Questões de Microbiologia Clínica - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Microbiologia Clínica com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 60418. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

A bacterioscopia por coloração é um método simples, porém de extrema valia no diagnóstico de inúmeras patologias infecciosas. O diagnóstico laboratorial da tuberculose (TB) apresenta grande importância em medicina humana e animal. Assinale a alternativa que apresenta o método de coloração indicado para o diagnóstico da TB.

2Questão 60420. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

Um dos vários instrumentos usados em microbiologia é obtido pela manipulação de uma vareta de vidro à chama do maçarico. Serve para espalhar suspensões de microrganismos na Placa de Petri, contendo meio de cultura sólido. Deve ser flambada à chama antes e após o uso. Assinale a alternativa correta que corresponde ao instrumento descrito.

3Questão 60412. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram. A bacterioscopia, após coloração pelo método de Gram com diagnóstico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constitui peça importante e fundamental na erradicação e no controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Essa técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução, permitindo o correto diagnóstico em cerca de 80% dos pacientes em caráter de pronto atendimento em nível local. Sobre a coloração de Gram marque a alternativa CORRETA:

4Questão 60416. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

Assinale a alternativa correta. O meio de cultura utilizado em laboratórios de microbiologia que é rico e superior a outros meios de cultivo destinados para o isolamento de Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis, pois contém em sua fórmula antibióticos que inibem o crescimento de Neisserias saprófitas e outras bactérias, quando em amostras colhidas de sítios contaminados, denomina-se:

5Questão 60414. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

Uma das intoxicações alimentares mais graves é causada pelo Clostridium Botulinum. Assinale a alternativa correta que contemple as características deste agente, observadas na investigação microbiológica.

6Questão 60421. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

Vários exames são utilizados para diagnosticar e acompanhar as infecções aguda e crônica de portadores sintomáticos ou assintomáticos da hepatite B. O melhor marcador e indicador precoce da infecção aguda da hepatite B é:

7Questão 60413. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

As aplicações da microbiologia são ilimitadas e variadas em suas áreas. Sobre os preparos e as análises microscópicas, é correto afirmar que:

8Questão 60419. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

A rotina no Laboratório de Microbiologia envolve exposição tanto com material clínico e reagentes químicos como com potenciais agentes patogênicos concentrados em meio de cultura. O uso correto de equipamentos proporciona maior segurança ao técnico durante a manipulação de agentes infecciosos. Assinale a alternativa que apresenta o equipamento que deve ser usado durante o procedimento de inoculação das amostras.

9Questão 60415. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

Um colaborador do laboratório de Microbiologia Clínica recebeu uma lâmina contendo esfregaço de Neisseria gonorrhoeae e uma lâmina contendo esfregaço de Enterococcus para serem coradas pela coloração de Gram. As características destas bactérias que serão observadas na microscopia são, respectivamente:

10Questão 60417. Medicina, Microbiologia Clínica, Ensino Superior

Antibiograma é um ensaio que mede a suscetibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura. Assinale a alternativa que apresenta o meio de cultura utilizado para a realização do teste de avaliação da resistência aos antimicrobianos pelos métodos de difusão em disco e E-test para enterobactérias, não fermentadores, Staphylococcus, Enterococcus sp.