← Início

Questões de Concursos - Identidade dos seres vivos - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Identidade dos seres vivos - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Tão logo a morte se dá, os insetos alcançam o cadáver: primeiros as moscas, e depois outros grupos que se sucedem de modo previsível. Levando em consideração o padrão de sucessão de insetos, assinale o item que cita as principais ordens de interesse forense:

Texto associado.
Acerca do ciclo de vida e da estrutura celular das plantas, julgue os
itens a seguir.

Na folha das dicotiledôneas, o parênquima paliçádico concentra-se junto à epiderme superior, e o parênquima lacunoso, junto à superfície inferior da folha, onde também é encontrada maior concentração de células-guarda.

A descoberta das citocininas, um fitormônio, foi uma consequência direta do trabalho com cultura de tecidos vegetais de calo de fumo feito por Folke Stkoog, que estava interessado no controle químico da diferenciação. Entre os efeitos fisiológicos das citocininas, pode-se citar:
“O Ministério da Saúde informa que não se confirma como peste bubônica o caso no município de São Gonçalo (RJ), pois não atende à definição de caso suspeito, ou seja, o quadro clínico apresentado pela paciente não se enquadra na definição de casos suspeitos para peste bubônica.”

(https://www.metropoles.com/saude/saiba-o-que-e-pestebubonica-paciente-com-doenca-e-confirmada-no-rio)

O agente causador da peste bubônica é classificado no taxon:
São besouros longos e delgados, distinguidos pelos élitros curtos, com seis ou sete ventritos visíveis. Asas posteriores bem desenvolvidas, dobrando-se sobre o élitro. São insetos ativos que correm e voam rapidamente, mantendo o ápice do abdome erguido. Cabeça prognata, às vezes defletida, têm mandíbulas longas, delgadas, geralmente cruzadas na frente da cabeça. Antenas filiformes ou moniliformes. Tanto larvas quanto adultos possuem hábitos predadores, sendo as larvas de dípteros o seu alimento preferido. Mas podem comer outros táxons que ocorrem no cadáver. Chegam ao cadáver, geralmente, no estágio de inchamento, quando são intensas as atividades das larvas de dípteros. O texto acima se refere à ordem Coleóptera. Assinale a família descrita:

Pesquisadores do Instituto de Biologia da UFF dão mais um passo nas pesquisas sobre o tratamento da doença de Chagas, uma doença considerada como negligenciada (..). A novidade fica por conta dos testes com a quinidina, fármaco já utilizado para tratar a malária.

(http://www.uff.br/?q=noticias/12-09-2018/uff-descobresubstancias-promissoras-para-o-tratamento-da-doenca-dechagas, acesso em 10/01/2019).

A doença de Chagas:
Como exemplo de estrutura do corpo humano surgida a partir do folheto germinativo mesoderme tem-se:
As doenças virais são quase sempre transmitidas de planta para planta por invertebrados, como insetos e nematoides. A maioria das doenças virais de plantas é causada por vírus de RNA, como o mosaico do tabaco. Em humanos, há também doenças causadas por vírus de RNA, entre as quais o(a):
O fenômeno da gutação é um tipo de exsudação da qual participam elementos epidérmicos de excreção de água. Esse fenômeno ocorre graças aos elementos dérmicos chamados de:
Texto associado.
Acerca do ciclo de vida e da estrutura celular das plantas, julgue os
itens a seguir.

No ciclo de vida dos vegetais, pode ser identificada a alternância de gerações entre as fases gametófito e esporófito. A fase duradoura das plantas vasculares corresponde ao esporófito; por outro lado, nos musgos, essa fase é representada pelo gametófito.