Questões de Interdisciplinaridade e Contextualização para Concursos

Resolva Questões de Interdisciplinaridade e Contextualização para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57090.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio
  • A interdisciplinaridade constitui um grande desafio, porque envolve, fundamentalmente, os âmbitos:
  • 2 - Questão 57093.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio
  • “A interdisciplinaridade tornou-se palavra de ordem nas últimas décadas em virtude dos sucessivos processos de racionalização pelos quais veio passando a produção capitalista, particularmente do predomínio do paradigma taylorista-fordista para o do toyotismo ou modelo japonês – ou, dependendo da análise, pós-fordismo (HARVEY, 1992) –, a partir do final da década de 1960”. (Fonte: MUELLER; BIANCHETTI; JANTSCH, 2008, p. 183).

    Com base na concepção de interdisciplinaridade mencionada, é CORRETO afirmar:
  • 3 - Questão 57087.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio
  • Na perspectiva de que cada pessoa tem natureza biológica e social, sobressaem-se o papel e o valor da educação escolar, da escola e da professora/professor. Nesta ótica, não se sustenta a defesa de que:
  • 4 - Questão 57042.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio - CESPE
  • Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
  • 5 - Questão 57037.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio - CESPE
  • A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

    Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio. 
  • 6 - Questão 57088.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio
  • No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que:

    I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado;
    II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras;
    III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas.

    Está correto o que se afirma em:
  • 7 - Questão 57089.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio
  • A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem-se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a
  • 8 - Questão 57044.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio - CESPE
  • Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
  • 9 - Questão 57041.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio - CESPE
  • A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

    No ambiente da sala de aula, é necessário que o professor concentre seus conhecimentos na especialização dos conteúdos disciplinares, para evitar discussões culturais e éticas inerentes a outros profissionais. 
  • 10 - Questão 57086.   Pedagogia - Interdisciplinaridade e Contextualização - Nível Médio
  • A Educação Matemática é de natureza interdisciplinar, cuja finalidade, segundo Mendes (2009), é, entre outras, a de desenvolver, testar e divulgar metodologias inovadoras para o ensino. Além da resolução de problemas, são tendências metodológicas da Educação Matemática: