Questões de Concursos - Operador de Raios X - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Operador de Raios X - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Como operadores de aparelhos que produzem radiação ionizante e considerando as estratégias de proteção radiológica, o técnico de Raios X deve

I. ao operar o aparelho de ressonância magnética, não é necessário utilizar o dosímetro.

II. na realização de radiografias dos seios das mulheres, devido à baixa exposição à radiação, deixar a porta da sala de exames aberta.

III. em exames radiológicos de gestantes, utilizar o dosímetro na paciente.

IV. sempre que estiver trabalhando, usar avental plumbífero.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Os Raios X são ondas eletromagnéticas que se originam no(na)

Epidemiologia é o estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças e dos fatores de exposição na população. Sobre os conceitos gerais relacionados à epidemiologia, enumere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. População.

II. Coeficiente de morbidade.

III. Incidência.

IV. Prevalência.

V. Mortalidade.

VI. Letalidade.

COLUNA B

( ) Número de óbitos relativo à população total.

( ) Conjunto exposto a contrair doenças em um espaço ou num tempo determinado

( ) Número de casos e de doença e a população exposta.

( ) Número de óbitos relativos à população com aquela doença.

( ) Ocorrência de casos novos relacionados à unidade de intervalo de tempo.

( ) Frequência absoluta dos casos de doenças, independente da época em que se iniciou.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

É tarefa diária do técnico em Raios X realizar exame adequado conforme a solicitação do médico.

Leia e analise a afirmativa.

Chega ao hospital para exames radiológico, uma criança com 9 meses. Os pais relatam que a mesma caiu do berço. Ao examiná-la, foram identificadas hematomas em várias partes do corpo e múltiplas fraturas em diferentes fases de regeneração óssea.

Observando a afirmativa, é CORRETO afirmar que é dever do técnico em Raios X, relatar ao médico responsável pelo setor os resultados observados no exame, por suspeita de

Um paciente politraumatizado chega ao hospital para diagnóstico da coluna cervical. As sequências que poderiam ser realizadas pelo técnico em Raios X de forma mais completa para a realização desse procedimento são AP

Vigilância epidemiológica de infecções hospitalares é a observação ativa, sistemática e contínua da ocorrência e da distribuição de infecções entre os pacientes hospitalizados e dos eventos e das condições que afetam o risco de sua ocorrência com vistas à execução oportuna de ações de controle. Um relatório com estas informações deverá ser publicado periodicamente para ser divulgado a todos os serviços e promovido seu debate entre a comunidade hospitalar. Nesses relatórios deverão conter

I. informações sobre o nível endêmico das infecções sob vigilância.

II. as alterações de comportamento epidemiológico detectadas.

III. as medidas de controle adotadas. IV. resultados obtidos.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

É necessário para exames contrastados do tubo gastrointestinal, KVp
A proteção radiológica pode ser definida como o conjunto de medidas que visam proteger os IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) contra possíveis efeitos indesejáveis causados pela radiação. Sobre esse tema, marque a opção CORRETA.

O exame de tomografia computadorizada é um exame de imagens que é realizado por meio de Raios X. Esses raios têm como principal intuito a captação de imagens em alta definição de estruturas do corpo como é o caso de órgãos, ossos e outras partes específicas do corpo humano. Sobre esse exame, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A máquina utilizada para a realização desse exame tem como principal característica a realização de radiografias de caráter transversais.

( ) Fornece imagens em definição igual à do simples Raios X, entretanto é possível detectar quaisquer alterações nas estruturas do corpo.

( ) Para a realização do exame, o paciente deve se posicionar deitado em uma maca e seguir as orientações dadas pelo profissional que irá realizá-lo, seja antes, durante ou, até mesmo, depois do exame.

( ) Geralmente o paciente deve ficar em jejum de seis horas, caso seja necessário usar o contraste venoso no mesmo. Para os indivíduos que possuem alergia a iodo ou aos seus derivados, não é possível fazer esse exame.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.