← Início

Questões de Concursos - Óptica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Óptica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue os próximos itens. O critério de Rayleigh, usado no cálculo da resolução de um equipamento ótico, é uma função exclusiva do diâmetro de abertura da lente.
Com relação aos processos de manutenção e limpeza de lentes de microscópios e de seus componentes, julgue os itens a seguir. O tecido usado para a limpeza das lentes deve ser de material suave e que não solte fibras.
Com relação a estereomicroscópios e a microscópios de luz, julgue os itens que se seguem. Na maioria dos modelos de microscópios de luz, é possível mudar a cor da iluminação, de modo a melhorar a capacidade de análise das amostras.
Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue os itens que se seguem. Sob certas condições, é possível aumentar o contraste da imagem observada pelo microscópio óptico utilizando-se filtros que absorvam uma parte do espectro de luz que atravessa a lamínula.
Com relação aos processos de manutenção e limpeza de lentes de microscópios e de seus componentes, julgue os itens a seguir. Antes de um microscópio ser transportado, as lentes devem ser desacopladas do canhão e guardadas embaladas em caixas amortecidas apropriadas.
Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue os itens que se seguem. Durante o ajuste de foco, deve-se garantir que não haja passagem de luz pelo condensador e pelo diafragma, para evitar interferências.
A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue os próximos itens. O microscópio de luz é composto por dois sistemas de lentes convergentes.
Lupas são lentes simples de uso comum na identificação de impressões digitais. Considere que sejam lentes esféricas de bordas delgadas. Ao se colocar um objeto à meia distância entre o foco principal objeto e o centro óptico de uma lupa, a imagem será:
Quanto à ótica física, julgue os itens que se seguem. Suponha?se que duas fendas estreitas, separadas por 3 mm, sejam iluminadas por luz com comprimento de onda de 600 nm e um padrão de interferência seja visualizado sobre uma tela afastada de 2 m. Nesse caso, o número de franjas claras, por centímetro sobre a tela, será igual a 250.
Com relação a estereomicroscópios e a microscópios de luz, julgue os itens que se seguem. Há estereomicroscópios na forma triocular, que possibilitam que se acople uma câmera fotográfica a eles.