Questões de Problemas de Matemática - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Problemas de Matemática com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 54464. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFPE) Uma obra será executada por 13 operários (de mesma capacidade de trabalho) trabalhando durante 11 dias com jornada de trabalho de 6 horas por dia. Decorridos 8 dias do início da obra 3 operários adoeceram e a obra deverá ser concluída pelos operários restantes no prazo estabelecido anteriormente. Qual deverá ser a jornada diária de trabalho dos operários restantes nos dias que faltam para a conclusão da obra no prazo previsto?

2Questão 54460. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Fuvest-SP) Uma senhora tinha entre trinta e quarenta ações de uma empresa para dividir igualmente entre todos os seus netos. Num ano, quando tinha 3 netos, se a partilha fosse feita, deixaria 1 ação sobrando. No ano seguinte, nasceu mais um neto e, ao dividir igualmente entre os quatro netos o mesmo número de ações, ela observou que sobrariam 3 ações. Nesta última situação, quantas ações receberá cada neto?

3Questão 54454. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFMA) Um jogador encontra-se no centro de um campo de futebol society. Considerese o seu movimento sempre em uma linha reta paralela à linha lateral: em uma determinada jogada, deu 3 passos à frente no sentido da área adversária; uma jogada perigosa o fez recuar 5 passos; em seguida, num lance sensacional, avançou 7 passos em direção à linha do gol adversário e com mais 6 passos conseguiu alcançá-la, entrando com bola e tudo. Sendo a medida do passo do jogador igual a 1,0 m, quantos metros tem esse campo de futebol?

4Questão 54450. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(FEI-SP) Quando o conteúdo de um reservatório é escoado por uma bomba, o tempo necessário para esvaziar completamente esse reservatório é de 1 hora, 37 minutos e 42 segundos. Se forem utilizadas 2 bombas, o tempo necessário para esvaziar será de:

5Questão 54452. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(F.I. Vitória-ES) Uma prova que vale 10 pontos é composta de 64 questões de mesmo valor. Se um aluno acertou 2/5 das questões nessa prova, então, o número de pontos que obteve foi:

6Questão 54459. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Cefet-PR) Em um cassino, uma pessoa introduz em uma máquina um determinado número de fichas e recebe da mesma, o dobro da quantidade original, decrescido de dez unidades. Em uma segunda máquina, coloca essa nova quantidade e recebe novamente o dobro, mas agora decrescido de trinta unidades. Finalmente, em uma terceira máquina, coloca a nova quantidade obtida e recebe mais uma vez o dobro, menos quarenta unidades. Coincidentemente, o valor final é o mesmo que a quantidade introduzida na primeira máquina. Essa quantidade original de fichas era de:

7Questão 54446. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFPE) Em uma festa de aniversário cada convidado deveria receber o mesmo número de chocolates. Três convidados mais apressados se adiantaram e o primeiro comeu 2, o segundo 3 e o terceiro 4 chocolates além dos que lhe eram devidos, resultando no consumo da metade dos chocolates da festa. Os demais chocolates foram divididos igualmente entre os demais convidados e cada um recebeu um a menos do que lhe era devido. Quantos foram os chocolates distribuídos na festa?

8Questão 54451. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(PUC-SP) Em sua fazenda, Simão tem 765 cabeças de gado, 36 a mais que o triplo do número existente em uma fazenda vizinha. Para saber quantas cabeças de gado havia na fazenda vizinha, ele calculou 765 + 36 e concluiu que lá existiam 267 cabeças. Simão estava certo?

9Questão 54457. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(PUC-PR) Há dois tipos de anos bissextos: os que são múltiplos de 4, mas não de 100, e os que são múltiplos de 400. O número de anos bissextos que o século XXI irá ter é:

10Questão 54448. Matemática, Problemas de Matemática, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFF-RJ) Cada filha de Luiz Antônio tem o número de irmãs igual à quarta parte do número de irmãos. Cada filho de Luiz Antônio tem o número de irmãos igual ao triplo do número de irmãs. O total de filhas de Luiz Antônio é: