← Início

Questões de Concursos - Práticas Laborais - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Práticas Laborais - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Jorge Michalany considera a técnica histológica como a arte de tingir células e tecidos (Técnica Histológica em Anatomia Patológica: com Instruções para o Cirurgião, Enfermeira e Citotécnico. 3.ª ed. São Paulo: Editora Michalany, 1998, p. 8). Ainda segundo esse autor, o técnico precisa conhecer aquilo que vai tingir, ou seja, ter noções da anatomia e fisiologia de células e tecidos. Julgue os itens a seguir, que dizem respeito às estruturas histológicas e aos métodos tintoriais empregados para reconhecê-las.

Proteínas amiloides podem ser diferenciadas das fibras colágenas por meio de técnicas que utilizam o reativo de Schiff combinado ao azul alciano.

A partir de 2001, começou a ser usada a classificação de Bethesda para os diagnósticos das citologias cervicovaginais. Até então, usava-se a classificação de Papanicolaou. Uma lesão diagnosticada como classe IV de Papanicolaou seria diagnosticada no sistema Bethesda, como

Julgue os itens sebsequentes, Acerca de cell sorting.

Cell sorting por deflexão eletrostática depende do chamado break off point, ou seja, do ponto onde o fluxo passa a fluir gota a gota, porém independe da amplitude do transdutor.

Considerando os aspectos relacionados a hemostasia e coagulação, julgue os itens subsequentes.

Durante a realização do teste para medir o tempo parcial de tromboplastina ativada é correto adicionar citrato de sódio.

Julgue os itens a seguir com relação às colorações histológicas.

Pelo fato de o PAS corar glicogênio e mucopolissacarídios neutros, para que se possam avaliar as duas substâncias em um mesmo fragmento é necessário que se analisem dois cortes histológicos, sendo um deles tratado pela diástase, a fim de eliminar os mucopolissacarídios.

Uma paciente retornou ao laboratório de anatomia patológica seis meses depois de ter recebido o resultado do exame citológico para retirar as lâminas do laboratório.

Com referência a essa situação e à organização, qualidade e segurança de serviços de anatomia patológica, julgue os seguintes itens.

As lâminas deverão ser transportadas em recipientes de suporte rígidos e resistentes, internamente dotados de dispositivos de separação de lâminas e, externamente, de dispositivos de fechamento.

A detecção de incompatibilidades Rh, que possam levar à doença hemolítica do recém-nascido, é feita por meio do teste de Coombs direto. Uma mãe Rh – de um feto Rh+ , pode se tornar imunizada contra as hemácias fetais que entram na circulação materna, por ocasião do parto. Essa imunização será corretamente realizada através da:

Quanto às células transformadas, analise as afirmativas seguintes.

I São linhagens de células contínuas, apresentam morfologia diferente das células originais, mas geneticamente não apresentam alterações.

II As células HeLa são um dos exemplos mais conhecidos de células transformadas.

III A transformação celular é uma alteração genética que induz mutações em genes responsáveis pelo controle do ciclo celular.

IV A transformação de células em cultura pode ser obtida por agentes químicos, físicos ou biológicos, como certos vírus.

Estão CORRETAS

Quando há solicitação de diversos exames para um mesmo paciente, para que não ocorra contaminação cruzada dos aditivos, a sequência correta para a coleta é:

A respeito dos fundamentos teórico-práticos do processamento citológico, julgue os itens a seguir.

No método de Ziehl-Neelsen-Faraco, a fuccina básica visa reforçar a coloração das bactérias, e a utilização de substâncias oleosas visa aumentar o conteúdo lipídico da membrana.