Questões de Inclusão e Exclusão para Concursos

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  • 1 - Questão 57027 - Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio - CESPE
  • Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

    Recomenda-se que alunos surdos matriculados na escola regular frequentem turmas comuns em que haja outros estudantes surdos.
  • 2 - Questão 34084 - Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.

    Depoimentos como este confirmam
  • 3 - Questão 57075 - Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A inclusão é caracterizada como:
  • 4 - Questão 34083 - Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • A presença do preconceito em relação às pessoas com deficiência, muitas vezes existente na escola, só faz aumentar sua situação de desvantagem criada por essa atitude, assim como, acentuar seu sentimento de incapacidade. No entanto, muitas vezes não é uma situação de preconceito somente, mas a falta de convívio com os diferentes.

    Uma das medidas necessárias para que se minimize esta situação é a concretização das determinações contidas na LDB, como
  • 6 - Questão 34082 - Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • Na questão do analfabetismo no Brasil, para além de um descaso de políticas públicas de educação, há que se considerar a importância do papel da mídia no senso comum, especialmente nos últimos anos, no sentido de associar, aos índices divulgados de analfabetismo, a marginalidade, a criminalidade e a miséria.

    Em uma escola que ainda tem como perfil um acesso relativamente restrito e uma permanência por vezes precária, estes fatos
  • 7 - Questão 57033 - Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio - CESPE
  • As diretrizes nacionais para a educação especial na educação  básica afirmam que o atendimento escolar desses alunos terá  início na educação infantil. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

    São  considerados  como  educandos  com  necessidades  educacionais  especiais  os  que,  durante  o  processo  educacional, apresentarem  dificuldades acentuadas  de  aprendizagem  ou  limitações  e  dificuldades  de  comunicação  e  sinalização  diferenciadas  dos  demais  alunos  e  os  que  apresentarem  altas  habilidades  ou  superdotação.
  • 8 - Questão 57080 - Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A Matemática inclusiva, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva considera que a educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando. Nesse sentido, o Atendimento Educativo Especializado (AEE), previsto na referida política, tem como uma de suas características
  • 9 - Questão 57076 - Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • Qual o Objetivo do NAPNE/IFPR?
  • 10 - Questão 57081 - Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • No Brasil, a discussão sobre a inclusão no âmbito educativo tomou relevância na década de 1990, impulsionada pela mobilização internacional, como a Declaração de Salamanca (1994), que destaca, entre os princípios que configuram as políticas atuais relativas à Educação Especial, a garantia da qualificação profissional dos educadores e a valorização do outro como sujeito e como ser humano que possui diferenças dentro da imensa diversidade humana. Em 1998, o MEC publicou o Referencial Curricular Nacional, cuja finalidade era contribuir para o trabalho dos profissionais da Educação Infantil, influenciando os entendimentos sobre conceitos como diversidade, integração e inclusão. Conforme este documento, e tendo em conta educar crianças com necessidades especiais, identifique a alternativa INCORRETA.