, foi uma consequência direta do trabalho com cultura de tecidos vegetais de calo de fumo feito por Folke Stkoog, que estava interessado no controle químico da diferenciação. Entre os efeitos fisiológicos das citocininas, pode-se citar:

9Questão 61933. Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

“O Ministério da Saúde informa que não se confirma como peste bubônica o caso no município de São Gonçalo (RJ), pois não atende à definição de caso suspeito, ou seja, o quadro clínico apresentado pela paciente não se enquadra na definição de casos suspeitos para peste bubônica.”

(https://www.metropoles.com/saude/saiba-o-que-e-pestebubonica-paciente-com-doenca-e-confirmada-no-rio)

O agente causador da peste bubônica é classificado no taxon:

10Questão 61931. Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Pesquisadores do Instituto de Biologia da UFF dão mais um passo nas pesquisas sobre o tratamento da doença de Chagas, uma doença considerada como negligenciada (..). A novidade fica por conta dos testes com a quinidina, fármaco já utilizado para tratar a malária.

(http://www.uff.br/?q=noticias/12-09-2018/uff-descobresubstancias-promissoras-para-o-tratamento-da-doenca-dechagas, acesso em 10/01/2019).

A doença de Chagas: