← Início

Questões de Concursos - Meio Ambiente - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Meio Ambiente - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Uma das únicas formas viáveis de se efetuar um monitoramento ambiental efetivo é por meio da análise digital de dados de sensoriamento remoto. Por causa da sua visão sinótica, esses dados possibilitam a verificação de desmatamentos, de pistas de pouso clandestinas e de outras atividades. Atualmente, as principais funções de processamento digital de imagens são encontradas tanto em softwares livres como em softwares comerciais. Julgue os próximos itens, relativos a esse tema.

O monitoramento ambiental da Amazônia é dificultado pela extensão de sua área e pela cobertura freqüente de nuvens. Uma das alternativas para contornar essas limitações é o monitoramento restrito às áreas críticas, conhecidas como arco do desmatamento, procedimento que já vem sendo adotado pelo INPE.

A cada ano, a energia do Sol faz com que um volume de aproximadamente 500.000 km3 de água evapore, especialmente dos oceanos, mas também de outros corpos de água como rios e lagos. Essa água retorna para os continentes e as ilhas, ou para os oceanos, sob a forma de precipitações, chuva ou neve. Os continentes e ilhas têm um saldo positivo nesse processo. Estima-se que eles "retiram" dos oceanos perto de 40.000 km3 por ano. É esse saldo que alimenta as nascentes dos rios, recarrega os depósitos subterrâneos e depois retorna aos oceanos pelo deságüe dos rios.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.

II. A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.

III. O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.

IV. A energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.

V. O ciclo hidrológico pode sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

Está correta APENAS a alternativa

Os padrões econômicos excessivos e a degradação do meio ambiente têm contribuído para a emergência da crise ambiental que atinge o planeta . Tais situações emergiram em função de

A chuva ácida é formada pelo dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio, que combinados com a água formam:

I) O ácido sulfúrico.

II) O ácido ascórbico.

III) O ácido cítrico.

IV) Os ácidos nítrico e o nitroso.

O progresso, da forma como vem sido feito, tem acabado com o ambiente ou, em outras palavras, destruído o planeta Terra e a natureza. Críticas têm sido feitas por defensores do chamado "desenvolvimento sustentável", que consiste em

O Greenpeace é uma ONG (Organização Não Governamental), criada em 1971, no Canadá, cuja sede está estabelecida na Holanda, no entanto, possui departamentos dispersos por todo o globo. Sua atuação está vinculada à(ao)

Cada vez mais, amplia-se a consciência de que o desenvolvimento a qualquer preço provoca efeitos desastrosos sobre a vida no planeta. Nesse sentido, sabe-se que as conseqüências de um aquecimento global de grandes proporções podem ser catastróficas. A emissão descontrolada de determinados gases na atmosfera contribui para agravar o denominado

Com relação aos problemas ambientais no mundo contemporâneo, julgue os próximos itens. Um dos impactos ambientais produzidos pelo adensamento urbano é o aumento da temperatura, ocasionado pela absorção de calor por materiais como o concreto e o asfalto.
Considerando que alguns processos ambientais, inclusive processos ecológicos, podem ser afetados pelo desenvolvimento de atividades antrópicas, assinale a opção que corresponde ao processo que NÃO é afetado por essas atividades.
Julgue os itens seguintes, relativos à geoecologia. Para o entendimento do clima, é necessário avaliar as micropartículas de água presentes na atmosfera, as diferenças de latitude, a inclinação do eixo de rotação da Terra, as formas de relevo e a distribuição das terras.