Questões de Concursos - Normas gerais de circulação e conduta - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Normas gerais de circulação e conduta - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.º 9.503/1997, e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), julgue o item a seguir

Em uma pista de rolamento com três faixas de circulação no mesmo sentido, na qual a faixa da direita é destinada exclusivamente a ônibus, é permitido o tráfego de caminhões pela faixa central, apesar de serem considerados veículos mais lentos e de maior porte.

A velocidade máxima permitida para a via é indicada por meio de sinalização, de acordo com as características técnicas e as condições de trânsito. Nas rodovias que não dispuserem de sinalização regulamentadora, a velocidade máxima permitida é de:

Analise as condições descritas abaixo:

I- largura das faixas de tráfego maior ou igual a 3,60m;

II- afastamento mínimo lateral de obstruções ou obstáculos fixos dos bordos das faixas de tráfego maior ou igual a 1,80m;

III- velocidade de projeto maior ou igual a 112 Km/h para multivias e maior ou igual a 96 Km/h para vias de pista simples com duas faixas de tráfego;

IV- somente veículos de passeio na corrente de tráfego;

V- terreno plano.

As condições ideais para um fluxo de tráfego contínuo são:

É proibido usar buzina entre:

A ilustração mostra um veículo de pequeno porte, efetuando uma manobra.

Para facilitar providências de atendimento a acidentados, é importante que o socorrista forneça as informações seguintes:

Com base na determinação do CTB, no que se refere ao uso de luzes em veículo, assinale a opção correta.

Devem ser transportadas no banco traseiro dos veículos automotores, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN, as crianças com idade inferior a

Ricardo, agente de trânsito do município de Boa Vista, identificou que, há dez minutos, um motorista mantinha seu automóvel imobilizado em um local de estacionamento proibido.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Ricardo não poderá autuar o motorista pela infração antes que ele saia do veículo, pois o fato de haver alguém dentro do automóvel faz que ele não seja considerado estacionado, mas apenas parado.

Em relação à direção defensiva, julgue os itens a seguir.

O motorista deve utilizar o pisca-alerta nas situações de imobilizações, em condições de emergência ou quando a regulamentação da via assim o determinar.