Questões de Programas e Ações do Ministério da Educação para Concursos

Resolva Questões de Programas e Ações do Ministério da Educação para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q57165.   Pedagogia - Programas e Ações do Ministério da Educação - Nível Médio - CESPE
  • O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
    Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  

    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

    A educação profissional da SEEDF está fundamentada nas lógicas taylorista  e fordista. 
  • 2 - Q57167.   Pedagogia - Programas e Ações do Ministério da Educação - Nível Médio - CESPE
  • O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
    Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  
    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

    O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adulto (PROEJA) articula o ensino  regular com o profissionalizante. 
  • 6 - Q57166.   Pedagogia - Programas e Ações do Ministério da Educação - Nível Médio - CESPE
  • O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
    Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  
    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

    A  concepção  de  formação  profissional  da  Secretaria   de  Estado  de  Educação  do  Distrito  Federal  é  multirreferencial, pois articula  o  conhecimento científico  com o saber fazer.
  • 8 - Q57259.   Pedagogia - Programas e Ações do Ministério da Educação - Nível Médio
  • Uma das condições para que um curso tenha o indicador de qualidade, que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, é atingir do total de estudantes participantes do Enade com dados recuperados da base de dados do Enem:
  • 9 - Q57168.   Pedagogia - Programas e Ações do Ministério da Educação - Nível Médio - CESPE
  • O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
    Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  
    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

    A educação profissional deve ter como eixos transversais  educação para  a diversidade, cidadania e educação em e  para  os  direitos  humanos  e  educação  para  a  sustentabilidade,  com  vistas  ao  desenvolvimento  humano voltado para a transformação social. 
  • 10 - Q57267.   Pedagogia - Programas e Ações do Ministério da Educação - Nível Médio
  • O preenchimento de processos de autorização de cursos de graduação na modalidade presencial é necessário para protocolar o processo no E-MEC. Para isso, é preciso fazer uma análise preliminar. Nos processos de autorização não vinculados a ato de credenciamento, é necessário observar, na IES pleiteante, a validade do ato de credenciamento e: