Questões de Metodologia Científica - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Metodologia Científica com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 379435 | Biologia, Metodologia Científica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE, Ensino Superior, 2006

A produção de embriões de mamíferos domésticos de interesse econômico, por meio das técnicas de maturação in vitro (MIV), fecundação in vitro (FIV) e cultivo in vitro (CIV), é importante para o melhoramento genético animal, podendo gerar um grande número de embriões que serão utilizados em outras técnicas como a clonagem, a manipulação de genes e a transferência de núcleos. A técnica de punção folicular orientada por ultra-som foi desenvolvida em decorrência da necessidade de um método de recuperação de oócitos menos traumático que os procedimentos anteriormente adotados, como a laparotomia e a laparoscopia, e que envolviam uma abordagem cirúrgica ou semi-cirúrgica dos ovários. A respeito desse asssunto, julgue os itens a seguir.

Na seleção de gado de leite, MOET juvenil não apresenta vantagens sobre MOET adulto.

2 Questão 379005 | Biologia, Metodologia Científica, Pesquisador, INPI, CESPE, 2006

Tendo em vista os recentes avanços nas técnicas de cultura de tecidos vegetais e animais, assinale a opção correta.

3 Questão 386187 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

Testes não-paramétricos são métodos utilizados na área biomédica que compreendem procedimentos que não necessitam de estimação de variância e da média da população. Acerca de métodos não-paramétricos, julgue os itens a seguir.

No SPSS o Qui-quadrado pode ser obtido de duas maneiras: por meio da análise de testes não-paramétricos e por meio da análise de estatísticas descritivas.

4 Questão 387220 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO, 2012

Doença sexualmente transmissível de grande prevalência entre adolescentes no Brasil e pode ser transmitida de formas invariáveis, assim como por meio do sexo oral. Trata-se de

5 Questão 385832 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico 1, INCA, CESPE, 2010

Com relação ao método de coloração Papanicolaou e ao processo de montagem das lâminas, julgue os itens a seguir.

O termo diferenciação consiste em retirar o excesso de corante do tecido, como, por exemplo, o excesso de hematoxilina.

6 Questão 385533 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

No que concerne a inclusão e edição de dados no SPSS, julgue os itens subsequentes.

Pelo fato de ter seu próprio formato, o SPSS não é capaz de ler dados de arquivos de outros programas, como o Excel.

7 Questão 385488 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

Testes não-paramétricos são métodos utilizados na área biomédica que compreendem procedimentos que não necessitam de estimação de variância e da média da população. Acerca de métodos não-paramétricos, julgue os itens a seguir.

O coeficiente de correlação de Spearman é utilizado para avaliar a força de associação entre variáveis ordinais e quantitativas. É o substituto mais utilizado do coeficiente de correlação de Pearson.

8 Questão 386353 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

A tecnologia SAGE está baseada no sequenciamento de pequenos fragmentos de cDNA de uma região relativa do transcrito, cujo princípio se fundamenta no pressuposto de que o pequeno fragmento (tag) contém informação suficiente para identificar, univocamente, um gene. A respeito das aplicações de SAGE nas pesquisas do câncer, julgue os itens a de 92 a 100.

Na identificação de polimorfismos de nucleotídeos únicos, para entender as bases moleculares do câncer, são usadas apenas as sequências derivadas de DNA gnômico.

9 Questão 380489 | Biologia, Metodologia Científica, Oceanógrafo, Prefeitura de Vitória ES, CESPE, 2008

Modelos numéricos computacionais de circulação costeira e oceânica são ferramentas importantes e muito utilizadas atualmente em estudos ambientais, como, por exemplo, na elaboração de estudo de impacto ambiental relativo a processo de licenciamento ambiental de atividade com potencial impacto sobre o meio ambiente. Costuma-se dizer que as soluções obtidas com esses modelos são tão boas quanto bons forem os dados utilizados para construir e inicializar os modelos. Pode-se afirmar, porém, que a qualidade das simulações dependerá muito do usuário, ou seja, de seu conhecimento da física do meio simulado e dos aspectos numéricos dos modelos utilizados. Sobre a modelagem numérica de circulação do meio marinho, julgue os itens que se seguem.

Com o avanço acelerado de recursos computacionais, os modelos de equações primitivas têm sido progressivamente substituídos, na modelagem ambiental costeira e oceânica, por modelos que integram diretamente as equações de conservação de quantidade do movimento e de continuidade.

10 Questão 379967 | Biologia, Metodologia Científica, Técnico de Laboratório, FUB, CESPE, 2008

Amostras de solo, coletadas em uma região alvo de estudos geológicos, foram submetidas a diversos tipos de análise, entre as quais a análise de microrganismos. Para essas análises, foi necessário o preparo de diversos materiais no laboratório.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A lavagem do material utilizado para cultura de microrganismos deve ser feita primeiramente com solventes orgânicos, como o hexano, capazes de solubilizar o ágar.