Questões de Microfilmagem e Automação para Concursos

Resolva Questões de Microfilmagem e Automação para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 48728.   Arquivologia - Microfilmagem e Automação - Nível Superior - Arquivista - Ministério do Esporte - CESPE - 2008
  •      Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

    Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).

    A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.
     
    Documentos microfilmados ou digitalizados possuem validade legal e, portanto, os originais podem ser substituídos por eles. Mas essas tecnologias (microfilmagem e digitalização) não devem ser usadas em acervos desorganizados como o descrito no texto.
  • Questão 48732.   Arquivologia - Microfilmagem e Automação - Nível Superior - Arquivista - Ministério do Esporte - CESPE - 2008
  • Acerca de microfilmagem, digitalização de documentos e gestão eletrônica de documentos, julgue o item que se segue.

    No caso de documentos eletrônicos, não é necessário transferir os dados para outros suportes, isto é, efetuar uma cópia em outros dispositivos de armazenamento. Porém, deve-se sempre converter os dados para um formato que convenha aos novos sistemas informáticos.
  • Questão 26251.   Conhecimentos Específicos - Microfilmagem e Automação - Nível Superior - Analista Judiciário - CNJ - CESPE - 2013
  • A certificação digital e os conceitos a ela associados representam um marco na gestão de documentos arquivísticos digitais. Acerca desse tema, julgue os itens de 54 a 60. Nesse sentido, considere que o termo ICP-Brasil, sempre que empregado, refere-se à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

    A criptografia simétrica é indicada quando o mesmo agente, usando uma única chave, criptografa e decriptografa o arquivo. Já a criptografia assimétrica é indicada quando dois agentes distintos –– emissor e receptor ––, usando um par de chaves distintas, criptografam e decriptografam o arquivo.