← Início

Questões de Concursos - Legislação de Enfermagem - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Legislação de Enfermagem - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Ao dimensionar o quadro de profissionais de enfermagem em uma unidade de saúde que presta assistência mínima ou autocuidado, deve-se respeitar a Resolução COFEN Imagem 016.jpg 293/2004. De acordo com essa legislação, considera-se como horas de enfermagem, por leito, nas 24 (vinte e quatro) horas:

De acordo com a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e o Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que regulamentam o exercício da Enfermagem no País, está/estão entre as competências do Enfermeiro Generalista na área da Saúde da Mulher

De acordo com a Lei do Exercício Profissional, como integrante da equipe de saúde, compete ao enfermeiro:

De acordo com a Resolução do COFEN 293/2009, para efeito de cálculo devem ser consideradas como horas de Enfermagem, por leito, nas 24 horas, na assistência mínima ou autocuidado:

Um enfermeiro é convidado para assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). De acordo com a Resolução COFEN 303/2005, o enfermeiro é considerado habilitado quando

I. estiver devidamente inscrito e com situação ético profissional regular no seu respectivo Conselho Regional de Enfermagem.

II. apresentar titulação acadêmica de especialista em Gestão em Saúde.

III. apresentar titulação acadêmica de especialista em Gestão Ambiental.

IV. estiver devidamente credenciado pelo órgão de saúde autorizado pela ANVISA.

É correto o que consta APENAS em

De acordo com a Lei 7.498/86, que dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem e dá outras providências, o enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente:

I – Organização e direção de serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.

Estão CORRETOS os itens:

II – Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enferma- gem.

III – Cuidados indiretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.

IV – Consulta de enfermagem.

Assinale a opção em que é apresentada penalidade consistente na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a vinte e nove dias a ser divulgada nas publicações oficiais dos conselhos federal e regional de enfermagem, nos jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

A Resolução no 289:2004 do Conselho Federal de Enfermagem autoriza que o Enfermeiro do Trabalho, inscrito como especialista no COREN, preencha, emita e assine o laudo de monitorização biológica previsto no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Essa Resolução exige, ainda, que o Enfermeiro do Trabalho seja vinculado à(ao)

Acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o próximo item.

SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Um enfermeiro, durante uma conversa com um colega de trabalho, suspeitou de que uma equipe de técnicos de enfermagem estaria realizando de modo inadequado procedimentos de vacinação. ASSERTIVA: Nessa situação, é dever do enfermeiro envolver-se na averiguação dos fatos, uma vez que é sua obrigação colaborar com a fiscalização do exercício profissional.
Acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o próximo item.

SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Em um ambulatório, um enfermeiro constatou, ao analisar o receituário médico de um paciente com ferimento infeccionado, que os antibióticos que lhe haviam sido prescritos apresentavam concentrações fora do padrão para sua condição clínica. ASSERTIVA: Nessa situação, o enfermeiro não deveria administrar os medicamentos prescritos em razão da possível toxicidade que esses antibióticos provocarão no paciente.