Questões de Princípios Normas e Atribuições Institucionais para Concursos

Resolva Questões de Princípios Normas e Atribuições Institucionais para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 16336.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Superior - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar SC - MS CONCURSOS - 2013
  • LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL
    A Lei nº 6.218, de 10 de fevereiro de 1983, dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado de Santa Catarina e regula as obrigações, os deveres, os direitos, as prerrogativas e situações desses policiais-militares. Conforme o estabelecido nessa lei, responda :

    Leia as alternativas e assinale a que julgar incorreta.
  • Questão 17738.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RR - UERR - 2012
  • Com relação aos órgãos de direção que compõe o Comando-Geral da Polícia Militar de Roraima, considere:

    I. A Polícia Militar é dirigida por um Comandante-Geral, cargo privativo de Oficial Superior da ativa ou da reserva do último posto da Corporação, com equivalência funcional, direitos e prerrogativas de Secretário de Estado, de livre nomeação e exoneração pelo Governador do Estado.
    II. O Estado-Maior-Geral da Polícia Militar é o órgão de direção geral, perante o Comandante- Geral, responsável pelo ensino, instrução, manutenção, cultura, estudo, planejamento, coordenação, fiscalização e controle de todas as atividades da Corporação.
    III. O Controle Interno é o órgão responsável pela execução das atividades de auditoria, fiscalização e avaliação de gestão, bem como, o acompanhamento da execução orçamentária, financeira, patrimonial, administrativa e contábil da Corporação ou qualquer ato que resulte em receita e despesa para o Poder Executivo Estadual.
    IV. As Assessorias destinam-se a realizar a promoção de oficiais e de praças e terão seu funcionamento disciplinado por leis específicas e normas peculiares.

    Está correto o que se afirma APENAS em:
  • Questão 16582.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Médio - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar AL - CESPE - 2012
  • Assinale a opção correta acerca das condições de ingresso na PMAL.
  • Questão 16205.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Superior - Primeiro Tenente de Polícia Militar - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  • Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com base no que dispõe o Código Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará e o Código de Segurança contra Incêndio e Pânico.

    No quartel do CBMCE, houve indícios de que um tenente havia assumido compromisso no comércio local em nome da corporação sem estar devidamente autorizado. Ao ser questionado acerca do fato, o oficial, ao negar a autoria, apresentou comportamento agressivo e violento, pondo em risco a própria vida e a de terceiros. Nessa situação, o comandante da organização poderia recolhê-lo transitoriamente, mesmo sem nota de punição publicada em boletim, pois esse recolhimento não constitui sanção disciplinar.
  • Questão 19067.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Médio - Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar - APMBB - VUNESP - 2015
  • A criação da Cruz Azul de São Paulo foi uma resposta à grave tragédia social resultante da prolongada ausência dos policiais militares, dispersos pelo sertão em operações de guerra, impedindo-os de apoiar suas famílias, e também fruto do abandono a que ficavam relegados seus órfãos e viúvas. Criada com o objetivo de oferecer saúde e educação à família policial-militar, cada tijolo assentado para a construção do complexo hospitalar na Avenida Lins de Vasconcellos trouxe em si a marca do sacrifício, posto não haver receita pública para realizar a obra. A criação da Cruz Azul está diretamente associada ao seguinte evento histórico:
  • Questão 15432.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Superior - Engenheiro Eletricista - DPE RJ - FGV - 2014
  • Com base na Lei Complementar nº 06/77, compete ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro
  • Questão 17740.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RR - UERR - 2012
  • Considere as seguintes assertivas, de acordo com o Estatuto dos Militares do Estado de Roraima:

    I. A Polícia Militar tem competência de realizar o policiamento ostensivo, a preservação da ordem pública, além de outras previstas em lei.
    II. Corpo de Bombeiros Militar tem como competência a coordenação e a execução da defesa civil, a prevenção e o combate a incêndios e perícias de incêndios, além de outras previstas em Lei.
    III. A carreira militar é privativa de brasileiro nato ou naturalizado;
    IV. As normas dispostas no Estatuto não se aplicam aos militares estaduais da Reserva Remunerada e aos Reformados;
    V. Os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ex-território Federal de Roraima são militares da União cedidos ao Estado de Roraima e se subordinam diretamente ao Presidente da República.

    Está correto o que se afirma APENAS em: