Questões de Jogos e suas Características para Concursos

Resolva Questões de Jogos e suas Características para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57563.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • Formar um grande time, plenamente cooperativo, no qual todos tentam superar um desafio comum e jogar pelo prazer de jogar.

    Essas características estão presentes nos jogos cooperativos
  • 2 - Questão 57565.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • As primeiras ações de professores apoiados em teorias construtivistas para a utilização do jogo pelo professor, na educação matemática (Moura, In: Kishimoto, 2009), foram no sentido de tornar os ambientes de ensino bastante ricos em quantidade e variedade de jogos, para que os alunos, por meio de manipulação dos materiais, pudessem descobrir os conceitos inerentes às estruturas dos jogos.

    Esta concepção tem levado, de acordo com Moura (2009), a:
  • 3 - Questão 57568.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • Os jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil, constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir.

    I- Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o desenvolvimento da linguagem.
    II- Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em conceitos científicos.
    III- A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não-brincar.
    IV- Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor.

    Das afirmações, estão corretas 
  • 4 - Questão 57562.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • Aponte os tipos de jogos, segundo Piaget, que completam, respectivamente, as três lacunas nas assertivas seguintes:

    I- Jogo________ é a primeira forma de jogo que a criança conhece e aparece antes do desenvolvimento verbal completo; tem como característica o fato da criança brincar pelo prazer do conhecimento do objeto, da exploração e do desenvolvimento motor.
    II- Jogo________ é uma forma de jogo em que a criança faz de conta que é outra pessoa ou se imagina em outra situação, ou atribui outra função a um objeto; é, de certa forma, uma maneira de a criança comunicar ao outro aquilo que sente.
    III- Jogo________ é caracterizado pelo conjunto de leis que é seguido pelo grupo; necessita de parceiros que aceitem o cumprimento das obrigações pré-definidas; é um jogo estritamente social.
  • 5 - Questão 57561.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • A respeito da corporeidade e aprendizagem, observe a relação de complementariedade de sentido entre as duas declarações (PARENTE, 2000, p. 99).

    I- O corpo é a experiência atual; o corpo vê, o corpo sente o que se passa agora e relaciona na hora, de maneira a acomodar-se do ponto de vista psicomotor.

    Por outro lado,

    II- O corpo é a caixa de ressonância dos afetos; ou seja, ao mesmo tempo que se produz uma coordenação psicomotora, se produz também uma ressonância afetiva, de prazer, de desprazer, de medo, associada à coordenação e que irá ser produzida conjuntamente
  • 6 - Questão 57566.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • Considerando os conhecimentos da Psicomotricidade, pode-se analisar que a capacidade dos indivíduos para experimentar, aprender e aperfeiçoar uma determinada habilidade motora afeta grandemente sua capacidade de realizar qualquer atividade física. Na área do desempenho esportivo, a aprendizagem motora é da maior importância, mas outros tipos de aprendizagem não podem ser esquecidos. Por exemplo, a aprendizagem de: um conjunto complexo de jogadas a serem desempenhadas no jogo, executadas com movimentações específicas e tomadas de decisão em déficit de tempo; ou, a capacidade de cooperação como membro da equipe em uma modalidade esportiva coletiva também são aspectos extremamente importantes de desempenho.

    O exemplo acima contempla conteúdos de aprendizagem de natureza:
  • 7 - Questão 57570.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • Sobre a concepção de jogo simbólico na teoria piagetiana, é INCORRETO afirmar que:
  • 8 - Questão 57567.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • A Primeira Infância representa um período em que as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos através da execução das habilidades motoras fundamentais. São exemplos de padrões de movimento fundamentais:
  • 9 - Questão 57564.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • Com base no trecho abaixo, marque a alternativa correta.

    “Uma atividade muito importante para a criança pequena é a brincadeira. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.” (PARECER CNE/CEB n° 20/2009)
  • 10 - Questão 57569.   Pedagogia - Jogos e suas Características - Nível Médio
  • Dando ênfase ao desenvolvimento infantil em relação aos aspectos do desenvolvimento motor assinale a alternativa CORRETA que se refere ao equilíbrio: