← Início

Questões de Concursos - Medicação Subcutânea - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Medicação Subcutânea - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Faz parte dos cuidados de enfermagem orientar a técnica de preparação, aplicação e armazenamento da insulina. Sobre esses cuidados, analise as afirmativas abaixo e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Os frascos de insulinas lacrados precisam ser mantidos refrigerados, entre 2°C e 8°C e depois de abertos, os frascos podem ser mantidos em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C ou também em refrigeração, entre 2°C e 8°C, para minimizar a dor no local da injeção.
( ) Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência, especialmente se mantida fora da geladeira. Por isso, é importante orientar que o usuário ou seu responsável anote a data de abertura no frasco.
( ) Após o uso, a seringa para aplicação da insulina não deve ser reutilizada, mesmo que pela mesma pessoa.
( ) Em caso de combinação de dois tipos de insulina, deve-se aspirar primeiro a insulina de ação curta ou regular para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH).
( ) É importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina, de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada local de injeção, por isso, é importante orientar o paciente ou seu responsável para organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local, e assim prevenir a ocorrência de lipodistrofia.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é: 
Uma das vias de administração de medicamentos é a via subcutânea, que consiste na aplicação de medicamentos na tela subcutânea (tecido adiposo abaixo da pele).

A reação adversa que ocorre quando não há rodízio de local na administração de soluções por esta via é:
Mulher, 43 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva, irá iniciar profilaxia para tromboembolismo venoso com Heparina 5000UI, via subcutânea, a cada 8 horas. Na instituição, está disponível apenas Heparina em frasco-ampola com 25.000UI/5mL. Assinale a alternativa mais adequada para administração dessa medicação.
Homem, 52 anos, diabético, está internado na Clínica Médica e deve receber 20UI de Insulina NPH. Na instituição, está disponível Insulina NPH em frascoampola com 100UI/mL, mas, tendo em vista que acabou o estoque da seringa de insulina e que deverá ser utilizada seringa de 3mL, quantos mL deverão ser administrados?
Sobre administração de medicamentos em via subcutânea (SC), assinale a alternativa correta.
O rodízio nos pontos de aplicação é fator decisivo para o tratamento seguro e eficaz com insulina subcutânea, prevenindo as lipodistrofias e o descontrole glicêmico. Considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes com relação ao esquema de rodízio do local da aplicação da insulina, o profissional de enfermagem deve orientar o paciente e seus familiares, dentre outras, que

I. é necessário dividir cada região recomendada para aplicação em pequenos quadrantes. As aplicações, nesses quadrantes, devem ser espaçadas em pelo menos 1 cm entre eles, e seguir em sentido horário a cada aplicação.
II. para mais de duas aplicações ao dia, uma única região poderá ser usada, sem haver a necessidade de alternar os quadrantes de aplicação no mesmo dia.
III. para múltiplas aplicações, recomenda-se fixar uma região para cada horário, alternar entre os quadrantes da mesma região, usar os lados direito e esquerdo dos locais indicados para aplicação.
IV. é recomendado evitar o mesmo ponto de aplicação durante 14 dias.

Está correto o que se afirma APENAS em 
Os medicamentos são normalmente utilizados para controlar as doenças. Sobre administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo:

I. O tecido subcutâneo é tão ricamente suprido por sangue quanto os músculos e, por esse motivo, a absorção por essa via é mais rápida.
II. O músculo ventro-glúteo corresponde ao glúteo médio; é um músculo profundo, afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes e, por esse motivo, torna-se um local seguro para a administração de medicamentos.
III. A técnica em Z é utilizada para minimizar a irritação local da pele, vedando o medicamento no tecido muscular (assim o medicamento não consegue escapar do tecido muscular).
IV. A via intravenosa é utilizada, quando é necessário se estabelecer nível terapêutico sanguíneo constante.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em
Durante a assistência de enfermagem a um paciente adulto recebendo terapia anticoagulante preventiva com heparina de baixo peso molecular por via subcutânea, alguns cuidados devem ser observados. Dentre eles,
Via de medicação empregada, sobretudo para fins diagnósticos ou reação para tuberculose, é uma via com pouca absorção sistêmica e que produz efeito principalmente local. Podemos afirmar que essa via de administração de medicamento se refere à via:
Com relação à via de administração de medicamentos, relacione as colunas abaixo:

Coluna 1 Via
1. Subcutânea
2. Endovenosa
3. Intradérmica
4. Intramuscular

Coluna 2 Característica
( ) absorção mais rápida do que as outras vias.
( ) indicada para medicamento que necessita de absorção lenta e contínua.
( ) método de aplicação em “Z” para administração de medicamentos.
( ) hipodermóclise.
( ) raramente é usada para tratamento.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.