Questões de Medicina do Trabalho para Concursos

Resolva Questões de Medicina do Trabalho para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 12105 - Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

    Devido às exigências de serviços pela sociedade, cada vez mais postos de trabalho têm sido criados para o turno noturno, fato que vem acarretando distúrbios do sono nos trabalhadores desse turno, pois, mesmo que eles durmam durante parte do dia, a estrutura do sono noturno é distinta daquela apresentada pelo diurno.
  • 3 - Questão 12128 - Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Considerando a regulamentação da saúde suplementar no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

    A oferta de programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde é obrigatória e pode abranger programa para a promoção do envelhecimento ativo ao longo do curso da vida; programa para populações-alvo específicas; ou programa para gerenciamento de pacientes com doenças crônicas.
  • 4 - Questão 12100 - Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    A contratura da fáscia palmar que ocorre nos trabalhadores responsáveis pela operação de compressores pneumáticos é uma das poucas DORTs que não têm diagnóstico diferencial, pois não há doença reumática ou ortopédica que cause sinais e sintomas típicos da referida contratura.
  • 6 - Questão 12141 - Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Entre as medidas efetivas para aprimorar os controles dos planos de assistência à saúde nas instituições de autogestão, estão o gerenciamento da demanda, a hierarquização do acesso, o controle de autorizações prévias, a adequada orientação ao beneficiário e a eficaz gestão da informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

    Nas instituições de autogestão, não são recomendáveis ações de integração da medicina assistencial com a ocupacional, pois, apesar de, muitas vezes, os usuários apresentarem quadros clínicos vinculados à sua atuação profissional, essas duas áreas possuem legislações próprias e demandam a atuação de especialistas distintos.
  • 8 - Questão 12145 - Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Tendo em vista que a lei que instituiu o plano-referência de assistência à saúde com cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, não incluiu nessa assistência certos procedimentos, julgue os itens seguintes.

    Caso um usuário de plano de saúde solicite autorização para a realização de tratamento para emagrecimento devido a sobrepeso sem outras patologias, a cobertura será obrigatória, pois qualquer obesidade é considerada fator de risco para várias doenças.
  • 10 - Questão 22577 - Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    São doenças relacionadas às estruturas dos nervos em membros superiores: síndrome do interósseo anterior, síndrome do supinador ou interósseo posterior e síndrome do canal de Guyon, relacionadas aos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente.