← Início

Questões de Concursos - Oracle - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Oracle - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com base nas práticas de configuração de ambientes de BD, julgue os itens a seguintes.

Entre algumas das distribuições Linux certificadas para serem utilizadas com o Oracle Database 10g Release 2 estão o Oracle Enterprise Linux 5, o Oracle Enterprise Linux 4, o Red Hat Enterprise Linux 5, o Red Hat Enterprise Linux 4 e o Novell SUSE Linux Enterprise Server 10.

No que se refere a bancos de dados, julgue os itens subsequentes.

O Oracle 11g para Linux permite a configuração do ambiente do usuário. Para configurar limites no Shell, por exemplo, deve-se modificar o arquivo limits.conf, que, na instalação padrão, está localizado em /etc/security.

O armazenamento, a organização e a exploração da informação são funcionalidades que os sistemas gerenciadores de bancos de dados suportam visando à construção de aplicações para o tratamento integrado da informação. Acerca das técnicas utilizadas nos bancos de dados, das características dos sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBDs), das funcionalidades de administração de tais sistemas, bem como das ferramentas que auxiliam a construção das aplicações de acesso a bancos de dados, julgue os itens que se seguem.

Nas suas diversas versões, a ferramenta Oracle Reports é um gerador de relatórios puramente textuais construídos com base em dados brutos ou sumarizados do banco de dados Oracle.

A estrutura de um programa em linguagem PL/SQL é formada pelas seções: DECLARE, SELECTION, BEGIN, EXCEPTION e END. A respeito dessa estrutura do PL/SQL, assinale a alternativa correta.

O segmento System, criado automaticamente pelo Oracle, usando os parâmetros default associados ao tablespace, é um tipo de segmento

Sobre Oracle datatypes em bancos de dados Oracle 11g, considere as seguintes afirmativas:

1. Dentre os tipos de dados LOB, o Oracle trabalha com os datatypes BLOB, CLOB e NCLOB, dentre outros.

2. O datatype BFILE armazena dados não estruturados em formato binário em arquivos do sistema operacional, fora do banco de dados.

3. Uma tabela pode conter somente um campo LOB, mas pode conter N campos do dataype LONG.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

O aplicativo de banco de dados Oracle é um dos mais utilizados atualmente e pode ser executado em diversas plataformas. A respeito de conceitos desse aplicativo, julgue os itens seguintes.

Oracle possui um tipo de dados date para modelar hora e data e um conjunto de operadores para formatar e manipular esses dados. O campo date é armazenado no formato dia, mês e ano, para a data, e hora, minuto e segundo, para a hora. O usuário obtém informações do campo date no formato externo DD-MM-YY. Uma das funções aplicáveis sobre o campo date é current_date, que retorna a data e a hora correntes.

Considere as seguintes informações sobre Backup e Recovery em banco de dados Oracle:

I. Backups e Restores do Banco de Dados podem ser executados ambos "Offline" (backups a frio) ou "Online" (backups a quente).

II. Backups a quente podem ser backups completos ou incrementais.

III. Oracle, por default, pode fazer backup e restore de dados do banco de dados de/para disco, fita, named pipes (UNIX), Tivole Storage Manager e produtos de outros vendedores.

IV. Oracle provê o "recovery manager", que é integrado como o servidor de banco de dados e permite automatizar os backups por meio de scripts criados pelo usuário.

V. Default em Oracle é "archivelog mode", onde todas as informações de redo são mantidas em arquivos de log de redo.

Uma consulta quando é utilizada de forma encadeada, utilizando o resultado de outra consulta, contidas no mesmo comando SQL, é denominada

A estrutura lógica de armazenamento nas bases de dados Oracle é representada na seqüência hierárquica de