Questões de Legislação Arquivística para Concursos

Resolva Questões de Legislação Arquivística para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 26245.   Conhecimentos Específicos - Legislação Arquivística - Nível Superior - Analista Judiciário - CNJ - CESPE - 2013
  • No que se refere à microfilmagem, uma das técnicas modernas a serviço dos arquivos, julgue os itens seguintes.

    Uma das principais inovações do Decreto n.º 1.799/1996 foi a legalização da microfilmagem eletrônica que é uma evolução da microfilmagem convencional. As vantagens da microfilmagem eletrônica incluem a permissão de inserção ou correção de imagens em uma série documental, no filme original em que essa série foi processada.
  • Questão 26125.   Arquivologia - Legislação Arquivística - Nível Superior - Arquivologista - CNMP - FCC - 2015
  • No cumprimento da Lei de Acesso à Informação, os órgãos públicos devem manter sítios oficiais na internet,observando, entre outros requisitos,
  • Questão 30911.   Arquivologia - Legislação Arquivística - Nível Superior - Tecnologista em Saúde - FIOCRUZ - FGV - 2010
  • O Sistema Nacional de Arquivos – SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

    O SINAR tem como órgão central:
  • Questão 26243.   Conhecimentos Específicos - Legislação Arquivística - Nível Superior - Analista Judiciário - CNJ - CESPE - 2013
  • A respeito do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil, Versão 1.1) e do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Judiciário Brasileiro (MoReq-Jus, Versão 1.0), julgue os itens de 41 a 46.

    De acordo com a Resolução 91/2009 do CNJ, e considerando a existência de sistemas legados no âmbito do Poder Judiciário e os custos de sua adequação, a adesão ao MoReq-Jus é aplicável apenas aos sistemas informatizados adquiridos ou desenvolvidos a partir da publicação da referida resolução.
  • Questão 22804.   Arquivologia - Legislação Arquivística - Nível Superior - Executivo Público - Casa Civil SP - FCC - 2010
  • Considere as disposições a seguir.

    I. Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.
    II. Competem ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelos poderes executivo, legislativo e judiciário federais.
    III. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

    Está correto o que se afirma em
  • Questão 26127.   Arquivologia - Legislação Arquivística - Nível Superior - Arquivologista - CNMP - FCC - 2015
  • Pela Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados