Questões de Patologia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Patologia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 121696. Engenharia Civil, Patologia, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix, 2012

Os problemas patológicos nas estruturas de concreto geralmente se manifestam de forma bem característica, permitindo assim que o profissional experiente possa deduzir qual a natureza, a origem, os mecanismos envolvidos e as prováveis conseqüências. Dessa forma, analise as afirmativas e assinale a que corresponde à definição de rachadura.

2Questão 7113. Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2013

A inflamação ou flogose é uma das principais reações defensivas do organismo.

Sobre esse assunto, leia as afirmações:

I.Processos inflamatórios são desencadeados através de fenômenos irritativos, exsudativos,vasculares, degenerativo-necróticos ou produtivo-reparativos.
II. São sinais da inflamação aguda: dor, rubor, calor, tumor e alteração da função.
III.Existem diversos mediadores químicos da inflamação, dentre os quais citam-se as proteases que circulam no plasma como enzimas inativas.
IV.Dentre os fenômenos exsudativos, a exsudação hematógena envolve componentes do plasma e células que podem se concentrar no foco inflamatório.
V.No foco inflamatório, a drenagem da circulação linfática diminui e não consegue carregar todo o ex- cesso de líquido que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no interstício.

São afirmações VERDADEIRAS:

3Questão 156355. Engenharia Civil, Patologia, Analista Ministerial Engenharia Civil, MPE MA, FCC, 2013

Certas falhas nas fases de execução e de utilização das estruturas de concreto armado podem comprometer a segurança e a durabilidade da edificação. Um dos mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto é à lixiviação que é a

4Questão 120713. Engenharia Civil, Patologia, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix, 2012

Leia as seguintes afirmações, que dizem respeito às fissuras das estruturas de concreto.

I. As fissuras passivas, quando chegam à sua máxima amplitude, estabilizam-se devido ao cessamento das causas que as geraram, como é o caso das fissuras de retração hidráulica ou das provocadas por um recalque diferencial de fundação que esteja estabilizado.

II. As fissuras ativas são produzidas por ações de magnitude variáveis, que provocam deformações também variáveis no concreto. É o caso das fissuras de origem térmica e das de flexão provocadas por ações dinâmicas.

III. Uma das causas do fissuramento das estruturas do concreto é conhecida como retração, em que, após os primeiros dias da concretagem, o concreto não experimenta nenhuma retração; ela se manifestará aos sete dias aproximadamente. Durante a cura, tem lugar um autoaquecimento que ocorre desde o início da pega do cimento; a temperatura elevar-se-á, ocorrerá aquecimento do núcleo da peça, com valor superior ao de sua parte externa.

Está correto o que se afirma em:

5Questão 7114. Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2013

São células que participam do processo inflamatório, EXCETO:

6Questão 7117. Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2013

A morte celular pode ser estudada a partir da compreensão de dois mecanismos: a necrose e a apoptose. Leia as afirmações.

I.Várias agressões físicas podem causar necrose: traumatismos, frio, calor, eletricidade, radiações que po- dem atuar direta ou indiretamente sobre as células.
II.Agentes químicos como o clorofórmio e o tetracloreto de carbono atuam na necrose, desorganizando os constituintes lipídicos das membranas celulares e lesando o retículo endoplasmático sem inibir as enzimas.
III. Agentes biológicos como vírus, ricketsias, bactérias, protozoários e metazoários podem produzir necrose pelas enzimas proteolíticas liberadas.
IV. A morte celular por mecanismos imunitários pode ser devida à lise, causada por anticorpos após fixação do complemento ou ao efeito citopático efetuado por linfócitos T através das linfocitoxinas.
V.A necrose caseosa é mais frequentemente produzida pelo bacilo de Koch,enquanto a necrose gomosa é,em geral,causada por Treponema pallidum.

São afirmações VERDADEIRAS:

7Questão 7115. Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2013

Formam-se tanto na circulação pulmonar como na grande circulação.A insuficiência ventricular esquerda, a estenose, a insuficiência mitral, as compressões de veias pulmonares e o aumento da resistência pós-capilar podem ser causadores de:

8Questão 183214. Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro, BADESC, FGV, 2010

A anomalia que aparece em uma edificação quando se aplica tinta sobre reboco úmido é denominada:

9Questão 121426. Engenharia Civil, Patologia, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix, 2012

A deterioração, por separação de partes do concreto, provocada, em geral, pela expansão devido à oxidação ou dilatação das armaduras, e também pelo aumento de volume do concreto quando este absorve água, recebe o nome de:

10Questão 7116. Medicina, Patologia, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2013

O termo degeneração é usado na Medicina desde a Antiguidade, com diversos sentidos. A degeneração hialina e a degeneração mucoide são tipos de degeneração com acúmulo de :