Questões de Principais Correntes do Pensamento Sociológico para Concursos

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  • 1 - Questão 57381.   Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico - Nível Médio
  • Queiroz e Moita (2007) discorrem sobre os fundamentos sociofilosóficos da educação, a importância dos seus estudos na formação docente e explicam que Fundamentos são os princípios básicos, o alicerce para o entendimento das outras disciplinas.

    Conforme as autoras, para a prática pedagógica, esses estudos representam
  • 2 - Questão 57374.   Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico - Nível Médio - CESPE
  • Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue. 

    Os diferentes grupos sociais constituídos por portugueses, africanos e indígenas contribuíram de forma igualitária para a formação do Brasil.
  • 3 - Questão 57390.   Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico - Nível Médio
  • Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron fizeram uma leitura social da educação em que atacaram o discurso dominante, segundo o qual a conquista da escola para todos tornaria possível a realização das potencialidades humanas. Acerca da teoria desses autores, é correto afirmar que
  • 4 - Questão 57387.   Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico - Nível Médio
  • O sociólogo Pedro Demo critica severamente os cursos de formação de Pedagogia. Dentre outras observações, diz que a Pedagogia fala de inovação e de necessidade de transformação, mas não sabe aplicá-la a si mesma.

    Para o autor, a pior consequência dessa situação é que, enquanto a Pedagogia fala de transformação mas nunca a faz, o mercado não fala, faz; tornando a educação:
  • 5 - Questão 57384.   Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico - Nível Médio
  • No livro “Linguagem e Escola: uma perspectiva social”, Magda Soares busca articular e integrar teorias originárias da Sociologia, da Sociologia da Linguagem e da Sociolinguística, ao discutir as relações entre sociedade, escola e linguagem. Ao abordar as relações entre origem social e fracasso escolar, a autora aponta três explicações comumente utilizadas: a ideologia do dom, a ideologia da deficiência cultural e a ideologia das diferenças culturais. Segundo a ideologia das diferenças culturais:
  • 7 - Questão 57388.   Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico - Nível Médio
  • A teoria que se torna “uma atividade epistemológica que não se restringe à identidade e ao conhecimento sexuais, mas que se estende para o conhecimento e a identidade de modo geral.” (SILVA, 1999, p. 107), chama-se:
  • 9 - Questão 57382.   Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico - Nível Médio
  • Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas gerações, tal como se pode constatar no texto a seguir:

    Admitido que a Educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação, deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas se venha a passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função de educação possa ser preenchida por alguém que não apresente as garantias de que o Estado, e só ele, pode ser juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer essa intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.

    A citação acima foi extraída da obra de
  • 10 - Questão 57373.   Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico - Nível Médio - CESPE
  • A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir. 

    Para Antonio Gramsci, a educação se constitui em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.