Questões de Medicina do Trabalho - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Medicina do Trabalho com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 214749. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BRB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Texto associado.

Com relação às normas regulamentadoras referentes a saúde e
segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

Em uma empresa com grau de risco 2 e com 500 funcionários, é exigida a presença em tempo parcial de 1 médico do trabalho.

2Questão 12145. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que a lei que instituiu o plano-referência de assistência à saúde com cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, não incluiu nessa assistência certos procedimentos, julgue os itens seguintes.

Caso um usuário de plano de saúde solicite autorização para a realização de tratamento para emagrecimento devido a sobrepeso sem outras patologias, a cobertura será obrigatória, pois qualquer obesidade é considerada fator de risco para várias doenças.

3Questão 215525. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BRB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Texto associado.

A NR 17, que versa acerca de ergonomia, visa estabelecer
parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às
características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a
proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho
eficiente. Considerando essa norma, julgue os itens seguintes.

Apenas o mobiliário do local de trabalho é considerado por essa norma.

4Questão 12127. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE, Ensino Superior, 2014

Uma auxiliar de escritório com vinte e cinco anos de idade, com três anos de trabalho na mesma empresa, apresenta dor, edema e vermelhidão na região do cotovelo direito há dois meses. Após vinte dias de sintomatologia, ela procurou o serviço médico da empresa, que alterou seu posto de trabalho e prescreveu fisioterapia. Ainda assim, o quadro piorou paulatinamente, até que ela necessitou afastar-se do trabalho.

Considerando essa situação hipotética e as prescrições das normas técnicas do INSS sobre lesões por esforços repetitivos ou DORT, julgue os itens que se seguem.

O quadro descrito é típico de profissionais cuja função é carimbar.

5Questão 12093. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à nocividade potencial originada no interior de processos produtivos, julgue os itens a seguir.

O mesotelioma maligno de pleura ou de peritônio causado pela inalação de asbesto não ocorre em familiares de indivíduos que trabalham com essa substância, pois a quantidade dessa fibra que poderá chegar ao domicílio do trabalhador não é suficiente para que se desenvolva a doença.

6Questão 22583. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens

Devido às exigências de serviços pela sociedade, cada vez mais postos de trabalho têm sido criados para o turno noturno, fato que vem acarretando distúrbios do sono nos trabalhadores desse turno, pois, mesmo que eles durmam durante parte do dia, a estrutura do sono noturno é distinta daquela apresentada pelo diurno.

7Questão 216208. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BRB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Texto associado.

Considerando os programas de monitorização biológica da
exposição humana a agentes químicos, julgue os itens que se
seguem.

O objetivo principal da monitorização biológica é, essencialmente, o mesmo da monitorização ambiental, ou seja, prevenir a exposição excessiva dos indivíduos aos agentes químicos que podem provocar efeitos nocivos, agudos ou crônicos.

8Questão 12129. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE, Ensino Superior, 2014

Considerando a regulamentação da saúde suplementar no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

Os honorários do cirurgião-dentista referentes a procedimentos odontológicos ambulatoriais que necessitem ser realizados em ambiente hospitalar não estão incluídos na cobertura da segmentação hospitalar e no plano referência.

9Questão 12139. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE, Ensino Superior, 2014

O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS) é uma entidade com fins lucrativos que presta assessoria ao segmento de operadoras de saúde de autogestão no Brasil.

10Questão 216009. Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BRB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, que tratam dos acidentes do trabalho.

O acidente do trabalho é caracterizado tecnicamente pela perícia médica do INSS, mediante a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo.