Questões de Imunologia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Imunologia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 380713 | Biologia, Imunologia, Técnico em Produção, Hemobrás, CESPE, 2008

Considerando as técnicas disponíveis para o estudo laboratorial de imunoglobulinas, julgue os seguintes itens.

O nefelômetro é um equipamento capaz de medir o máximo de dispersão que ocorre durante a reação antígeno-anticorpo, permitindo a dosagem de proteínas específicas como imunoglobulinas.

2 Questão 379956 | Biologia, Imunologia, Técnico de Vigilância em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE, 2004

Em relação a diversos aspectos das patologias cujas ações de vigilância epidemiológica têm sido apoiadas e fortalecidas pela atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), julgue os seguintes itens.

O sistema complemento é composto por proteínas que circulam em sua forma inativa, que podem ser ativadas ao entrar em contato com patógenos.

3 Questão 380543 | Biologia, Imunologia, Bioquímico, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE, 2006

Na imunofluorescência direta, identificamos um agente infeccioso através da fluoresceína conjugada

4 Questão 380841 | Biologia, Imunologia, Técnico em Produção, Hemobrás, CESPE, 2008

Considerando as técnicas disponíveis para o estudo laboratorial de imunoglobulinas, julgue os seguintes itens.

As técnicas empregadas na dosagem de imunoglobulinas baseiam-se na concentração do complexo antígeno-anticorpo formado durante o ensaio.

5 Questão 385042 | Biologia, Imunologia, Biólogo, UNIPAMPA RS, CESPE, 2013

Considerando as características biológicas das bactérias e as respostas imunológicas envolvidas no reconhecimento bacteriano, julgue os itens que se seguem.

Flagelinas provenientes de bactérias são reconhecidas por receptores do tipo Toll 5 (TLR5).

6 Questão 60409 | Medicina, Imunologia, Ensino Superior

Os testes imunológicos fornecem informações importantes para o diagnóstico e tratamento de pacientes. Detectam a presença de anticorpos (Ac) contra parasitas, fungos, bactérias, vírus ou a presença de antígenos (Ag) destes agentes. Assinale a alternativa que apresenta a técnica imunológica baseada em reações Ag-Ac detectáveis por meio de reações enzimáticas e que é um dos métodos para diagnóstico da doença de Chagas.

7 Questão 387138 | Biologia, Imunologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, 2010

Uma onça pintada foi capturada e verificou-se que ela apresentava febre e ferimentos em uma das patas traseiras, que estava inchada e com pequenos cortes. Considerando essa situação hipotética, conhecimentos imunológicos e as respostas sistêmicas aos danos e inflamações teciduais, julgue os itens que se seguem.

A área lesada induz a produção de interleucina 1, que, por sua vez, pode ter provocado febre na onça.

8 Questão 379134 | Biologia, Imunologia, Bioquímico, SEMAD MA, CESPE, 2008

Os ensaios imunológicos permitem a detecção de níveis mínimos de proteínas no soro, o que aumentou muito a sensibilidade dos métodos utilizados. Com relação às provas sorológicas, julgue os itens subseqüentes.

Durante as infecções aguda e crônica pelo vírus da hepatite B, são detectáveis as produções de IgM e IgG anti-HbcAg, respectivamente, e a presença do antígeno HbsAg.

9 Questão 382963 | Biologia, Imunologia, Instituto Quadrix, 2017

Acerca do sistema imunológico humano, julgue os próximos itens. Ao receber sinais de várias partes do corpo e enviar moléculas sinalizadoras capazes de alterar a atividade fisiológica de outros órgãos, o sistema imunológico atua como uma espécie de ?órgão sensorial?.

10 Questão 383446 | Biologia, Imunologia, Biomédico, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

A resposta Imune estimulada pela exposição a agentes infecciosos é denominada imunidade adaptativa ou adquirida, podendo ser classificada em dois tipos: Imunidade humoral e Imunidade celular. Quanto a esses tipos, analise as afirmativas abaixo:

I. Os linfócitos são mediadores das respostas imunes humoral e celular, pois reconhecem e respondem a diferentes antígenos.

II. Os linfócitos T reconhecem antígenos extracelulares e se diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos.

III. Os linfócitos T auxiliares secretam citocinas, que estimulam a proliferação e diferenciação dos próprios linfócitos T e ativam outras células, incluindo linfócitos B.

IV. Os linfócitos T não reconhecem antígenos associados à parede celular.

V. Os linfócitos B são as únicas células capazes de se diferenciarem e de produzir anticorpos.

Estão CORRETAS