← Início

Questões de Concursos - Infecção Desinfecção Higienização Esterilização - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Infecção Desinfecção Higienização Esterilização - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com relação às cirurgias, julgue os próximos itens. Classificam-se como infectadas as cirurgias realizadas em tecidos com supuração local, em tecido necrótico, em feridas traumáticas sujas.
No hospital concentram-se hospedeiros mais suscetíveis e microrganismos mais resistentes, tornando-o um local insalubre por excelência. Faz-se necessário reduzir os riscos e expor o paciente o mínimo possível à contaminação. Diante desse quadro, é fundamental entender os processos gerais de assepsia, de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. O tempo de exposição, quando se utiliza o calor úmido, é constituído de três etapas: o tempo de penetração do vapor, tempo de esterilização e o intervalo de confiança.
O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A flora normal é a principal responsável por infecções hospitalares.
Os pacientes impossibilitados de alimentar-se sozinhos podem fazer uso de nutrição enteral. Assim, são assistidos pela equipe de enfermagem, que administra a dieta por meio de sondas, com cuidados específicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 59 a 63. Após a alta hospitalar de um paciente, deve-se realizar uma desinfecção concorrente do local com solução de álcool a 50%.
O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Na higienização simples de mãos, o enfermeiro deve lembrar-se de lavá-las e secá-las até a altura dos cotovelos.
No hospital concentram-se hospedeiros mais suscetíveis e microrganismos mais resistentes, tornando-o um local insalubre por excelência. Faz-se necessário reduzir os riscos e expor o paciente o mínimo possível à contaminação. Diante desse quadro, é fundamental entender os processos gerais de assepsia, de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. No âmbito hospitalar, o álcool é um dos desinfetantes mais utilizados, sendo possível encontrá-lo tanto como o álcool etílico quanto como o isopropílico.

Um homem de 46 anos de idade está internado em uma clínica médica para tratamento de câncer no estômago, acompanhado de sua esposa. Seus sinais vitais são: 115 batimentos por minuto, 25 movimentos respiratórios por minuto, 36,5 ºC e pressão 154 mmHg × 88 mmHg. Está com ferida em um dos maléolos, extensa, aberta, com drenagem de secreção purulenta. Tem acesso venoso central, pela veia subclávia direita. Consegue ir ao banheiro somente com auxílio e toma banho sentado. Segundo a esposa, eles estão habituados a retirar todos os curativos dentro do chuveiro e a lavar bem as feridas. A dieta tem sido oferecida pela sonda nasogástrica, pois o paciente não consegue deglutir. Queixa-se de dor hipogástrica e ausência de micção, mesmo na presença de uma sonda de Foley, instalada há dois dias, com sistema de drenagem aberto. Sua ingesta hídrica foi normal durante todo o dia. Está prescrito um enema intestinal devido ao quadro de constipação.

Considerando os cuidados de enfermagem e aspectos relevantes relacionados ao quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.

Uma das causas de infecções hospitalares é a inserção de sonda vesical, assim, o trato urinário do paciente é um importante sítio para a infecção hospitalar.
Embora a higienização das mãos seja, comprovadamente, a medida mais importante em prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, a adesão dos profissionais a essa medida ainda é insuficiente. A respeito desse tema e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A higienização das mãos com preparação alcoólica é indicada antes e após o contato com o paciente.
A infecção adquirida durante a hospitalização, que não estava presente nem em período de incubação por ocasião da admissão do paciente, é denominada infecção hospitalar. Geralmente, aparecem de 48 horas a 72 horas após a internação. Acerca da prevenção de infecção em procedimentos de risco, julgue os itens que se seguem. O risco de exposição a agentes infecciosos veiculados pelo sangue é mais elevado entre os profissionais dos serviços de unidades clínicas quando comparado aos profissionais das unidade de emergência.
O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana existentes em determinado objeto, em sua superfície ou interior.