Questões de Política para Concursos

Resolva Questões de Política para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q30412.   Conhecimentos Específicos - Política - Nível Médio - Agente Administrativo - COREN SP - VUNESP - 2013
  • Em comunicado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou o acordo feito com a Rússia (...). Mas ressaltou que caso o regime de Bashar al-Assad não cumpra o acordado, os Estados Unidos permanecem prontos para uma ação militar. (...)

    Segundo o presidente dos Estados Unidos, o país continuará o trabalho com a Rússia, Reino Unido, França e Nações Unidas para que o processo continue e seja cumprido. “Se a diplomacia falhar, os Estados Unidos permanecem preparados para atacar”, informou Obama.

    (http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,eua-seguempreparados-para-taque-na-siria,1074740,0.htm, 14.09.2013)

    O motivo alegado para essa ação militar na Síria foi
  • 2 - Q30410.   Conhecimentos Específicos - Política - Nível Médio - Agente Administrativo - COREN SP - VUNESP - 2013
  • Na semana passada, os black blocs estiveram por trás de todas as manifestações violentas que explodiram no Rio de Janeiro e em São Paulo, com exceção da tentativa de invasão do Hospital Sírio-Libanês (...).
    (Veja, 21.08.2013)

    Esses grupos são formados por
  • 3 - Q59723.   Conhecimentos Gerais - Política - Nível Superior - CESPE
  • O presidente americano, Donald Trump, alertou que haverá “punição severa” caso haja confirmação da participação saudita no caso do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi e afirmou que pedirá  uma cópia dos áudios divulgados, mas também deixou claro que não gostaria de se afastar da Arábia Saudita. 

    Internet: (com adaptações). 

    Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.

    O governo saudita tem se mostrado um frágil colaborador dos Estados Unidos no combate ao terrorismo, tendo participado de forma irrelevante nas operações contra o extremismo islâmico no Oriente Médio.
  • 4 - Q30411.   Conhecimentos Específicos - Política - Nível Médio - Agente Administrativo - COREN SP - VUNESP - 2013
  • Durante nove horas, o estudante de marketing David Miranda, de 28 anos, ficou preso numa sala do aeroporto Heathrow, em Londres, interrogado por sete policiais britânicos. Sob o constante aviso de que seria preso com base na lei antiterror, caso não “cooperasse”, só teve acesso a um advogado na última hora. (...) Namorado de Glenn Greenwald, colunista do jornal inglês The Guardian e autor de reportagens sobre (...), David Miranda vê a detenção como um recado a jornalistas que fazem reportagens com base em documentos do ex-analista da NSA Edward Snowden.
    (Época, 26.08.2013)

    Essas reportagens de Greenwald referem-se
  • 5 - Q59730.   Conhecimentos Gerais - Política - Nível Superior - CESPE
  • Desde 2011, a crise na Síria tem gerado sérias dissensões entre os membros do Conselho de Segurança da ONU, colocando em xeque a capacidade do órgão de oferecer solução para um dos mais graves conflitos do mundo. No que concerne à atuação da ONU e à posição do Brasil a respeito do conflito sírio, julgue (C ou E) o item subsequente. 

    Ante a incapacidade do Conselho de Segurança em conter o conflito na Síria, o Brasil passou a apoiar firmemente a busca de uma solução em foros alternativos, sem a participação da ONU, tendo chegado a defender, por meio de nota oficial, uma intervenção humanitária com o propósito de se criar uma zona de exclusão aérea e viabilizar a criação de corredores para a assistência a civis. 
  • 6 - Q59727.   Conhecimentos Gerais - Política - Nível Superior - CESPE
  • O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) foi caracterizado pela ênfase nos projetos de desenvolvimento econômico, por meio de ações voltadas para a industrialização e de investimentos em infraestrutura. Essa agenda interna influenciou também a formulação de sua política externa. A respeito da atuação externa do Brasil durante a gestão de Juscelino Kubitschek (JK), julgue (C ou E) o próximo item.

    O governo de JK reatou relações comerciais com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, sem, no entanto, restabelecer as relações diplomáticas em sua plenitude.
  • 7 - Q59728.   Conhecimentos Gerais - Política - Nível Superior - CESPE
  • A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue (C ou E) o item subsecutivo.

    Na Conferência do Rio de Janeiro, em 1942, a proposta norte-americana de rompimento das relações dos países americanos com as potências do Eixo foi combatida por Argentina, Paraguai e Uruguai.
  • 8 - Q34339.   Atualidades - Política - Nível Superior - Bibliotecário - EBAL - CEFET BA - 2010
  • A respeito da censura política na internet, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

    ( ) Todos os países de regime autoritário controlam o acesso de seus cidadãos à internet com o propósito de preservar sua cultura.
    ( ) A censura política pela internet passou a ser adotada pelo MERCOSUL, após a entrada da Venezuela, país de regime autoritário, nesse bloco.
    ( ) A restrição à internet visa, dentre outros fatores, bloquear o acesso a informações referentes aos direitos humanos, como é o caso da China.

    A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  • 9 - Q30413.   Conhecimentos Específicos - Política - Nível Médio - Agente Administrativo - COREN SP - VUNESP - 2013
  • O presidente nacional do (...), governador Eduardo Campos (PE), afirmou nesta quarta-feira que o partido deixará seus cargos no governo federal para “ficar à vontade” para “debater” o Brasil em vista das eleições presidenciais de 2014. (...) A entrega dos cargos foi oficializada mais cedo, após reunião da Executiva do partido, em Brasília.

    Atualmente, o (...) ocupa dois postos de primeiro escalão na Esplanada: o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Portos.

    (http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/campos-diz-que-...-deixa-governo-para-ficar-vontade-para-2014.html,18.09.2013)

    O partido que fez esse anúncio foi o
  • 10 - Q59722.   Conhecimentos Gerais - Política - Nível Superior - CESPE
  • O presidente americano, Donald Trump, alertou que haverá “punição severa” caso haja confirmação da participação saudita no caso do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi e afirmou que pedirá  uma cópia dos áudios divulgados, mas também deixou claro que não gostaria de se afastar da Arábia Saudita. 

    Internet: (com adaptações). 

    Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.

    Um dos motivos do desejo de Trump de se manter próximo da Arábia Saudita é o poder petrolífero do país, grande produtor e regulador do preço dessa fonte energética.