← Início

Questões de Concursos - Protocolo - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Protocolo - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicação de determinada organização pública federal é formada por um parque de hosts e estações de trabalho que usam sistemas operacionais Windows XP e Linux (diversas distribuições) e que adotam tecnologias, protocolos e serviços diversos. Visando diagnosticar possíveis falhas e visando à melhoria desse ambiente, essa organização contratou dois grupos de especialistas em análise de redes e sistemas computacionais, que trabalharam, ora de forma isolada, ora de forma integrada, com o objetivo de analisar e detectar fenômenos dentro dessa infra-estrutura.

Nos itens de 121 a 127, são apresentadas informações adicionais à situação hipotética acima, seguidas de uma assertiva a ser julgada.

Ao averiguar o comportamento da rede TCP/IP dessa organização, um analista constatou que um dos protocolos de sistema de arquivos distribuídos empregado nessa rede usa External Data Representation (XDR) e Remote Procedure Call (RPC). Analisando detalhadamente o funcionamento dos processos servidores de arquivos que implementam esse protocolo, o analista constatou, ainda, que informações sobre o estado dos arquivos abertos são mantidas pelo servidor. Nessa situação, em razão dessas características, o analista pode afirmar corretamente que o protocolo empregado é o Network File System (NFS) e que esse protocolo é implementado na camada de transporte.

O NAT (Network Address Translation) foi adotado como solução temporária para a falta de IPs na Internet, enquanto o IPv6 não é definitivamente adotado. A base do funcionamento do NAT consiste na reserva de um ou alguns IPs válidos na Internet para usuários de determinado provedor ou empresa. Com relação ao funcionamento do NAT, julgue os itens a seguir.

Considerando o range de IPs válidos para uso na Internet, é correto afirmar que o endereço 172.31.4.75 é válido.

Acerca do serviço VoIP, julgue os seguintes itens.

O RTP (real-time transport protocol) tem capacidade para transportar dados de um serviço VoIP sobre o protocolo UDP (user datagram protocol).

O protocolo LDAP define um padrão de comunicação para acessar e manter serviços de diretórios que organizam informações como uma estrutura hierárquica e permite fazer pesquisas em diferentes componentes. Com relação ao protocolo LDAP, analise as afirmativas a seguir.

I - Importação e exportação de informações do LDAP bem como requisições de atualização seguem o formato LDIF, o qual é um formato de texto para troca de dados.

II - Caracteres especiais, acentos e cedilhas não podem ser utilizados nos critérios de busca das pesquisas para recuperar registros.

III - Um DN consiste de um ou mais RDNs organizados em uma estrutura hierárquica, parecida com árvore, para identificar exclusivamente uma única entrada de diretório.

Está correto o que se afirma em:

Nas redes VoIP, o protocolo H.323 é utilizado para

Acerca de serviços protocolos e serviços Internet, julgue os seguintes itens.

Clientes e servidores web comunicam-se utilizando o TCP (Transmission Control Protocol). O TCP, por sua vez, utiliza o IP (Internet Protocol). É o TCP que se comunica com a camada de enlace de dados.

As redes de computadores são um dos elementos centrais para a organização de sistemas de informação. A respeito das arquiteturas, tecnologias, protocolos e aplicações de redes de computadores, julgue os itens a seguir.

Utilizando o protocolo UDP para transporte de informações, o protocolo SNMP emprega as portas notórias 161 e 162 do UDP, de modo a permitir comunicações por iniciativa tanto da entidade gerente quanto das entidades agentes de gerência de redes.

O protocolo HTTP funciona baseado na arquitetura cliente-servidor. Em suas requisições, o cliente utiliza um conjunto de métodos para indicar a operação a ser realizada, enquanto o servidor retorna um código de estado que informa o resultado do pro cessamento da requisição, indicando o motivo para a resposta. Considere: I. Quando há incompatibilidade entre as versões do protocolo HTTP instaladas no cliente e no servidor, é retornado um código de estado 5xx, com uma mensagem como “O servidor não é compatível com a versão do protocolo HTTP usada na solicitação”. II. Em ataques do tipo DDoS (Distributed Denial of Service) o código de estado retornado pelo servidor pertence à classe 4xx, acompanhado da mensagem “O servidor sofreu um ataque e está indisponível no momento”. III. Numa requisição como: http://www.google.com.br/search?q=camara+municipal+sp www.google.com.br é o endereço do host /search é o caminho dentro do servidor q=camara+municipal+sp é o parâmetro de nome q com o valor camara municipal sp Está correto o que se afirma APENAS em
Na implantação do serviço de VoIP, o Analista especializado em Tecnologia da Informação deve selecionar vários protocolos verticalizados para prover os diferentes níveis e tipos de serviços de comunicação. Um desses protocolos, pertencente à camada de Aplicação do modelo OSI, é utilizado pelos terminais para o transporte fim a fim em tempo real de pacotes de mídia de voz. Esse protocolo é o

No âmbito de LDAP, Bind