Questões de Inclusão e Exclusão para Concursos

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  • 1 - Questão 57030.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio - CESPE
  • A  Constituição  Federal  e  a  Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação Nacional oferecem subsídios para a elaboração das  normas  para  o  sistema  de  ensino  do  Distrito  Federal  expressas  na  Resolução  n.º  1/2012.  Com  base  nessa  Resolução e em suas alterações, julgue o item a seguir.

    Os  conteúdos  de  história  e  cultura  afro‐brasileira  e  indígena  são  obrigatórios  apenas  nos  componentes  curriculares artes, literatura e história.
  • 2 - Questão 57026.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio - CESPE
  • Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

    No Brasil, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.
  • 3 - Questão 57083.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • É muito comum nos ambientes escolares, na atualidade, a existência de vários materiais e/ou recursos didáticos utilizados para atender os alunos com deficiência que são matriculados na rede regular de ensino. Portanto, qual dentre os materiais destacados abaixo são utilizados para Discriminação Auditiva?
  • 4 - Questão 57027.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio - CESPE
  • Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

    Recomenda-se que alunos surdos matriculados na escola regular frequentem turmas comuns em que haja outros estudantes surdos.
  • 5 - Questão 57084.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, enumera que são público-alvo estudantes que dentre outras especificidades possuem transtornos globais do desenvolvimento. Segundo a Resolução, enquadram-se nesta especificidade citada, de acordo com o artigo 4º , item II, EXCETO:
  • 6 - Questão 34081.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa

    I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos.
    II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto.
    III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar.
    IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas.
    V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um.

    Está correto o que se afirma APENAS em
  • 7 - Questão 57079.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A partir de 1994, a Declaração de Salamanca introduziu o conceito de educação inclusiva. Sobre a inclusão nas escolas de crianças com necessidades educativas especiais, assinale a alternativa correta.
  • 8 - Questão 57075.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A inclusão é caracterizada como:
  • 9 - Questão 57034.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio - CESPE
  • As diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica afirmam que o atendimento escolar desses alunos terá início na educação infantil. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

    São considerados como educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações e dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos e os que apresentarem altas habilidades ou superdotação.
  • 10 - Questão 57028.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio - CESPE
  • Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

    No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência foi iniciado com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos — atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC) — e do Instituto dos Surdos-Mudos — atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).