Questões de Concursos - Materiais de Construção Civil - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Materiais de Construção Civil - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Na execução de obras civis, especificar adequadamente os procedimentos para a construção das diversas etapas é parte integrante do projeto e controle dessas obras. Para tanto, a organização desses procedimentos em um roteiro lógico auxilia no desenvolvimento dos trabalhos. A respeito de tais procedimentos, julgue os itens subseqüentes.

O emboço de cada pano de parede somente pode ser iniciado após todas as canalizações que passem no mesmo terem sido embutidas.

A ABNT estabelece exigências e recomendações relativas à execução de impermeabilização de edificações e construções em geral. Com relação a impermeabilização de edificações, analise as afirmativas a seguir.

I. Na impermeabilização realizada com cimento cristalizante, para pressão negativa, não se recomenda proteção em locais onde exista possibilidade de agressão mecânica.

II. A argamassa modificada com polímero, quando empregada em impermeabilizações, deve ser preparada in loco.

III. Recomenda-se que a aplicação de mantas asfálticas seja efetuada em temperaturas ambientes acima de 15°C.

Está correto o que se afirma em

Considerando as normas e recomendações técnicas relativas à especificação de materiais e serviços normalmente empregados em edificações, julgue os itens seguintes.

Concreto auto-adensável, por sua característica de adensamento sem energia mecânica de vibração, não é utilizável em lajes ou pilares com função estrutural.

A união inicial da argamassa no estado fresco ao substrato denomina-se:
Nas madeiras, sob o título de características físicas, são normalmente examinadas: a umidade, a retratibilidade, a densidade, a condutibilidade elétrica, térmica e fônica e a resistência ao fogo. Tais característica definem o comportamento do material e as alterações que sofre seu estado físico quando ocorrem variações de umidade, de temperatura ou outras em seu ambiente de emprego. De acordo com as características da madeira como material de construção, assinale a alternativa INCORRETA.

Em vistoria ao pátio de armazenamento de materiais, verificou-se que os sacos de cimento apresentavam as embalagens com marcas de umidade, rasgadas, e estavam acondicionados sobre paletes. Na disposição do empilhamento, os produtos fabricados e recebidos aais recentemente estavam por cima. Após conclusão da análise deve-se

A parte da coberta de uma edificação que avança sobre a alvenaria do perímetro externo dessa edificação e serve de proteção das portas e janelas contra a entrada da água de chuva, e que compreendem as fiadas das extremidades inferiores, livres, das cobertas, é denominada:

Considerando que a especificação de materiais e serviços é etapa fundamental no projeto de uma obra, julgue os itens seguintes.

Nos materiais betuminosos, o ponto de fulgor determina o ponto de amolecimento do material.

Entre os ensaios utilizados para o controle do concreto empregado em estruturas de concreto armado, a avaliação da resistência à compressão é essencial para a garantia da segurança da edificação. Os procedimentos para a execução desse ensaio são padronizados, e a análise dos resultados permite tomadas de decisões importantes para a obra. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

A moldagem dos corpos de prova deve ser feita em fôrmas com qualquer geometria, desde que a área de contato na prensa seja igual a 176 cm² .

Na fase de acabamento das edificações, empregam-se materiais com características mais específicas, pois nessa etapa a diversificação possível é muito grande. Para tanto, o projeto e a fiscalização devem ser bem detalhados para evitar erros na execução. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Porta de madeira consiste no conjunto funcional onde folha, quadro, capas e almofadas são de madeira maciça ou de seus derivados.