Questões de Planejamento de Ensino Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Planejamento de Ensino com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 321870. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça   PE, IBFC, 2017

Tratar com distinção as pessoas é o que se espera de um servidor público […] (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). Sobre o Networking (palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém), assinale a alternativa incorreta:

2Questão 320295. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE, 2005

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A avaliação diagnóstica realizada nessa instituição constituiu um momento importante tanto para a pedagoga quanto para os adolescentes, pois as ações e os procedimentos das atividades de reforço escolar puderam ser dimensionados.

3Questão 319820. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.

Oliveira, 2002.

Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:

4Questão 327953. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.

5Questão 326205. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Estadual da Paraíba PB, 2017

Sobre o Projeto Pedagógico de Curso podemos afirmar que:

I- constituem esse documento os seguintes sistemas: Sistema de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem, Sistema de Avaliação do Projeto do Curso e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

II- é um documento obrigatório para autorização do curso pelo órgão compete de ensino da esfera Estadual ou Federal.

III- é facultada a todas as Instituições de Ensino Superior a oferta ou não de Atividades Complementares a cada curso.

IV- deve apontar o SISU como única forma de acesso ao curso pelos candidatos.

V- deve apresentar, de forma rápida, a justificativa da oferta do curso em relação ao contexto local e regional em que a IES está localizada e as demandas que justificam a oferta do curso. Deve excluir dados estatísticos, socioeconômicos e ofertas similares por outras IES.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

6Questão 320653. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE, 2007

A moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a

7Questão 326880. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

De acordo com Bagno (2005)*, “Pesquisas têm revelado que, apesar de todos os esforços de renovação das práticas de ensino de língua empreendidos nos últimos tempos, ainda predomina na maioria das escolas brasileiras uma concepção de ‘aula de português’ que se reduz ao reconhecimento/classifica-ção de palavras e funções de palavras e à rotulação dessas classes/funções”. O alvo dessa crítica é:

8Questão 322243. Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE, 2017

No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue os itens que se seguem. No plano de aula, o professor deve especificar o que será realizado na sala, buscando aprimorar a sua prática pedagógica, bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

9Questão 329094. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como

10Questão 326149. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE, 2007

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. Na educação formal, faz-se necessário o uso da didática como componente que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino.