Questões de Odontologia Pré Clínica para Concursos

Resolva Questões de Odontologia Pré Clínica para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 46730 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • Durante a técnica indireta para bloqueio do nervo alveolar inferior, objetiva-se também a anestesia dos nervos lingual e bucal. Com base nesta técnica, assinale a alternativa que cita a sequência exata dos nervos a serem bloqueados.
  • 2 - Questão 46731 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • O conhecimento anatômico pelo profissional Cirurgião-Dentista é fundamental para a correta aplicação de anestesias e realização de procedimentos cirúrgicos sem lesão de estruturas nobres. Com base em seus conhecimentos anatômicos, assinale a alternativa que cita o acidente anatômico que possibilita a passagem do nervos oculomotor, troclear, abducente, oftálmico e veias oftálmicas.
  • 3 - Questão 46729 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • Nos procedimentos de exodontias, o Cirurgião-Dentista utiliza alguns instrumentais básicos para a realização das mesmas. Assinale a alternativa que cita os fórceps, indicados para a realização de exodontia dos elementos dentários 35, 27 e 11. 
  • 4 - Questão 46754 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • Apesar do enorme progresso tecnológico disponível para a preservação da dentição, a restauração protética e a reabilitação do sistema mastigatório ainda são uma necessidade em pacientes edêntulos, ou parcialmente edêntulos. Sobre as cirurgias pré‐protéticas, analise as afirmativas.

    I. A técnica de alveoplastia intrasseptal ou técnica de Dean é mais bem utilizada em áreas nas quais o rebordo alveolar é de contorno relativamente regular e altura adequada, porém, apresenta uma depressão no fundo do vestíbulo. A principal vantagem desta técnica é o aumento da espessura do rebordo. 
    II. Quando os toros mandibulares são bilaterais e se deseja removê‐los simultaneamente, a manutenção de uma pequena faixa de tecido ceratinizado na linha média entre as extensões anteriores das duas incisões reduz a formação de hematoma na região anterior do assoalho de boca.   
    III. A técnica de vestibuloplastia localizada, utilizada para frenectomia labial, é especialmente vantajosa quando a base da inserção de freio é extremamente larga. 
    IV. Em todos os casos de redução da tuberosidade maxilar (remoção de tecido duro) onde houver perfuração do seio maxilar, o uso de antibiótico (amoxicilina) pós‐operatório e descongestionante sinusal é recomendado. Os medicamentos devem ser mantidos por um período de 7 a 14 dias. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 5 - Questão 59935 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Odontologia - EsSEx - EB - 2018
  • Segundo ANDRADE (2014), nos quadros de dor já instalada, o emprego de fármacos que deprimem diretamente a atividade dos nociceptores pode ser conveniente, pois conseguem diminuir o estado de hiperalgesia persistente. Isso é conseguido por meio do bloqueio da entrada de cálcio e da diminuição dos níveis de AMPc nos nociceptores. Qual é a substância-padrão desse grupo?
  • 6 - Questão 46733 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • O cimento ionômero de vidro é utilizado pela odontologia há mais de quarenta anos. A sua utilização é devido à características benéficas ao tratamento restaurador. Assinale a alternativa que indica o motivo pelo qual o cimento ionômero de vidro apresenta um adequado vedamento marginal.
  • 7 - Questão 46732 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • O nervo mandibular é o terceiro ramo do nervo trigêmeo e responsável pela inervação sensitiva e motora de grande parte do sistema estomatognático. Com base no exposto, assinale a alternativa que não condiz com uma área inervada pelo nervo mandibular.
  • 8 - Questão 46755 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • Os glicocorticoides são usados em odontologia por suas ações anti‐inflamatórias, obtidas com doses farmacológicas superiores as que equivalem à secreção endógena de cortisol. Sobre os anti‐inflamatórios esteroides, analise as afirmativas.

    I. Os corticosteroides possuem seus mecanismos de ação associados à transcrição gênica por meio de interação com específicas sequências de DNA. Como certo tempo é requerido para que ocorram alterações de expressão gênica e síntese proteica, os glicocorticoides não são efetivos como medida isolada na fase aguda do quadro de anafilaxia.   
    II. Glicocorticoides aumentam a eficácia dos anticoagulantes, exigindo ajuste de doses, quando a administração conjunta dos dois fármacos é necessária. 
    III. Os glicocorticoides não apresentam efeitos teratogênicos ou problemas para o lactente.
    IV. Tratamentos agudos, com doses de 40 mg/dia de prednisona, por período de tempo inferior a sete dias, não podem ser suspensos abruptamente em função do risco da supressão do eixo hipotálamo‐hipófise‐adrenal. 

    Estão corretas apenas as afirmativas segundo Lenita Wannamacher e Maria Beatriz Cardoso Ferreira
  • 9 - Questão 59933 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Odontologia - EsSEx - EB - 2018
  • De acordo com ANUSAVICE (2013), em relação ao sistema Aço-Carbono assinale a alternativa incorreta:
  • 10 - Questão 59934 - Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Odontologia - EsSEx - EB - 2018
  • O óxido nitroso-oxigênio tem um excelente registro de segurança, com poucos efeitos adversos. A incidência de efeitos adversos aumenta significativamente se a concentração do gás exceder 50%, com procedimentos demorados, com rápida flutuação nas concentrações e rápida indução e reversão. Analise as alternativas, e de acordo com DEAN, AVERY E McDONALD (2011), assinale a correta: