← Início

Questões de Concursos - Infecção Hospitalar - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Infecção Hospitalar - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


No controle de infecções, os profissionais de saúde adotam medidas fundamentais na tentativa de impedir a disseminação de doenças infecciosas. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

No cuidado a uma criança internada, com sarampo, devem ser instituídas todas as medidas de precauções-padrão, além das medidas por contato, como uso do avental, luvas, máscaras e gorros.

As principais síndromes infecciosas hospitalares são do(a), EXCETO:

Considerando que as infecções hospitalares estão entre as maiores causas de morte em hospitais brasileiros e são responsáveis também pelo aumento da taxa de morbidade, dos custos e do tempo de internação, julgue os próximos itens.

Os membros da comissão de controle de infecção hospitalar são de dois tipos: consultores e executores. Os membros executores devem, todos, ser enfermeiros encarregados da execução programada de controle de infecção hospitalar.

Julgue os itens subseqüentes que tratam da cadeia de transmissão dos agentes infecciosos.

Ao se agir em um dos elos da cadeia, é possível impedir a disseminação e multiplicação do agente infeccioso.

A comissão de controle de infecção hospitalar de um hospital elabora e implementa normas e rotinas técnico-operacionais, visando prevenir infecções hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Todos os profissionais de saúde devem conhecer os princípios da assepsia médica, para que possam interromper o ciclo do processo infeccioso e reduzir a transmissão de microrganismos.

Acerca do controle de infecção, julgue os itens que se seguem.

As mãos que mostram sujidade visível ou que estejam visivelmente contaminadas por sangue, fluidos ou excreções corporais devem ser friccionadas com solução alcoólica e dispensadas da lavagem com água e sabão.

A busca ativa é considerada um dos métodos mais aceitos para identificar alterações de comportamento epidemiológico. Ela tem a finalidade de identificar a infecção hospitalar no momento da ocorrência. Que fatores de risco devem ser observados e monitorados durante uma busca ativa em ambiente hospitalar?

A higienização das mãos é fundamental para evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde porque

Em relação à prevenção e controle de infecção hospitalar, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- A lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda a superfície das mãos e punhos, utilizando-se sabão/detergente, seguida de enxágue abundante em água corrente, sendo, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.

II- A lavagem das mãos é realizada sempre antes dos procedimentos cirúrgicos, e está dispensada na utilização de luva antes e após contatos que envolvam mucosas, sangue ou outros fluidos corpóreos, secreções ou excreções.

III- Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

IV- Considera-se infecção hospitalar aquela infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS), devendo ser controlada vigorosamente.

Acerca dos aspectos ligados à prevenção de infecções relacionadas a acessos vasculares, assinale a opção correta.