Questões de Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil para Concursos

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  • 1 - Questão 57592.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • Quem educa não assume responsabilidade apenas pelo “desenvolvimento da criança”, mas também pela própria “continuidade do mundo” (ARENDT, 2005, p. 235). Assim, inspirados pela autora, analise as afirmativas abaixo, com relação à educação infantil.

    I. A responsabilidade pela criança é cheia de conflitos; envolve protegê-la do mundo, cuidar para que ela não sucumba aos seus perigos, mas, também, garantir que as novas gerações preservem o mundo que receberam para assegurar que ele e a humanidade sobrevivam.
    II. As crianças chegam ao mundo da cultura, no qual já estão presentes formas de se expressar, tradições, costumes, histórias, objetos, modos de conviver etc.. Portanto, a experiência que elas viverão não é uma experiência de descoberta, como querem alguns, mas de “recriação”, pois a criança trabalha sobre elementos já presentes na cultura de seu grupo de origem.
    III. A responsabilidade pela entrada da criança no universo cultural que ela compartilha com seu grupo social tem, cada vez mais, envolvido outros sujeitos e instituições fora da família. Isso é fruto das profundas transformações que ocorreram no campo social.
    IV. A educação constitui um processo de transmissão cultural e não de produção de sentidos e de criação de significados.
    V. A experiência da educação infantil precisa ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da sensibilidade; não pode deixar de lado o desenvolvimento das habilidades sociais nem o domínio do espaço e do corpo e das modalidades expressivas. Deve, por fim, privilegiar o lugar para a curiosidade e o desafio e a oportunidade para a investigação.

    Assinale a alternativa CORRETA.
  • 2 - Questão 57591.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • No que se refere à organização curricular dos anos iniciais do ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
  • 3 - Questão 57594.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • Identifique, dentre os itens abaixo, os que completam corretamente o texto. Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil partem do princípio de que as crianças se encontram em uma fase de vida na qual dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência. Precisam, portanto, ser cuidadas e educadas, o que implica, por parte do adulto:

    I. auxílio nas atividades que não puderem realizar sozinhas.
    II. atendimento de suas necessidades básicas físicas e psicológicas.
    III. atenção especial em momentos peculiares de sua vida.
    IV. atenção em relação às suas particularidades e desejos pessoais.

    Assinale a alternativa CORRETA.
  • 4 - Questão 57595.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto.

    Uma pedagogia da infância tem como objeto de preocupação os processos de constituição do conhecimento pelas crianças, como seres humanos concretos e reais, pertencentes a diferentes contextos sociais e culturais também constitutivos de suas infâncias. Essa complexidade representa, para a pedagogia, a necessidade de percepção do sujeito-criança, orientando a ação pedagógica por olhares que contemplem sujeitos múltiplos e diversos, reconhecendo, sobretudo, a criança como um:
  • 5 - Questão 57597.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • Analise os itens abaixo e identifique os que apontam os procedimentos que as instituições de educação infantil devem criar para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo assim aspectos vitais para a avaliação plena.

    I. Observação crítica e criativa de atividades, brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
    II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
    III. Continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de educação infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/ensino fundamental).
    IV. Produção de documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.
    V. Não retenção das crianças na educação infantil.

    Assinale a alternativa CORRETA.
  • 6 - Questão 57598.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • Assinale a alternativa que preenche CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas.

    O trabalho com os estágios na educação infantil mostra a importância da construção de uma pedagogia centrada na _________ e nos convida a uma revisão da formação de professores de crianças de 0 a 6 anos. Na educação infantil, o que deve estar em evidência é o _________ das crianças. O fato de preceder a escola de _________ não deve retirar da educação infantil aquilo que a singulariza. (DRUMOND, 2015)
  • 7 - Questão 57600.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Sobre esta consideração, assinale a alternativa INCORRETA.
  • 8 - Questão 57599.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • Desde o nascimento, as crianças vão entrando no mundo letrado. Esse mundo se inicia com gestos, olhares, com o desenvolvimento da oralidade, desenhos e construções tridimensionais, até chegar à escrita propriamente dita. A oralidade, a escrita e a imagem visual têm papel importante nesse processo e integram o que se entende por letramento. Podemos citar como estratégia de ampliação do letramento para crianças pequenas, exceto:
  • 9 - Questão 57593.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • Identifique, dentre os itens abaixo, os que completam corretamente o texto.

    Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil defendem uma perspectiva educacional que respeite a diversidade cultural e promova o enriquecimento permanente do universo de conhecimentos, criando condições para que as crianças desfrutem da vida ao ar livre, aprendam a conhecer o mundo em que vivemos, compreendam as repercussões das ações humanas nesse mundo e sejam incentivadas em atitudes de preservação e respeito à biodiversidade. Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para a educação infantil, é imprescindível levar em conta que as crianças, desde que nascem, são:

    I. cidadãos de direitos.
    II. indivíduos únicos, singulares.
    III. seres sociais e históricos.
    IV. seres competentes, produtores de cultura.
    V. indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e mineral.

    Assinale a alternativa CORRETA.
  • 10 - Questão 57596.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • Considerando os aspectos históricos e as finalidades da educação infantil, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

    ( ) O atendimento em creches e pré-escolas como um direito social das crianças se concretiza na Constituição de 1988, com o reconhecimento da educação infantil como dever do Estado para com a educação.
    ( ) A identidade das creches e pré-escolas atualmente é marcada por diferenciações em relação à classe social das crianças, o que reflete na fragmentação das concepções sobre educação em espaços coletivos, compreendendo o cuidar como atividade meramente ligada ao corpo e destinada às crianças mais pobres e o educar como experiência de promoção intelectual reservada aos filhos dos grupos socialmente privilegiados.
    ( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), ao regulamentar esse ordenamento, introduziu uma série de inovações em relação à educação básica, dentre as quais figura a integração das creches nos sistemas de ensino, compondo, junto com as pré-escolas, a primeira etapa da educação básica.
    ( ) Lei nº 9.394/96 vincula a educação básica aos municípios e evidencia o estímulo à heteronomia das unidades educacionais na organização determinada pelas propostas curriculares do município, garantindo a oferta de uma educação igual para todas as crianças.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.