Questões de Medicina do Trabalho para Concursos

Resolva Questões de Medicina do Trabalho para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 12129.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Considerando a regulamentação da saúde suplementar no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

    Os honorários do cirurgião-dentista referentes a procedimentos odontológicos ambulatoriais que necessitem ser realizados em ambiente hospitalar não estão incluídos na cobertura da segmentação hospitalar e no plano referência.
  • 2 - Questão 12098.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    São doenças relacionadas às estruturas dos nervos em membros superiores: síndrome do interósseo anterior, síndrome do supinador ou interósseo posterior e síndrome do canal de Guyon, relacionadas aos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente.
  • 3 - Questão 12106.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

    Os ritmos endógenos não se modificam imediatamente após uma brusca mudança ambiental, ou de hábitos do organismo. Entretanto, os vários sistemas biológicos do corpo humano se ajustam às novas rotinas com a mesma velocidade devido à sincronicidade que existe entre eles.
  • 4 - Questão 12110.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Julgue os itens seguintes, acerca de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas e epidemiologia em medicina do trabalho.

    Entre os indicadores em segurança do trabalho, a taxa de frequência de acidentes do trabalho difere do índice de gravidade, apesar de ambos terem como base (denominador) o número total de homens/hora trabalhadas. Para se determinar o índice de gravidade, deve-se levar em conta o número de horas perdidas com acidentes do trabalho e não o número de acidentes do trabalho.
  • 5 - Questão 12138.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    Nas cooperativas médicas, os médicos são simultaneamente sócios e prestadores de serviços, recebendo pagamento tanto pela sua produção individual, como pela divisão do lucro obtido pela cooperativa. Essas instituições, apesar da existência de legislação específica para cooperativas de trabalho, também se submetem à fiscalização da ANS.
  • 6 - Questão 12104.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Com referência à aplicação de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas ergonômicos, julgue os próximos itens.

    Atualmente, há uma grande demanda pela padronização dos procedimentos dos modos operatórios na organização do trabalho. Na prática, essa padronização tem sido seguida pelos trabalhadores, fato que tem resultado na diminuição de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
  • 7 - Questão 12099.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    Para um trabalhador que, por fazer uso prolongado e diário de telefone apoiado entre a orelha e o ombro na atividade de teleatendimento a clientes, tenha desenvolvido sinais de compressão do feixe neurovascular do membro superior esquerdo, o diagnóstico mais provável de DORT é a epicondilite.
  • 8 - Questão 12127.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Uma auxiliar de escritório com vinte e cinco anos de idade, com três anos de trabalho na mesma empresa, apresenta dor, edema e vermelhidão na região do cotovelo direito há dois meses. Após vinte dias de sintomatologia, ela procurou o serviço médico da empresa, que alterou seu posto de trabalho e prescreveu fisioterapia. Ainda assim, o quadro piorou paulatinamente, até que ela necessitou afastar-se do trabalho.

    Considerando essa situação hipotética e as prescrições das normas técnicas do INSS sobre lesões por esforços repetitivos ou DORT, julgue os itens que se seguem.

    O quadro descrito é típico de profissionais cuja função é carimbar.
  • 9 - Questão 12118.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Uma empresa de confecção de roupas profissionais (grau de risco 2), com 250 funcionários, emprega 118 pessoas na fabricação de artefatos de cordoaria (grau de risco 3). No programa de prevenção de riscos ambientais da empresa, foi detectado que, no setor de costura, os trabalhadores ficavam expostos a níveis de ruído contínuo de 87 dB(A) durante sua jornada de trabalho, de 8 horas.

    Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

    No caso descrito, além das demais providências de ordem geral, a empresa deverá fornecer um dos seguintes tipos de equipamentos de proteção individual para a proteção auditiva previstos na legislação brasileira: protetor auditivo circum-auricular, protetor auditivo semiauricular, protetor auditivo de pressão, protetor auditivo de inserção.
  • 10 - Questão 12136.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    Os recursos que as instituições de autogestão em saúde administram originam-se da classe trabalhadora, pois os trabalhadores são, a um só tempo, os financiadores e os beneficiários dessa estrutura assistencial.