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Questões de Concursos - Marketing - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Marketing - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a orçamento de referência para licitação e a contratos e aditivos.

Em obras de engenharia, dispensa-se a formalização do instrumento contratual nos casos de concorrência e de tomadas de preços.

Um consultor foi contratado para realizar um levantamento a respeito da preferência dos moradores de uma cidade por combustíveis. Como não poderia entrevistar todos os consumidores de combustíveis da região, optou por entrar em contato apenas com membros de um grupo de discussão chamado Loucos por Motor.

Além de conhecerem profundamente mecânica e dedicarem grande parte do tempo à manutenção e ao aprimoramento de seus carros, esse grupo era conhecido na cidade, acompanhava as preferências dos demais consumidores e tinha bom contato com donos de postos de gasolina, onde costumavam realizar suas reuniões.

Classifica-se o tipo de amostra utilizada pelo consultor como

Foi observado que uma loja de departamentos recebe, por hora, cerca de 250 clientes. Destes,

. 120 se dirigem ao setor de vestuário;
. 90, ao setor de cosméticos;
. 80, ao setor de cinevídeo;
. 50, se dirigem aos setores de vestuário e de cosméticos;
. 30, aos setores de cosméticos e de cinevídeo e
. 30, aos setores de vestuário e cinevídeo.

Observou-se, ainda, que 50 clientes se dirigem a outros setores que não vestuário ou cosméticos ou cinevídeo. Qual a probabilidade de um cliente entrar nessa loja de departamentos e se dirigir aos setores de vestuário, de cosméticos e de cinevídeo ?

O benchmarking representa um dos mais importantes componentes da moderna administração.
Assinale a definição correta de benchmarking:

Analise as afirmações abaixo.

I. É admitida certa resistência à adoção do marketing em unidades de informação, embora seja percebida sua adoção inconsciente ou intuitiva, ou até mesmo seu uso, ainda que nas atividades desenvolvidas não seja utilizada a terminologia mercadológica apropriada.
II. Embora as formas que podem favorecer a prestação de serviços informacionais com o desenvolvimento das atividades de marketing sejam bastante conhecidas, os profissionais da informação têm dificuldade para utilizá-las.
III. O perfil do profissional da informação deve considerar aspectos gerenciais que contemplem a orientação da organização para o marketing como forma de atuação mais efetiva diante das exigências do mercado de trabalho brasileiro.
IV. A maior parte dos gestores interessa-se em promover ou fazer a promoção da informação.

Está correto o que se afirma APENAS em
Texto associado.

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Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

A diferenciação de produtos constitui uma barreira de entrada para novos produtos no mercado.

A adoção de uma política de seguimento da demanda pode perfeitamente favorecer os custos baixos, porém poderá penalizar o(a):

No contexto da prática do comércio eletrônico, afirma-se que

Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

Porter, no delineamento do seu modelo de estratégia competitiva genérica afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo e diferenciação. Esses dois tipos básicos de vantagem competitiva, combinados com o escopo de atividades, levam a três estratégias genéricas que são liderança de custo,