Questões de Pediatria e Neonatologia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Pediatria e Neonatologia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 58472. Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Acerca de alterações glicêmicas na infância, julgue os itens que se seguem.

No tratamento de paciente em vigência de cetoacidose diabética, deve-ser utilizar insulina de ação rápida (regular) ou insulina de ação ultrarrápida. 

2Questão 47074. Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO, Ensino Superior, 2015

Criança de quatro anos de idade apresenta insuficiência renal aguda, após início de palidez cutânea, irritabilidade e fraqueza. Apresentara quadro de diarreia há uma semana. Os exames laboratoriais mostram anemia intensa, com presença de hemácias fragmentadas, plaquetopenia e leucocitose. A principal hipótese para este caso é:

3Questão 44273. Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação a cardiopatias na infância, julgue os itens a seguir. 

A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.

4Questão 60444. Medicina, Pediatria e Neonatologia, CESPE, Ensino Superior

Julgue o próximo item, acerca da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA).

No caso de criança com SARA grave, com redução da complacência pulmonar, recomenda-se ventilação mecânica com volume corrente de 3 mL/kg a 6 mL/kg do peso corporal esperado.

5Questão 60445. Medicina, Pediatria e Neonatologia, CESPE, Ensino Superior

Julgue o próximo item, acerca da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA).

A ventilação oscilatória de alta frequência reduz o tempo de ventilação mecânica e a mortalidade nas crianças com SARA.

6Questão 44275. Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação a crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) em razão de doenças maternas preexistentes ou agravadas durante a gestação, julgue os seguintes itens.

A maior parte das crianças nascidas PIG não recupera o canal de crescimento até os dois anos de vida e ainda apresenta maior risco de desenvolver pubarca precoce e síndrome metabólica.

7Questão 47083. Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO, Ensino Superior, 2015

Criança de 01 ano e sete meses apresentando urina fétida e disúria. Está em uso de cefalexina há uma semana com melhora do quadro. Urocultura, colhido por cateterismo vesical, foi positiva para E. coli com mais de 100.000 colônias. A profilaxia para infecção urinária deve ser prescrita após:

8Questão 47076. Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO, Ensino Superior, 2015

A dor abdominal recorrente é um problema comum em escolares. Sinais de alerta importante para algum distúrbio orgânico que demandará investigação, são:

9Questão 47085. Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO, Ensino Superior, 2015

A principal causa de anemia ferropriva em lactente é:

10Questão 47071. Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO, Ensino Superior, 2015

Recém-Nascido (RN) a termo na sala de parto, a mãe apresenta HbsAG positivo. A conduta inicial para este RN é: