Questões de Projeto Político Pedagógico para Concursos

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  • 1 - Questão 57073.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis.

    Acerca desse tema, julgue o próximo item.

    O uso efetivo das novas tecnologias na sala de aula depende exclusivamente de sua previsão no projeto político‐pedagógico da escola.
  • 2 - Questão 57120.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio
  • Dentre os princípios filosóficos e teórico-metodológicos do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que se consolida em um documento que detalha concepções, objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido no Instituto Federal Goiano, destaca-se o seguinte:
  • 3 - Questão 57066.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue o item subsequente.

    Na literatura brasileira pertinente, os objetivos do projeto político-pedagógico se apresentam de diferentes formas, entre elas: consolidar a autonomia das escolas; articular concepções de mundo, de educação e de ensino definidas pela escola, com o propósito de realizar sua função social; fortalecer a gestão democrática nas escolas; afirmar a identidade da escola, sua organização, suas metas e seus planos.
  • 4 - Questão 57122.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio
  • Uma escola recém-inaugurada está em processo de elaboração do projeto Político Pedagógico (PPP). Para essa finalidade, são realizadas várias discussões com professores, famílias, comunidade, estudantes. A pedagoga da escola registra algumas afirmações reiteradas durante as reuniões por alguns de seus participantes, dentre as quais se destacam as reproduzidas abaixo.

    I O PPP, sob o critério da flexibilidade curricular, não deve considerar a diversidade de ritmos de desenvolvimento dos sujeitos das aprendizagens e os caminhos por eles escolhidos.
    II A curiosidade e a pesquisa, incluídas de modo cuidadoso e sistemático as chamad as referências virtuais de aprendizagem que se dão em contextos digitais, devem ser consideradas pelos sujeitos do processo educativo como sendo o núcleo central das aprendizagens no PPP.
    III O PPP deve contemplar programas propostos a partir dos quais a escola desenvolve ações inovadoras, cujo foco valoriza a prevenção de consequências de fatores que vêm ameaçando a saúde e o bem-estar dos estudantes.
    IV A padronização curricular dos espaços físicos e do tempo escolar devem ser explicitadas no PPP como uma necessidade da gestão democrática.

    Dentre as afirmações, estão corretas 
  • 5 - Questão 57118.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio
  • Leia o trecho a seguir.

    A primeira ação que me parece fundamental para nortear a organização do trabalho da escola é a construção do projeto pedagógico assentado na concepção de sociedade, educação e escola que vise à emancipação humana. Ao ser claramente delineado, discutido e assumido coletivamente ele se constitui como processo. E, ao se constituir como processo, o projeto político-pedagógico reforça o trabalho integrado e organizado da equipe escolar.
    VEIGA, 1996, p.157 (Adaptado).

    Nesse sentido, de acordo com a autora, a função primordial do projeto pedagógico é:
  • 6 - Questão 57067.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue o item subsequente.

    Entre os princípios do projeto político-pedagógico descritos na literatura brasileira, incluem-se: a valorização do magistério; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; a coleta, análise e disseminação de informações sobre educação; a qualidade da educação e a liberdade e participação do educando.
  • 7 - Questão 57069.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio - CESPE
  • A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se  por  meio  da  organização  do  currículo  no  contexto  educacional. Para que isso seja possível, se  faz necessária a  prática  do  planejamento  em  seus  diferentes  níveis.  Acerca  desse tema, julgue o próximo item.

    O  planejamento  participativo  independe  do  projeto  político‐pedagógico da escola.
  • 8 - Questão 57123.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio
  • A escola, em sua estrutura orgânica, ao dá início no processo de construção de seu Projeto Político em Pedagógico (PPP), como passos significativos à elaboração do projeto de investigação, a própria comissão de elaboração e sistematização, primeiramente, deverá recorrer às diversas fontes documentais e bibliográficas, relativas aos objetivos institucionais, tendo em vista que as informações obtidas a partir das múltiplas etapas da pesquisa serão provenientes das atitudes cotidianas, as quais estarão presentes e serão permanentes no decurso evolutivo da elaboração do próprio PPP. Para tanto, faz-se necessária ampla reflexão sobre a identidade institucional, desde que a comissão considere a proposição de alguns tipos de pesquisa, os quais são chamados cientificamente de gêneros de pesquisa, elementares para o processo de investigação, observando que tais gêneros da pesquisa são provenientes de dois ângulos principais, sendo um de princípio científico, quando se apresenta como instrumentação teóricometodológica e outro como princípio educativo, quando se questiona a estrutura curricular e pedagógica da escola. A partir dessa premissa, marque a alternativa CORRETA, a qual destaca apenas um dos gêneros existentes.
  • 9 - Questão 57116.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio
  • Assinale a opção que contém o documento que todo estabelecimento de ensino deve produzir a partir da realidade escolar, e que se constitui como um reflexo e um produto do processo de planejamento da unidade de ensino.
  • 10 - Questão 57124.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio
  • Segundo a Resolução N° 3/2002 do Conselho Nacional de Educação, um dos itens que devem constar dos planos ou projetos pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia a serem submetidos à devida aprovação dos órgãos competentes, nos termos da legislação em vigor, é: