← Início

Questões de Concursos - Interdisciplinaridade e Contextualização - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Interdisciplinaridade e Contextualização - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.
À luz da legislação que rege a educação no DF e no Brasil, julgue o item que se segue.

A contextualização por meio de situações problema e a interdisciplinaridade são formas de integrar o conhecimento matemático, lógico e abstrato com a realidade sociocultural do indivíduo, o que contribui para a formação humana, cidadã e profissional do estudante.
A Educação Matemática é de natureza interdisciplinar, cuja finalidade, segundo Mendes (2009), é, entre outras, a de desenvolver, testar e divulgar metodologias inovadoras para o ensino. Além da resolução de problemas, são tendências metodológicas da Educação Matemática:
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

O ensino de lógica permite a abordagem interdisciplinar.
A interdisciplinaridade constitui um grande desafio, porque envolve, fundamentalmente, os âmbitos:
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio. 
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O estudo do meio pode ser reconhecido como uma metodologia participativa e interdisciplinar, pois parte de um tema central e o articula a outros temas, de modo a favorecer a construção ativa do conhecimento. 
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

Apesar de suas especificidades, a transversalidade e a interdisciplinaridade são complementares.