← Início

Questões de Concursos - Metodologia Científica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Metodologia Científica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A nanociência e a nanotecnologia têm como base dois conceitos, chamados top-down (de cima para baixo) e botton-up (de baixo para cima). Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Na abordagem botton-up, os sistemas nanoestruturados podem ser produzidos por meio da manipulação de átomos ou por processos de automontagem.

Assinale a alternativa que apresenta os materiais mínimos necessários para realizar uma titulação potenciométrica simples manual.

A produção de embriões de mamíferos domésticos de interesse econômico, por meio das técnicas de maturação in vitro (MIV), fecundação in vitro (FIV) e cultivo in vitro (CIV), é importante para o melhoramento genético animal, podendo gerar um grande número de embriões que serão utilizados em outras técnicas como a clonagem, a manipulação de genes e a transferência de núcleos. A técnica de punção folicular orientada por ultra-som foi desenvolvida em decorrência da necessidade de um método de recuperação de oócitos menos traumático que os procedimentos anteriormente adotados, como a laparotomia e a laparoscopia, e que envolviam uma abordagem cirúrgica ou semi-cirúrgica dos ovários. A respeito desse asssunto, julgue os itens a seguir.

Clones podem ser úteis em experimentos para medir a interação genótipo × ambiente, efeitos genéticos nãoaditivos e efeitos citoplásmicos em que animais diferentes doam oócitos para enucleação.

Julgue os itens seguintes, acerca dos aspectos físicos e químicos referentes às ciências biológicas.

Em uma reação química que atingiu o equilíbrio, as velocidades de reação direta e inversa são nulas.

À luz do ordenamento jurídico brasileiro, que tem na Constituição Federal de 1988 (CF) seus pressupostos essenciais, e considerando as normas legais que regem a administração pública, além dos códigos de conduta normalmente adotados por corporações empresariais e pelas mais diversas instituições, julgue os itens que se seguem, relacionados ao tema da ética e da postura profissional.

Revolucionárias descobertas científicas do século XX, como as ocorridas na área biológica, em especial na engenharia genética, suscitam a questão sobre a natureza da vida e sobre os limites da possibilidade da interferência humana nos organismos vivos, o que leva a preocupações éticas impensáveis no passado não muito distante.

O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) consiste em um banco de dados governamental, com informações específicas relativas aos óbitos ocorridos no país. Criado em 1975, esse sistema dispõe de dados informatizados a partir de 1979. Acerca desse sistema, julgue os itens de 50 a 56.

O preenchimento das declarações de óbito (DO) deverá ser realizado por qualquer profissional da área da saúde. Em locais onde não existam, poderá ser preenchida por oficiais de Cartórios de Registro Civil, assinada por duas testemunhas.

Os solos são classificados em diversos tipos, de acordo com o tamanho médio de seus grãos. Dentre os tipos de solo listados abaixo, aquele que apresenta partículas de menor diâmetro médio é:

Combinando as ações proporcional, integral e derivativa para gerar um só sinal de controle, origina-se o controlador proporcional – integral – derivativo, o controlador PID. Observe as afirmações referentes ao controlador PID.

I - O uso do controlador PID cria um sistema com dois polos complexos conjugados à esquerda da origem do planos.

II - A ação integral do controlador PID tende a instabilizar o sistema, enquanto a ação derivativa tende a estabilizá-lo.

III - O controlador PID é apropriado para controlar sistemas com até 2 polos.

Está correto APENAS o que se afirma em

Considerando o alinhamento de uma sequência nucleotídica desconhecida em relação a um banco de dados de genes associados ao câncer, julgue os itens seguintes.

A matriz de penalidade BLOSUM62 considera os blocos de sequência com, no máximo, 62% de identidade.

Julgue os itens que se seguem.

Na aceitação de uma proposta científica, não são considerados aspectos sociais, políticos, filosóficos ou religiosos.