Questões de Pronomes de Tratamento Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Pronomes de Tratamento com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 55172. Português, Pronomes de Tratamento, Ensino Médio

Utilize o Texto II para responder a questão.

Texto II

Maria chorando ao telefone

O telefone toca aqui em casa, atendo, uma voz de mulher estranhíssima pergunta por mim, e antes que eu tome providências para dizer que é minha irmã que fala, ela me diz: é você mesma. O jeito foi eu ficar sendo eu própria. Mas... ela chorava? Ou o quê? Pois a voz era claramente de choro contido. “Porque você escreveu dizendo que não ia mais escrever romances.” “Não se preocupe, meu bem, talvez eu escreva mais uns dois ou três, mas é preciso saber parar. Que é que você já leu de mim?“ “Quase tudo, só falta A cidade sitiada e A legião estrangeira.” “Não chore, venha buscar aqui os dois livros.” “Não vou não, vou comprar.” ”Você está bobeando, eu estou oferecendo de graça dois livros autografados e mais um cafezinho ou um uísque.” [...]

(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999)

No trecho “Você está bobeando”, percebe-se que, com o emprego do pronome de tratamento, a autora consegue:

2Questão 169119. Redação Oficial, Pronomes de tratamento, Cargos de Nível Superior, PC ES, CESPE, 2010

Texto associado.

Considerando as normas de redação de textos oficiais, julgue os
próximos itens.

Embaixadores, secretários de estado dos governos estaduais e auditores da justiça militar estão entre as autoridades que devem ser tratadas por Vossa Excelência.

3Questão 120793. Redação Oficial, Pronomes de tratamento , Analista de Tecnologia da Informação Redes, DATAPREV, CESPE, 2006

Julgue os itens seguintes, referentes a redação de correspondências oficiais.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos chefes dos poderes da República é Ilustríssimo Senhor.

4Questão 256838. Português, Pronomes de tratamento, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2006

Texto associado.

O texto a seguir é uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder às questões de números 09 a 14.

A filha entra no escritório do pai, com o marido a tiracolo, e indaga sem rodeios:
— Papai, ______ você não coloca meu marido no lugar do seu sócio que acaba de falecer?
E o pai responde de pronto:
— Olhe, filha, ______ com o pessoal da funerária! Por mim, tudo bem...

Supondo que a filha, em vez de dirigir-se ao pai, estivesse dirigindo-se a uma alta autoridade, sua frase deveria assumir a seguinte forma:

5Questão 55175. Português, Pronomes de Tratamento, Ensino Médio

Considerando que o trecho a seguir seja o início de um memorando escrito para o Reitor de uma universidade pública, solicitado pelo Diretor de um campus da mesma instituição, identifique a alternativa que apresenta o(s) problema(s) na redação do documento.
Ao Senhor Reitor
(...)
Venho, por meio deste, solicitar vosso comparecimento à reunião-geral que ocorrerá no próximo dia 23 de setembro, às 14 horas, neste campus. Abordarei questões referentes ao processo 34/2016, sobre o qual eu já havia lhe informado. Ficarei imensamente honrado se puder contar com vossa presença. Seguem os pontos principais de discussão, que abordarei juntamente com a equipe desta reitoria:
(...)

6Questão 140486. Português, Pronomes de tratamento, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 7a Região, FCC, 2009

Texto associado.

Pelas ruas de Gênova, lá vamos nós

Durante os protestos contra o G-8 (grupo que abrange os sete países mais ricos do mundo mais a Rússia), reunido em Gênova, a imprensa europeia entrevistou políticos da esquerda oficial e veteranos de 1968. Vários aproveitaram a oportunidade para lamentar, nesses novos manifestantes, a falta de "verdadeiros"
projetos de sociedade. "São carentes de propostas políticas, crescerão", disse Mario Capanna, que foi líder do movimento estudantil de Milão em 68. Engraçado: sob a direção de Capanna, o movimento, na época, foi declaradamente stalinista.
Se essa for a "proposta política" que falta, melhor que os "carentes" não cresçam mesmo.
Prefiro evitar as nostalgias e reconhecer que aos manifestantes de Gênova não falta nada. Ao contrário, graças à sua diversidade confusa ou mesmo atrapalhada, talvez eles representem, da melhor maneira possível, o estado de espírito de muitos que estão, hoje, social e politicamente insatisfeitos.
De fato, parece-me quepoderia manifestar-me com cada um dos componentes dessa massa contestaria. Os grupos diversos e, às vezes, opostos levaram pelas ruas de Gênova diferentes fragmentos de meus humores reformistas ou revoltados.
Olhe só. O resto de minhas esperanças socialistas desfila com a esquerda clássica italiana, em versão social-democrata. Identifico-me com os ecologistas puros e duros, mais preocupados com o planeta do que com as mazelas dos homens. Posso ter um coração caritativo, animado por paixões missionárias contra a fome e as doenças do mundo. E sobra-me uma raiva que deve valer a dos mais radicais movimentos anarquistas, de pedras na mão.

(Adaptado de Contardo Calligaris, Terra de ninguém)

Quanto ao emprego das formas verbais e ao tratamento pessoal, está plenamente correta a frase:

7Questão 159045. Redação Oficial, Pronomes de tratamento, Assistente Administrativo, UFF, UFF, 2009

No Manual de Redação da Presidência da República está estabelecido um vocativo específico a ser utilizado no tratamento de comunicações dirigidas às autoridades. A opção em que essa relação está feita de modo correto é:

8Questão 55169. Português, Pronomes de Tratamento, Ensino Médio

O pronome de tratamento Vossa Reverendíssima é usado para:

9Questão 121153. Redação Oficial, Pronomes de tratamento, Analista de Tecnologia da Informação, BRB, CESPE, 2011

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes ao formato e à linguagem que
devem ser empregados em correspondências oficiais.

Nos expedientes aviso e ofício, deve-se invocar o destinatário por meio de um vocativo, em que se emprega, necessariamente, o pronome de tratamento correspondente ao cargo ocupado por ele.

10Questão 253393. Português, Pronomes de tratamento, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 24a REGIÃO, FCC, 2010

O emprego dos pronomes de tratamento está inteiramente correto na frase: